Lei do farol aceso faz lâmpadas automotivas durarem menos
Entrou em vigor recentemente a Lei do farol aceso, que torna obrigatória a circulação de veículos automotores com os faróis ligados durante o dia nas estradas brasileiras. Além da esperada diminuição dos acidentes nas rodovias, um reflexo que certamente será notado pelo motorista é a necessidade de troca mais frequente das lâmpadas dos faróis.
Estima-se que a duração média das lâmpadas comuns de faróis deve cair de 4 anos para 2 anos, devido ao seu trabalho dobrado – este tempo pode variar bastante, pois motoristas que não circulam em rodovias federais não precisam estar sempre com o farol ligado.
Apesar disso, muitos optam por manter o farol constantemente aceso para não correr risco de multas por causa da nova lei. Desta forma, a duração das lâmpadas pode cair ainda mais, e aqueles que rodam muito podem chegar a trocar as lâmpadas uma vez por ano!
É preciso ficar bastante atento ao funcionamento dos faróis e checar diariamente se as lâmpadas acendem normalmente. Vale a pena lembrar que circular em veículos automotores com faróis apagados é considerado uma infração média, com multa no valor de R$ 85,13 (aumentará para R$ 130,16 em novembro) e 4 pontos na CNH.