Created with Snap
Como escolher o carro ideal para o seu estilo de vida

Como escolher o carro ideal para o seu estilo de vida

Você está de olho nas opções do mercado, mas não sabe como escolher o carro ideal para você? Escolher um modelo de carro para comprar pode ser prazeroso para muitas pessoas, mas para outras é uma grande dificuldade. Seja como for, a decisão do melhor carro para cada um deve ser feita com calma, para evitar possíveis decepções no futuro.

Neste artigo daremos algumas dicas para que você consiga identificar o seu perfil e encontre o modelo de carro ideal para o seu estilo de vida. Confira!

Escolhendo o modelo de carro ideal para você

Como dissemos acima, o melhor jeito de escolher o modelo ideal para cada um é começar identificando qual é o seu estilo de vida, para então avaliar os modelos mais adequados a cada um deles.

Isso porque as características de cada categoria de carro podem mudar bastante. A motorização, o espaço interno, capacidade para bagagens, equipamentos e opcionais são parâmetros que vão definir se um modelo é mais adequado a um tipo de usuário do que outro. Saber como escolher o carro ideal vai fazer você refletir bastante sobre a compra, mas é a melhor maneira para garantir uma aquisição que atenda bem as suas necessidades como motorista e, principalmente, como pessoa.

Vamos aos principais perfis de pessoas e seus respectivos modelos de carros mais indicados:

Jovens solteiros

Escolhendo o modelo de carro ideal: jovens solteiros

É claro que existem vários tipos de jovens, com diferentes gostos e necessidades. Mas, geralmente, jovens procuram algumas características específicas no seu carro: economia, design e robustez.

A rotina de um jovem é muito movimentada e muitas vezes envolve estudos, trabalho e muito, muito lazer! Por isso, faz sentido buscar um veículo versátil para o uso intenso nas grandes cidades e bastante confiável, que passe o menor tempo possível parado fazendo manutenções.

O primeiro passo de como escolher o carro ideal para um jovem solteiro é identificar as principais opções disponíveis. Para este perfil de uso, selecionamos os seguintes modelos:

Renault Kwid

Com a fama de “SUV dos compactos”, o Renault Kwid é um carro pequeno com a maior altura livre do solo da categoria, motor 1.0 de três cilindros e design atraente, é um dos modelos mais procurados no último ano.

Ford Ka

Muito bonito, potente e econômico, o novo Ford Ka é um grande sucesso de vendas e tem o melhor acabamento entre os modelos de entrada. Escolha recomendada para quem busca mais qualidade e não abre mão de um visual altamente e também conta com o excelente motor de 3 cilindros mais potente do segmento.

Nissan March

Modelo de entrada da montadora japonesa, o Nissan March já sai de fábrica muito bem equipado e conta com um forte e econômico motor 1.0 de 3 cilindros. Carrega consigo a confiança dos carros japoneses, que “não quebram nunca” e é um modelo muito ágil e fácil de estacionar em vagas pequenas.

Começando a família

Escolhendo o modelo de carro ideal: começando a família

Para pegar a estrada com a família, uma das prioridades para quem se enquadra nesse perfil é segurança, desempenho, conforto e espaço interno amplo. Se sua família for pequena, um hatch médio ou um sedã pequeno, que tenham uma boa capacidade de carga no porta-malas pode se adequar.

Por outro lado, se sua família for maior, uma minivan, um utilitário, sedãs médios e peruas maiores podem ser o ideal. Opte por modelos equipados com motores de bom torque e potência.

Como escolher o carro ideal para quem está começando ou já tem uma família? Leve os critérios acima em conta e avalie quais são os carros que atendem este tipo de motorista.

Para quem tem esse perfil família, selecionamos os seguintes modelos:

Volkswagen Voyage

Um modelo muito conhecido pelos brasileiros, o Volkswagen Voyage é um sedã nacional com bom porta malas de 480 litros, motor 1.0 de 3 cilindros e é considerado um modelo bastante confiável por se manter bastante tempo longe das oficinas.

Jeep Renegade

Se os passeios em família envolvem idas para o interior, sítios e fazendas, o Jeep Renegade é uma ótima escolha! Aqui a motorização já começa a ficar séria: seu propulsor 1.8 16v Flex é bem potente (e tem versão turbodiesel), conta com bom espaço interno e tem no seu visual a marca registrada da montadora com forte DNA offroad.

Mitsubishi Outlander

Passamos para um crossover japonês com motor 3.0 e excelente espaço interno, O Mitsubishi Outlander tem capacidade para até 7 ocupantes com todo o conforto e uma infinidade de opcionais para dar mais comodidade para a sua família. Rebatendo a segunda e terceira fileiras de bancos, sua capacidade para bagagens pode chegar a 1.625 litros!

