Created with Snap
Cuidados para você viajar em 2020 com segurança!

Cuidados para você viajar em 2020 com segurança!

Viajar é coisa que a maioria de nós já até se esqueceu depois da instalação da pandemia do Coronavírus no mundo. No entanto, é possível viajar, sim, se alguns cuidados essenciais, que protegerão você e sua família, forem tomados.

De fato, viajar em 2020 com segurança na pandemia requer seguir as orientações de infectologistas e médicos que, dia a dia, recomendam uma série de ações de proteção. Essas medidas não protegem 100% as pessoas de se infectarem, mas reduzem, consideravelmente, os riscos.

Pensando nisso, resolvemos listar aqui os principais cuidados que ajudarão você a viajar com mais segurança — aproveitando mais o passeio sem tantas preocupações. Continue a leitura e confira!

Como se proteger ao viajar de carro?

A viagem de carro na pandemia exige alguns cuidados simples, principalmente se você já tiver o destino certo e se ela for realizada com a família. Conheça os principais:

Higienize o carro

Ao fazer a opção de viajar de carro durante a pandemia do COVID-19, além de, obviamente, preparar o carro, você deve tomar algumas medidas de higienização em relação ao veículo. Uma delas é manter as superfícies do automóvel sempre limpas com álcool em gel a 70% no decorrer do percurso. As principais áreas a serem protegidas são: direção, painel frontal, câmbio e todas as outras que serão tocadas no caminho.

Mantenha as mãos higienizadas

As mãos de todos que estiverem dentro do veículo devem ser higienizadas com regularidade, principalmente se houver muitas paradas para lanches, refeições e idas ao banheiro. Uma dica é, todas as vezes que precisar parar, não se esquecer de, ao sair, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel.

Use a máscara

Se a viagem for com pessoas de sua família com as quais você passou a quarentena, o uso da máscara dentro do carro não será necessário. Porém, se, no carro, houver outras pessoas, como amigos que aparentemente até pareçam saudáveis, mas que, como sabemos, possam estar assintomáticos, aí todos devem usar a máscara.

Leia também:  Afinal, quem tem direito à isenção de IPVA? Descubra!

No entanto, se você optar por viajar em 2020 de carro, o ideal é preferir a companhia de pessoas que você tenha a certeza de que se protegeram bem durante a quarentena e continuam a manter os hábitos de proteção. Na dúvida, restrinja-se à família com a qual você fez o isolamento social.

Contudo, não se esqueça de deixar a máscara sempre disponível, pois, caso você precise sair do carro, a encontrará prontamente. Outra medida importante é levar muitas máscaras, já que sabemos que elas devem ser trocadas a cada duas horas ou se ficarem úmidas.

Mantenha as janelas abertas

De acordo com os infectologistas, janelas abertas em quaisquer ambientes é sempre o mais indicado, visto que oferecem uma maior circulação de ar, e com o carro não é diferente. O uso do ar-condicionado não é indicado, pois vicia o ar e aumenta as chances de doenças respiratórias.

 Cheque o funcionamento dos hotéis

Ao planejar sua viagem, não deixe de verificar o funcionamento dos hotéis. Como você sabe, muitos negócios desse ramo não resistiram à suspensão do turismo e fecharam as portas. Assim, certificar-se antes de aquele hotel que você costumava hospedar-se ainda está funcionando é fundamental para não passar a noite dentro do carro.

Outro fator a ser verificado, em relação aos hotéis, é saber se o seu preferido está tomando as devidas medidas de segurança impostas pelos órgãos sanitários para receber adequadamente os hóspedes. Ou seja, atendentes e recepcionistas devem estar usando máscaras, álcool em gel precisam estar à disposição na recepção, haver afastamento orientado das mesas, entre outras.

Como se proteger em viagens de avião?

Viagens de avião e ônibus já requerem alguns cuidados a mais, visto que as pessoas ficam mais próximas umas das outras. Confira como proceder nesses casos!

Leia também:  Como prevenir Coronavírus no carro: 8 dicas de higienização

Informe-se sobre o local de destino

A primeira medida a ser tomada, quanto a viagens de avião, é em relação ao destino. Verificar sobre as recomendações do sistema de saúde do local, em especial se for uma viagem internacional. Veja como está a epidemia e se ainda é mantido um número muito elevado de infecções de coronavírus.

Mantenha os devidos cuidados no aeroporto/terminal rodoviário

Como já se sabe, nesses locais, há muita aglomeração — situação que deve ser evitada neste momento em que vivemos. Por isso, é essencial que você tome cuidados com as superfícies nas quais vá colocar as mãos, bem como utilize o álcool em gel sempre que precisar tocar em algo, como dinheiro, produtos, recibos, entre outros.

Apesar de as empresas manterem o afastamento entre uma poltrona e outra, busque sempre as mais isoladas ou aquelas localizadas próximas às janelas, que oferecem uma ventilação apropriada.

Contrate um seguro viagem

Mesmo que você tome todos os cuidados aqui citados, contratar um seguro viagem garante mais tranquilidade. Ele oferece cobertura para gastos médicos de emergência, além de cobrir os possíveis extravios com a bagagem.

Alimente-se bem e com cuidado

Para começar, é essencial beber muito líquido e, principalmente, escolher locais seguros para fazer suas refeições, ou seja, aqueles que mantêm o distanciamento entre os frequentadores. A alimentação também deve ser observada, dando preferência para pratos mais saudáveis, livres de gordura e temperos fortes — medida que manterá você longe de uma infecção alimentar que enfraquece o sistema imunológico.

Faça um check-up antes da viagem

Consultar seu médico e checar o seu estado geral de saúde é primordial antes de viajar, ainda mais nesse momento de pandemia. Ele verificará a sua saúde como um todo, observando se há indícios de alguma doença querendo se instalar. Isso lhe garantirá ainda mais segurança durante seu passeio.

Leia também:  Carro para família grande: o que ele precisa ter?

Quais são os destinos mais seguros para viajar na pandemia?

Você planeja, neste momento, visitar algum país em especial? Se sim, é essencial que se informe se ele não está fazendo restrições a determinados turistas. Alguns desses locais mais seguros reabriram os aeroportos somente para certos países.

Veja, então, os países que foram menos afetados pela COVID-19: Grécia, Portugal, Áustria, Geórgia, Polônia, Eslováquia, Malta, Eslovênia e Malta.

Quais são os cuidados básicos de higiene?

Confira, por fim, uma lista com os cuidados que não devem ser esquecidos ao fazer uma viagem, seja de carro, avião ou ônibus:

  • Use máscara de proteção o tempo todo;
  • mantenha uma distância de 2 metros das outras pessoas;
  • quando possível, lave bem as mãos com água e sabão por 20 segundos, principalmente após tocar em superfícies;
  • use álcool em gel a 70%, sempre que não for possível higienizar as mãos com água e sabão;
  • evite tocar em algumas regiões do corpo, como olhos, nariz e boca;
  • não viaje se estiver doente ou se teve contato com alguém testado positivo para o Coronavírus nos últimos 14 dias — ou mesmo se sentir algum mal-estar.

Como você conferiu neste conteúdo, é possível viajar em 2020, desde que sejam tomadas todas essas medidas citadas neste artigo. Dessa forma, você fará um passeio seguro e muito mais tranquilo.

Gostou deste post? Faça um comentário nos campos abaixo e dê a sua opinião. Não deixe de conferir outros artigos sobre segurança e prevenção de acidentes no Blog Unidas Seminovos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados