Created with Snap
seguro carros usados

Qual a diferença entre seguro de carros usados e novos? Veja aqui!

Não basta ter um bom carro que forneça conforto e segurança para se evitar possíveis problemas: quem já comprou um veículo sabe a importância de investir em uma boa cobertura de seguros. Ninguém quer precisar dessa ferramenta, mas, em todos os casos, é mais inteligente contratar o serviço como forma de prevenção.

Muitos não sabem, mas existem diferenças entre o seguro de carros usados e o seguro de carros novos. Compreender o que muda de um para o outro é um aspecto de grande relevância que deve ser considerado na hora de comprar um veículo. Acompanhe o texto para compreender melhor essas diferenças e sua importância na hora de trocar de carro!

Quais são as vantagens de contratar um seguro?

Antes de qualquer coisa, é importante compreender a relevância de contratar um seguro automotivo. São inúmeras as vantagens desse serviço, o que o torna indispensável para quem quer garantir segurança, evitar dores de cabeça e ter tranquilidade com relação ao uso do carro.

Proteção para você e para os outros

Um dos pontos centrais do seguro é a garantia da segurança tanto do condutor quanto de possíveis terceiros. Nesse sentido, dirigir um carro devidamente segurado traz proteção para você e para todas as pessoas que possam estar envolvidas em um possível acidente ou em uma eventual pane no veículo. Isso pode variar desde a necessidade de um simples reboque até a possibilidade de reparo emergencial em uma rodovia.

Comodidade a todo momento

Além de não ficar desamparado em momentos de necessidade, a utilização de um serviço de seguro permite comodidade em diversos sentidos. Seja para uma simples troca de pneus ou para ter acesso a um carro-reserva quando for preciso, o seguro estará à sua disposição.

Leia também:  Gastos com carro: confira os 3 principais

Tranquilidade econômica

Muitas pessoas pensam que contratar um seguro é um gasto a mais, mas isso é um equívoco. O que ocorre, na verdade, é o oposto, já que, em caso de furto, roubo, acidente ou pane, o segurado tem a garantia de que o serviço cobrirá os custos. Um bom seguro, além de gerar tranquilidade em termos de segurança para você e outras pessoas, também evita prejuízos econômicos.

O que influencia no preço do seguro?

Alguns fatores são considerados para que o preço da contratação de um serviço de seguro seja estabelecido, e o peso de cada um deles pode variar de acordo com a situação. Contudo, é importante compreender quais são os principais aspectos a serem avaliados – assim fica mais fácil prever as condições de contratação.

Nesse sentido, é necessário considerar:

  • o perfil do cliente: questões como idade, sexo e estado civil do segurado (considerando que, geralmente, mulheres acima de 60 anos pagam menos, enquanto homens jovens de até 25 anos tendem a pagar mais);
  • o tipo de uso: a função para qual o veículo será utilizado e se ao longo do uso ele terá estacionamento adequado ou ficará na rua, por exemplo;
  • a região de circulação: os percursos pelos quais o veículo será conduzido, sendo que, caso o carro passe constantemente por uma área com grande índice de acidentes, o valor do seguro tende a ser mais elevado.

seguro de carros usados

Quais são as diferenças entre seguro de carros usados e de novos?

Nem todo mundo sabe, mas é possível fazer seguro tanto para carros novos quanto para carros usados. Além disso, existem certas diferenças entre as condições de cada um desses serviços – em especial, o valor da contratação, pois ele varia de acordo com o valor de mercado do veículo.

A seguir, apontamos as principais diferenças entre seguro de carros usados e novos. Confira!

Leia também:  Seguro Prestamista na compra de carros seminovos

Seguro de carros novos

Para carros novos, a contratação do serviço de seguro tende a ser mais cara. Isso ocorre, principalmente, por conta do valor de mercado de um carro novo e pelo preço das peças para reposição, em especial, quando o veículo é um lançamento. Além disso, dependendo das inovações do modelo, o conserto pode ser mais difícil, o que encarece o preço da cobertura.

Seguro de carros usados

Como foi dito, um dos principais fatores para a determinação do preço de um seguro é o valor de mercado do veículo. Nesse sentido, quando o carro é usado ou seminovo, a contratação de seguro tende a ficar mais em conta. Mas esse não é o único critério que deve ser considerado.

Alguns carros, mesmo que fabricados há muito tempo, possuem valor de venda elevado ou peças que são mais difíceis de encontrar, o que encarece o produto. Contudo, de maneira geral, o seguro de carros usados tende a ser mais vantajoso do que os de carros zero quilômetro.

Existe restrição para fazer um seguro de carros usados?

De maneira geral, quanto mais antigo for o carro, menor será o valor do seguro. Contudo, existe certo limite para essa situação. Caso a seguradora tenha muita dificuldade para encontrar componentes de peças e demais acessórios no mercado, isso pode atrapalhar a cobertura do automóvel.

Em geral, os modelos produzidos no território nacional possuem um limite de 10 a 15 anos para conseguirem cobertura de seguradoras. Por conta disso, para ter a melhor vantagem com relação à contratação do seguro, o ideal é procurar por veículos seminovos que estejam em bom estado de conservação. Nem sempre isso é tão simples.

Leia também:  Óleo de motor: qual o melhor tipo para o meu carro?

Nesse sentido, para encontrar um bom carro usado ou seminovo, é importante escolher uma concessionária que seja referência no mercado, que apresente preços dentro de um sistema padronizado e que forneça uma prestação de serviços como revisão, alinhamento e reparos em geral, de maneira eficiente. Unidas Seminovos é um excelente exemplo dessa qualidade!

Como foi possível notar, é mais vantajoso contratar um seguro de carros usados do que um para veículos novos. Contudo, para que isso valha a pena, é importante que o automóvel esteja em boas condições. A melhor maneira de garantir isso é lidando com concessionárias de seminovos que tenham experiência e prestígio no setor!

Quer saber mais sobre como adquirir um carro seminovo e contratar um seguro adequado para sua realidade, garantindo a tranquilidade que você precisa? Então, entre em contato conosco – será um prazer atender às suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados