Created with Snap

Pokémon Go e os acidentes de trânsito

Lançado recentemente no Brasil, o jogo para smartphones Pokémon Go já começa a atrair a atenção das pessoas por um motivo nada divertido: os acidentes sofridos por jogadores em várias situações inusitadas, inclusive no trânsito.

Apesar do alerta “Por favor, lembrem-se de ficar seguros e alertas o tempo todo” que surge logo no início do jogo, os gamers facilmente se distraem e acabam correndo sérios riscos de segurança por causa disso.

Os riscos que envolvem o jogo são tantos que um site estrangeiro fez um post listando todos os crimes, acidentes e até algumas mortes relacionadas ao Pokémon Go. A maioria das ocorrências registradas no site são furtos, roubos e até algumas brigas, mas há pelo menos uma morte diretamente ligada ao aplicativo.

No Brasil também já foram registrados alguns casos, como um jovem atropelado em Curitiba e vários outros que se distraíram e acabaram caindo em rios e lagos.

Surgiu também uma notícia sobre a morte de um homem que caiu do 16º andar de um prédio em Belo Horizonte, enquanto ele tentava capturar um Pokémon em seu apartamento, mas era falsa e usava uma foto de um acidente ocorrido em 2012.

Campanhas educativas para Pokémon Go

Por causa do perigo de se jogar Pokémon Go nas ruas, várias campanhas de conscientização foram lançadas tentando alertar os usuários do aplicativo para a necessidade de se manter sempre atento e de olho no ambiente ao seu redor:

Detran RJ

Detran RJ - Pokémon Go

Detran RJ

Detran SP - Pokémon Go

Detran SP

Metrô SP - Pokémon Go

Metrô SP

Como jogar Pokémon Go com segurança

Primeiro, a dica mais óbvia: não atravesse ruas de olho no smartphone. Por mais que esteja prestes a capturar uma das criaturas do jogo, fique atento à movimentação dos veículos e use a faixa de pedestres, voltando a jogar logo que alcançar a calçada do outro lado.

Mesmo assim, cuidado ao caminhar distraidamente por muito tempo, principalmente em locais ermos ou tarde da noite. Nessas situações, há muito mais chances de sofrer um atropelamento ou mesmo uma abordagem de ladrões em busca do seu celular e outros pertences.

Ao caminhar pelas calçadas, procure se manter afastado do meio-fio. Evite jogar também na borda de estações de trem, metrô ou de pontos de ônibus.

Se estiver no banco do passageiro no carro, evite desviar a atenção do motorista ao falar sobre o jogo. Poucos segundos de distração já são o suficiente para causar acidentes graves no trânsito. Não mostre a tela do celular para o condutor e nem peça que ele pare bruscamente para que você possa capturar um Pokémon que acabou de ser detectado no seu mapa. Segurança em primeiro lugar!

E claro, nunca, jamais, em hipótese alguma joge Pokémon Go no volante! Por incrível que pareça isso acontece com uma frequência muito grande, e as chances de um acidente são enormes. Prefira sempre jogar em locais tranquilos e não troque um monstro a mais no seu Pokédex pela segurança de todos!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: