Created with Snap

Como lavar o carro? Conheça 6 dicas e cuidados importantes!

Quem gosta do seu veículo tem como hábito mantê-lo limpo e cheiroso o tempo todo. Mas você sabe como lavar o carro da melhor maneira?

A limpeza do veículo exige alguma técnica, principalmente para cuidar das partes plásticas, muito presentes nos carros atuais.

Confira, abaixo, 6 dicas de como lavar o carro e cuidados importantes na hora de limpar o seu possante:

1)Tenha materiais específicos e exclusivos para o carro

Tenha materiais específicos e exclusivos para o carro
Na hora de lavar o carro, você desce para a garagem com os panos de chão da casa e o sabão em pó do tanque ou o detergente da cozinha? Não faça isso! As melhores práticas de como lavar um carro exigem que você tenha um material específico para esse tipo de limpeza, e que seja usado somente para isso.

Para manter o seu carro limpo, você precisa de um bom shampoo automotivo e cera para a lataria, panos para secar o carro e limpar as partes internas, além das estopas de algodão para encerar. Se quiser dar um brilho especial no painel e nas partes de borracha, recorra ao silicone automotivo, mas certifique-se de que ele não contenha álcool na fórmula.

Caso seu carro tenha bancos de couro e outras partes neste material, procure um produto específico para hidratar esse tipo de revestimento e mantê-lo sempre com aparência de novo.

2) Evite lavar o carro ao sol

Evite lavar o carro ao sol
A cena acima pode ser bonita, mas seu resultado não é nada legal. Na hora de lavar o carro, procure estacioná-lo na sombra. O sol faz com que a espuma seque mais rápido do que o normal, antes que você comece a enxaguar a lataria. Com isso, seu carro pode ficar manchado, principalmente aqueles de cores mais escuras.

Depois de aplicar o produto, enxague com bastante água. Não utilize a mesma esponja para lavar as rodas e a lataria, pois as partes mais baixas do carro costumam acumular uma sujeira mais pesada, que pode danificar a pintura do carro.

3) Seque o carro por completo

Uma técnica simples de como lavar o carro adequadamente: depois de enxaguar o veículo, seque-o por completo. Atente-se, especialmente, às partes internas, dobradiças e soleiras das portas e porta-malas. Esses locais costumam acumular água, o que pode gerar ferrugem a longo prazo.

Procure secar o carro com um pano limpo e que não solte pelos na carroceria do automóvel.

4) Lave os tapetes e aspire o interior

Essa é uma parte muito importante das instruções de como lavar um carro adequadamente. Lave os tapetes do carro com uma escova macia e com o mesmo shampoo usado na lataria. Deixe-os secar ao sol e só os coloque de volta no carro quando já estiverem completamente secos.

Para o interior, utilize um aspirador de pó para o carpete e também para os bancos. Você pode encontrar modelos que funcionam ligados à tomada de 12V do carro. Costumam ser eficientes e têm preço atrativo.

5) Cuide do painel e das portas

Cuide do painel e das portas
Em relação ao painel e às portas, retire a poeira com um pano levemente úmido e depois aplique uma camada de silicone automotivo. Ele protege as partes plásticas contra o ressecamento.

6) Encere da maneira correta

Para saber se seu carro precisa de cera, passe os dedos pela pintura. Se ela estiver muito áspera, é hora de aplicar o produto.

Estacione o carro à sombra e utilize a cera em pasta, que é mais eficiente do que a cera líquida. Use uma estopa de algodão e aplique o produto em movimentos circulares, uniformemente em toda a lataria. Cuidado para que a cera não manche as borrachas e plásticos das portas e vidros.

Para retirar o excesso e obter o brilho, pegue um pedaço novo da estopa e comece a lustrar do local onde você tinha começado a encerar. Geralmente, a aplicação de cera protege o carro dos efeitos do frio e do calor por até 6 meses.

Viu só quantas dicas úteis de como lavar o carro? Saiba em primeira mão dos novos artigos do blog Seminovos News, basta se cadastrar para receber nossa Newsletter na sua caixa de e-mails. Volte sempre!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: