Emergência no trânsito: veja dicas do que fazer em casos de imprevistos
Uma emergência no trânsito pode acontecer a qualquer momento, por isso, é necessário saber como agir para garantir a segurança e evitar maiores transtornos.
É muito importante garantir que o seu carro esteja em bom estado e revisado, mas além desse cuidado, a sua atitude como condutor também pode fazer diferença. Por isso, continue a leitura para saber algumas dicas.
Mantenha a calma e sinalize o local em caso de emergência no trânsito
Em qualquer tipo de emergência no trânsito, a primeira coisa a se fazer é manter a calma, pois situações inesperadas podem gerar nervosismo, e se você estiver tranquilo, consegue tomar melhores decisões.
Com isso, ao perceber qualquer tipo de problema é importante parar o veículo no acostamento ou em algum outro local apropriado e ligar o pisca-alerta.
Com o carro parado em segurança, você pode sair e utilizar o triângulo de sinalização com pelo menos 30 metros de distância do seu veículo.
Em casos de emergência mecânica
Se o carro parar de funcionar, tente identificar o problema. Caso não consiga, é necessário pedir ajuda. Veja o que você pode analisar:
- Verifique o painel: as luzes de alerta que estão acessas indicam um determinado problema;
- Tente ligar o carro novamente, com calma;
- Caso estiver superaquecido, aguarde o motor esfriar antes de olhar o capô;
- Se nada funcionar, ligue par sua segurado ou serviço de assistência 24h.
É fundamental evitar consertos improvisados se você não tiver o conhecimento técnico, já que isso pode comprometer o seu veículo.
Acidente com ou sem vítima: como agir em cada situação
Caso você se envolva em um acidente sem vítimas é importante que os veículos sejam retirados para que não atrapalhem o fluxo. Além disso, é importante tirar fotos da cena, registrar a placa e também trocar contato com os envolvidos.
Se ocorrer desacordo com os envolvidos é fundamental chamar as autoridades de trânsito para que não haja maiores contratempos.
Em caso de vítimas, é imprescindível o atendimento médico. Não mova as pessoas, ligue para o SAMU ou Corpo de Bombeiros e forneça todas as informações necessárias.

Veja o que fazer em caso de emergência no trânsito e como evitar.
Esteja preparado para imprevistos na estrada
É necessário analisar as condições climáticas adversas, pois, dirigir sob chuva forte, ventos ou neblina exige uma atenção maior e também direção defensiva.
Como a visibilidade pode ficar reduzida é fundamental diminuir a velocidade e manter uma distância segura do carro à frente. Você pode acionar os faróis baixos para ajudar na visibilidade e na sinalização para outros carros.
Se a visibilidade está comprometida, tenha risco de alagamento e etc., a melhor atitude é buscar um local seguro e esperar o momento de ameaça passar.
Ter um kit de emergência no carro também ajuda bastante, como por exemplo: triângulo de sinalização, cabo de chupeta para bateria, lanterna, chave de roda e macaco, extintor dentro do prazo e todos os documentos do veículo.
Esses itens ajudam você a lidar melhor em qualquer tipo de imprevisto que acontecer, evitando assim problemas em suas viagens.
Além do mais, enfrentar uma emergência no trânsito é muito mais seguro quando você dirige um carro revisado e com ótima procedência.
Por isso, escolher um veículo na Unidas Seminovos é garantia de histórico transparente, baixa quilometragem, inspeção rigorosa, laudo cautelar e muito mais.
Visite o nosso site e tire suas dúvidas com os nossos especialistas.
