O que faz o carro morrer?
Se você já se perguntou o que faz o carro morrer, saiba que não está sozinho. Essa dúvida é comum tanto para motoristas iniciantes quanto para os mais experientes que enfrentaram situações inesperadas.
Ah, e tem muitos motivos além de falhas no acionamento da embreagem, viu? Fica ligado aqui neste artigo para conhecer os principais.
A gente ainda separou algumas dicas fundamentais para você se prevenir e ficar sempre tranquilo com seu veículo. Continue a leitura!
O que faz o carro morrer?
A primeira resposta que vem à mente para a pergunta “o que faz o carro morrer?” é “tirar o pé muito rápido ou segurar demais o pedal da embreagem”. Quem está aprendendo a dirigir não gosta nada de lembrar dessa situação…
Porém, usar a embreagem incorretamente está longe de ser o único motivo para o motor apagar. Isso também acontece quando há uma falta de sincronização entre a marcha utilizada e a velocidade.
Quer um exemplo? Imagine dirigir a 10 km/h com o carro na terceira marcha… certamente vai dar ruim!
Até agora, os motivos citados para o carro morrer estão relacionados a erros humanos. No entanto, como toda máquina, o carro também pode falhar.
Algumas vezes, problemas nos sistemas mecânicos e elétricos do veículo resultam na parada repentina do motor. Parece uma má notícia, mas vamos olhar pelo lado positivo…
A tecnologia automotiva está cada vez mais avançada e, com isso, consegue proteger o carro de panes mais sérias ao desligar o motor antecipadamente.
Então, quando te perguntarem o que faz o carro morrer, considere ainda defeitos na injeção eletrônica ou bateria. Uma mistura inadequada de ar e combustível no motor pode resultar em falhas e causar o seu desligamento.
Já uma bateria sem carga suficiente dificulta a partida ou apaga o motor durante a condução. Por isso, vale ficar de olho no painel do seu carro e observar se há luzes acessas quando não deveriam estar.
Outros componentes que fazem o carro morrer se não estiverem bem cuidados são a bomba e o filtro de combustível, o sensor de fluxo de ar e as velas de ignição.
Por fim, quando o motor apresenta uma temperatura muito alta ou baixa, também pode ocorrer a parada.
Dicas para não fazer o carro morrer
Se você quer evitar o que faz o carro morrer, saiba que existem práticas que valem ouro e são bem fáceis de adotar.
A primeira é anotar todas as manutenções realizadas. Ter esse controle em um caderno, no celular ou computador ajuda a saber quando novas revisões e trocas de peças são necessárias. É bom para o carro e ainda mais para o seu bolso…
Com todos os componentes em perfeito funcionamento, as chances de o carro morrer são bem menores.
Mudando o foco para as falhas no acionamento da embreagem, tenha em mente que deixar o motor apagar é normal e pode acontecer com qualquer um.
Caso passe por essa situação, procure manter a calma e, se necessário, encoste o carro por alguns minutos. Às vezes, tudo o que precisamos é de uma breve pausa!
Ao parar no semáforo, também tem uma dica interessante para se antecipar e não ficar nervoso na arrancada: observar o ciclo semafórico.
Assim que a luz vermelha do semáforo destinado aos pedestres começar a piscar, você pode engatar a primeira marcha e ter mais tempo e tranquilidade para sentir o ponto da embreagem.
Enquanto nas temidas ladeiras, use o freio de mão como seu aliado. Esse componente é uma ótima garantia de que o veículo não descerá de forma inesperada quando você estiver controlando o pedal da embreagem.
Carro automático morre?
Se a embreagem é, muitas vezes, o que faz o carro morrer, sua ausência impede que isso aconteça? A resposta é “não”!
Embora seja muito mais difícil que um carro automático morra, falhas no conversor de torque podem ocasionar o desligamento do motor, além dos problemas mecânicos e elétricos mencionados anteriormente.
Ao dirigir um veículo automático e notar que o motor tem apagado constantemente, procure um mecânico de sua confiança.
Gostou deste artigo? Então, continue em nosso blog e confira outros conteúdos sobre carros, como as tecnologias automotivas que fazem toda a diferença!