Estilo conservador

Escolhendo o modelo de carro ideal: estilo conservador

Ao longo dos anos, as montadoras tentam atrair um público mais jovem e retirar dos sedãs médios o status de “carro de tiozão”. Oferecendo um visual moderno, com linhas limpas, mas que chamam a atenção de quem passa, esses sedãs têm uma oferta de equipamentos e acessórios invejável, principalmente no que diz respeito à segurança e ao conforto dos ocupantes.

Além dos freios ABS e airbags frontais obrigatórios, é possível encontrar modelos com airbags nas laterais do carro, ajuste elétrico dos bancos, ar-condicionado digital com regulagens individuais voltadas para os passageiros dos bancos dianteiros e dos bancos traseiros. Outros têm trocas de marchas atrás dos volantes e câmbio com seis ou mais velocidades.

Para este perfil de usuário, indicamos os modelos abaixo:

Toyota Corolla

Se existe um sedã com consumidores fieis é o Toyota Corolla. Com o título de “carro mais vendido do mundo”, este modelo tem potência de sobra é recheado de tecnologia, principalmente na versão topo de linha, a Altis. Sete airbags para a segurança dos ocupantes, sistema multimídia com TV digital em uma tela de sete polegadas e câmera de ré são somente alguns dos muitos equipamentos que ajudam a fazer a fama do Corolla. Além disso, é um dos carros mais confiáveis do mercado, característica dos excelentes carros nipônicos.

Honda Accord

Este modelo não é tão vendido quanto o Corolla, mas também não está para brincadeira! O Honda Accord é um dos sedãs mais bem equipados do mercado, com ar-condicionado Dual Zone com saída de ar para os ocupantes do banco traseiro, chave controle com acionamento do motor à distância, central de informações no painel central, painel de instrumentos com computador de bordo multifunções e muito mais. Seu motor 3.5 V6 24v mostra que esse japonês é coisa séria, ótimo para os motoristas mais conservadores que não abrem mão de conforto e potência.

Volkswagen Jetta

Para quem gosta da marca alemã pela tradição e confiabilidade, o Volkswagen Jetta e uma escolha certeira. já coleciona fãs incondicionais no Brasil atraídos pela esportividade deste sedã médio com visual limpo e ótimo espaço interno. Seu motor 2.0 TSI o impulsiona de zero a 100 km/h em apenas 7,2 segundos. A versão Highline vem de série com seis airbags, controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas e muito mais.

Estilo aventureiro

Escolhendo o modelo de carro ideal: estilo aventureiro

As condições ruins de tráfego de diversas rodovias e estradas brasileiras motivam muitas pessoas a adquirir carros que suportem e absorvam o impacto do piso. Além disso, muitos gostam de sair da rotina e encarar trilhas e estradas de terra, que exigem ainda mais um desempenho diferenciado do veículo.

Pickups médias, SUVs ou mesmo utilitários esportivos, com ou sem tração nas quatro rodas, com suspensão elevada e bom espaço interno para os ocupantes aparecem como modelos ideais para enfrentar esses desafios.

Alguns veículos bons para quem tem a aventura no sangue são:

Ford Ecosport

Um dos SUVs compactos mais procurado pelos brasileiros, o Ford Ecosport já reinou sozinho no país e continua muito bem cotado apesar da variedade de concorrentes que existem hoje no mercado. Uma das melhores opções quanto à relação custo x benefício, o Ecosport tem boa gama de equipamentos e ótimo valor de revenda.

Chevrolet Montana

Essa picape transporta até 735 kg na sua caçamba, a segunda maior da categoria. A Chevrolet Montana também tem ótima relação custo x benefício e é ideal para quem leva muita coisa em suas viagens, tem consumidores fieis no Brasil e tem no design um dos seus pontos fortes. É uma bela escolha para uma picape compacta!

Toyota Hilux

Mais um modelo japonês na lista, a Toyota Hilux dispensa apresentações. É sem dúvida a picape média mais vendida no Brasil e também tem consumidores muito fieis, motivados pela robustez e performance que garante sempre um ótimo valor de revenda. Sua versatilidade a torna um veículo perfeito para circular em todo o tipo de terreno com conforto e potência de sobra. Sua alma aventureira vai encontrar na Hilux o modelo ideal para qualquer parada!

Analise as variáveis para saber como escolher o carro ideal para você!

O ideal é escolher um veículo que atenda às suas necessidades, sem faltas ou excessos, e que não comprometa tanto o seu orçamento.

Mesmo que o seu desejo possa prevalecer na escolha de um carro ideal, considere também os aspectos práticos, como o valor do seguro, o custo de manutenção e até mesmo o tamanho da sua garagem.

No mais, faça uma boa escolha e cuide bem do seu novo carro!

Curtiu as dicas para escolher o modelo de carro ideal para você? Se ainda tiver dúvidas sobre um assunto, deixe a sua pergunta nos comentários do post. E se quiser continuar por dentro de tudo sobre o mundo automotivo,  assine a nossa newsletter e receba as novidades da Unidas Seminovos em primeira mão!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: