Created with Snap
Como prevenir Coronavírus no carro: 8 dicas de higienização

Como prevenir Coronavírus no carro: 8 dicas de higienização


O mundo todo está apreensivo e tomando medidas preventivas para evitar os efeitos do novo Coronavírus (COVID-19) e a sua disseminação, que já alcançou escala global e ganhou status de pandemia, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O notíciário foi tomado pela cobertura do avanço do Coronavírus e das ações para prevenção do avanço desta doença, potencialmente letal para idosos, pessoas com problemas respiratórios ou acometidas por baixa imunidade do organismo. Porém, pouco foi dito sobre a prevenção em espaços como o interior de carros de passeio, picapes, utilitários e outros veículos de pequeno porte.

Então, pensando na sua saúde e no bem-estar das pessoas ao redor, listamos aqui 8 dicas para você deixar seu carro limpo e devidamente higienizado, atitudes essenciais para evitar a transmissão do Coronavírus dentro do seu automóvel. Confira:

8 dicas de prevenção contra o Coronavírus no carro

1. Deixe frascos de álcool em gel e lenços de papel dentro do carro

O álcool 70% é uma das principais armas para a prevenção contra o Coronavírus. A dica é manter pelo menos um frasco no interior do carro, e até mais de um, principalmente para o uso dos passageiros do banco traseiro.

O uso do álcool deve ser feito logo após a entrada no veículo, antes de tocar no volante ou na alavanca de câmbio. Como é uma forma eficiente de eliminar o vírus quando não se pode lavar as mãos, é essencial contar sempre com um frasco ou dois, sempre à mão para o uso imediato.

Os lenços de papel descartáveis também são muito úteis, pois servem para bloquear e espirros e tosses, evitando a contaminação dos painéis e das demais superfícies no interior do carro.

Deixe tanto o álcool em gel e as toalhas de papel facilmente acessíveis no console ou nos porta-objetos.

2. Aspirar o interior do carro reduz a circulação do vírus no ar

Aspirar o interior do carro reduz a circulação do vírus no ar

Capriche no aspirador de pó: retire toda a poeira do interior do carro, focando principalmente nos cantos e fendas entre os bancos e embaixo deles. A sujeira pode reter o vírus e também irritar as vias respiratória dos passageiros, reduzindo sua imunidade e deixando todos mais suscetíveis aos efeitos do Coronavírus.

3. Mantenha carpete, tapete e estofados sempre limpos e aspirados

O Coronavírus pode sobreviver por dias em materiais como o tecido, plástico, borracha e couro, o que pode facilitar o contágio dos passageiros no interior de veículos. Manter o tapete, os estofados e o carpete do carro limpos é mais uma forma de evitar a transmissão do vírus pelo ar ou pelo contato com essas superfícies.

A limpeza pode ser feita com uma mistura básica de água e sabão neutro ou produtos específicos para a higienização de carros. Depois, é necessário retirar o excesso com um pano seco.

4. Garantir que a higienização do ar condicionado esteja em dia

A primeira coisa é manter o filtro de ar sempre renovado, pois ele pode reter poeira e outras impurezas que vêm do lado de fora do carro. Filtro de ar velho também pode ter pequenos furos e rupturas que deixam essas impurezas entrarem na cabine.

Mas a higienização do sistema de ar condicionado tem algumas práticas específicas, que você pode conferir clicando aqui. Mantenha seu ar condicionado sempre limpo e garanta não só a prevenção contra o Coronavírus, mas também o bom funcionamento deste sistema e o conforto térmico no interior do seu carro.

5. Prefira janelas abertas para ventilar o interior do veículo

Apesar de ser importante manter a higienização do ar-condicionado em dia, a recomendação é de sempre rodar com as janelas do carro abertas para não confinar o ar no interior do carro.

Lembre-se que ambientes fechados facilitam a circulação do vírus e favorecem o contágio. Por isso, sempre que possível, aproveite o vento no rosto e abra totalmente as janelas do veículo!

6. Foco na limpeza dos pontos de contato dentro e fora do carro

Foco na limpeza dos pontos de contato dentro e fora do carro

Uma das principais formas de contágio é através do contato com pessoas infectadas, pelo aperto de mão, abraços e até mesmo por pequenas gotas de saliva que viajam pelo ar, é essencial limpar superfícies que têm contato frequente com as mãos.

Maçanetas, alavanca de câmbio, volante, botões no console e no painel do carro, porta-objetos, porta-luvas, rádio, tela multimídia, freio de estacionamento, botões do vidro e retrovisores elétricos, além dos puxadores de portas, são locais que precisam estar sempre higienizados.

Atenção para os materiais que podem ser danificados pelo álcool, como superfícies de couro e espuma. Prefira produtos específicos para a limpeza desses materiais.

7. Mantenha a lixeira do carro sempre limpa

Essa dica vale, principalmente, para quem tem crianças no carro. Os passageiros mirins nem sempre obedecem as recomendações dos adultos e podem acabar tendo contato com lenços e toalhas de papel descartados no lixo do carro.

E se você não possui uma sacolinha ou local onde descartar os lenços usados, providencie um imediatamente. Nada de jogar lixo pela janela do carro, ok?

8. Alerte os demais passageiros para as medidas de prevenção

Não adianta nada ter o carro limpo e higienizado se as outras pessoas não tomarem as devidas precauções contra o Coronavírus.

Oriente os passageiros a usarem as toalhas de papel para proteger a boca e o nariz da tosse e espirros, que devem ser descartados no lixo sem o contato com suas mãos.

A colaboração é a maior arma contra o Coronavírus!

Se todos seguirem as recomendações, o cenário da luta contra o Coronavírus fica muito mais favorável, possibilitando a redução dos níveis de contágio e as fatalidades causadas por este novo vírus. Não se esqueça de divulgar essas práticas e de providenciar tudo o que for preciso para preservarmos a saúde de todos ao nosso redor.

Junte-se à luta contra o Coronavírus: ajude compartilhando essas dicas nas redes sociais e use os botões abaixo para enviar o artigo pelo WhatsApp ou Facebook Messenger. Faça a sua parte na prevenção contra essa e outras doenças!

 

Unidas Seminovos

3 comentário em "Como prevenir Coronavírus no carro: 8 dicas de higienização"

  1. Rita Sovat disse:

    Risco do coronavirus no pneu do carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: