Created with Snap

Tanque de combustível na reserva pode causar problemas no carro

Você sabia que andar com o seu tanque de combustível quase vazio, sempre com a luz da reserva acesa, pode causar danos ao seu carro?

Pois é verdade, e o motivo é bastante simples. A bomba de combustível, que é um pequeno motor de funcionamento elétrico, fica dentro do tanque e desta forma é refrigerada pelo próprio combustível.

Quando o nível do tanque está muito baixo, a bomba funciona sem ser resfriada, e pode acabar se superaquecendo.

Outro problema que pode surgir é o entupimento no sistema de alimentação do veículo. É normal que alguma sujeira acabe sendo depositada no fundo do tanque com o passar do tempo, e quando o nível do combustível está baixo, essa sujeira é sugada e levada para o motor.

O filtro de combustíveis costuma dar conta do recado, mas pode acontecer uma sobrecarga, entupindo o filtro e prejudicando o desempenho do motor.

Consumo se mantém inalterado

Outra informação que circula por aí é de que o consumo aumenta na metade de baixo do tanque de combustível, mas isso não passa de um mito.

O fato é que a relação entre o mostrador e o nível real do tanque nem sempre são precisas. Desta forma, o mostrador na metade pode significar menos de meio tanque restante, e por isso a impressão de que o combustível “acaba mais rápido” da metade para a frente.

As montadoras de automóveis sugerem que você mantenha pelo menos 1/4 do tanque cheio sempre, para não correr riscos de superaquecimento da bomba de combustíveis e também para que a sujeira não seja levada ao filtro e comece a obstruí-lo.

Dicas para a hora de abastecer o carro

Aproveite e confira essas dicas exclusivas para você abastecer o seu carro de maneira mais consciente e segura:

Agora que você entendeu como preservar a vida útil da sua bomba de combustível evitando o tanque de combustível sempre na reserva, visite o site da Unidas Seminovos e confira as ofertas deste mês!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: