Created with Snap

Como limpar ar-condicionado de carros: 3 dicas de higienização

Você sabe como limpar ar-condicionado de carros? Esse dispositivo se tornou essencial para manter o bem estar do condutor e dos passageiros durante os dias de calor, mas é importante prestar atenção em seu funcionamento e fazer a higienização regularmente.

Veja só as dicas que deixamos aqui para você saber como manter o equipamento sempre limpo e funcionando bem!

Como saber que é hora de limpar o ar-condicionado?

Enquanto muitos dispositivos do veículo possuem um prazo para fazer troca ou limpeza de acordo com a quilometragem rodada, o ar-condicionado não possui um período específico. Afinal, não é sempre que é utilizado e os fatores que colaboram para o acúmulo de sujeira não dependem, diretamente, do quanto você usa o automóvel.

Os fatores que podem indicar que é preciso fazer a limpeza do ar-condicionado são:

  • Ventilação obstruída: se identificar que o ar não está saindo com a mesma força, pode ser porque há um acúmulo de poeira;
  • Odor desagradável: o excesso de sujeira também pode gerar mau cheiro no ambiente;
  • Problemas para respirar: caso note que, quando está dentro do carro, apresenta sintomas de condições respiratórias — como alergias —, fique em alerta.

De qualquer forma, evite deixar para fazer a limpeza apenas quando perceber que já tem com muita sujeira acumulada. A manutenção preventiva é sempre melhor que a corretiva!

Então, como limpar ar-condicionado de carros?

Agora que já sabe que é hora de fazer a higienização, veja só como limpar o ar-condicionado:

1. Antes de tudo, leia o manual

Para aprender como limpar o ar-condicionado, é importante entender o seu funcionamento. Procure o setor que fala do equipamento e conheça as peças que o integram. Preste atenção no filtro e nas tubulações, na sua localização e como eles estão integrados.

2. Remova o painel e limpe o filtro

Uma vez que sabe como funcionam as peças, retire o painel para encontrar o filtro. Tenha em mente que, limpo, esse dispositivo é branco. Portanto, limpe-o para remover a sujeira acumulada. Apenas tome cuidado para não danificá-lo, pois isso pode prejudicar o seu funcionamento posterior.

3. Faça a finalização

Aproveitando que o painel está aberto, use um aspirador de pó para que possa tirar esses folículos. Depois, monte a estrutura de volta e utilize um produto de ozonização — que deve ser aplicado por meio de um tubo ligado aos difusores.

Viu como é fácil limpar ar-condicionado de carros? Aproveite para conhecer outras dicas para cuidar cada vez melhor do seu carro!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Como limpar ar-condicionado de carros: 3 dicas de higienização"

  1. Alcides Santiago disse:

    Dicas muito bacana,e útil para o dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: