Created with Snap

Dicas e atividades para quem está no isolamento em casa!

Ninguém contava com a necessidade de um isolamento social causado por uma pandemia do novo Coronavírus, mas aqui estamos, nos protegendo e resguardando a sociedade do impacto que o Covid-19 teve em vários países. Nessa hora, de convívio o tempo todo dentro de casa com a família – e, muitas vezes, um isolamento solitário! – as dicas de atividades para animar a quarentena são muito bem-vindas.

Selecionamos as melhores ideias de atividades para você se divertir junto dos familiares ou para se conectar com quem está distante. Afinal, temos que cuidar também da nossa saúde e bem-estar mental para passarmos por este período numa boa! Vamos então às dicas:

Dicas para se conectar com os amigos e familiares pela web

Principalmente quem mora sozinho pode sofrer bastante com o isolamento. Uma das dicas para passar bem por este período é não perder o contato com amigos e entes queridos. Felizmente, a internet oferece uma variedade de maneiras para se manter conectado e juntar as pessoas em atividades divertidas, mesmo à distância:

Aproveite os jogos de cartas on-line

Existem vários jogos na web que podem servir para conectar as pessoas, mesmo com cada um na sua casa. Sabe aquele truco ou o buraco tradicional na família? Dá para criar “salas” compartilhadas para jogar com convidados e fazer a jogatina pelo computador.

A dica é usar os programas de mensagens para aquela conversa boa durante as partidas. A melhor parte é se gabar das vitórias, mas prepare-se para as brincadeiras quando perder a jogada!

Faça vídeo chamadas

Já que você está em casa e possivelmente usando o wi-fi no celular, por que não fazer chamadas de vídeo com seus amigos e familiares? A comunicação é muito melhor quando as pessoas se veem, além de tornar o papo muito mais natural e descontraído.

É importante manter o contato com as pessoas que você gosta, então aproveite o formato em vídeo e estique um pouco mais a conversa. Aproveite para mostrar aquela samambaia nova que deixa a sua casa tão bonita!

Há várias ferramentas que podem ser usadas para fazer reuniões on-line. No WhatsApp, você pode fazer chamadas de até 4 pessoas. E se quiser conversar com mais gente, conheça o Zoom Meetings.

Crie conteúdo e publique em blogs e no YouTube

Sabe aquele conteúdo qu você sempre pensou em publicar na internet? Pode ser uma boa ideia começar a fazer isso agora!

Se você tem ideias de vídeos que podem ser úteis e divertidos para outras pessoas, ou conhece bastante sobre algum assunto e quer mostrar pro mundo todo, talvez seja a hora de iniciar a sua trajetória como YouTuber. O YouTube é a maior plataforma de vídeos da web e, com um público fiel de assinantes, você pode até ganhar dinheiro monetizando os seus conteúdos!

Mas, se você é do tipo introvertido e prefere escrever do que falar para uma câmera, pode criar um blog para publicar os seus textos e atrair um público que se interesse pelo assunto que você aborda. Existem plataformas de blogs como o WordPress e o Blogger que permitem criar sua conta gratuita e publicar a sua página em poucos minutos.

Os blogs estão por aí praticamente desde o início da internet e continuam sendo uma forma bastante democrática e acessível para se expressar. Você pode criar um blog para falar de poesia, de crônicas do dia a dia, de saúde, da sua área profissional e até mesmo um diário virtual. É você quem manda!

Tanto no YouTube quanto nos blogs, dê atenção especial aos comentários, que é por onde vão acontecer muitas das interações do público com o seu conteúdo. E não se esqueça de divulgar tudo nas redes sociais!

Faça streaming de jogos

Alguns gamers nunca pensaram em transmitir ao vivo as suas aventuras, mas o streaming de jogos é uma forma de compartilhar suas atividades com outras pessoas que gostam dos mesmos jogos, fazer amigos e criar uma comunidade em volta dos seus games favoritos.

Streaming é o nome que se dá aos serviços de transmissão de áudio e vídeo ao vivo pela web. Atualmente, as pessoas fazem streaming de uma série de atividades e os jogos são um dos principais conteúdos consumidos neste tipo de transmissão, com um grande público de aficcionados por jogos eletrônicos que não se contentam em apenas jogar, mas também querem conferir as experiências dos outros.

Confira as ferramentas de streaming mais usadas em cada plataforma de games e demonstre ao mundo a sua habilidade com o joystick nas mãos!

Ideias para curtir sozinho durante o isolamento social

Não é porque você está sozinho que precisa se render à preguiça e ficar 24h por dia assistindo séries e dormindo. É hora de se divertir, aprender muito e desenvolver novas habilidades:

Coloque aquela velha ideia em prática

Se você já pensou em escrever aquele romance, mas nunca teve tempo para começar, esse pode ser o momento! A mesma coisa serve para aquele quadro que você queria pintar, a escultura que pensou em fazer e até mesmo para a pequena horta que você viu uma vez no Pinterest e nunca teve a iniciativa para montar.

Por falar em Pinterest, esse site é uma ótima alternativa para quem quer ter boas ideias e dicas de trabalhos manuais para fazer em casa.

Já o site WikiHow tem tutoriais e passo-a-passos para se aprender de tudo que você possa imaginar: desde dicas de “como responder quando perguntam como está” até “como usar múltiplos computadores com apenas um monitor e teclado”, passando por “como se preparar para o Coronavírus”, dá pra aprender um pouquinho de tudo por lá!

Agora, se a ideia é aprender para melhorar suas habilidades no trabalho e fortalecer o seu currículo, aposte em uma das diversas opções de cursos que vamos mostrar a seguir:

Faça cursos on-line

O Senac liberou uma série de cursos gratuitos on-line, com uma grande diversidade de temas e áreas de estudos. São cursos livres que trabalham habilidades profissionais como liderança, educação financeira, gestão do tempo e redação corporativa, além de outros cursos com vagas limitadas e certificado de conclusão, como desenvolvimento de equipes, estilo e imagem pessoal e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), entre outros.

Acesse a página de cursos gratuitos Senac para se matricular!

A Perestroika é uma escola com foco em atividades criativas que disponibilizou em seu site um curso chamado Clip, que aborda temas como colaboração, pensamento em rede e interdependência. Basta acessar a página e se inscrever nesse curso gratuitamente.

A Fundação Getúlio Vargas está oferecendo 55 cursos gratuitos para qualificação profissional em virtude da pandemia do Coronavírus. A FGV foi a 1ª instituição no Brasil a fazer parte do Open Education Consortium, formado por instituições de ensino do mundo todo que disponibilizam conteúdos e materiais didáticos sem custo pela web, então vale a pena conferir os cursos grátis!

A Faber Castell também entrou na onda e está oferecendo seus cursos gratuitos de desenho até o dia 19/04. Clique aqui e dê uma olhada, todo mundo da família pode fazer! Vale lembrar que desenhar e colorir são atividades super recomendadas para você neste isolamento social.

É muita coisa e ainda tem muito mais por aí. Este já é um bom começo, certo?

Só que você também precisa se exercitar, mesmo quando a ordem é ficar em casa. Então veja como se manter em forma sem precisar sair para a academia:

Faça exercícios regularmente

Em isolamento social ou não, a questão é a mesma: disciplina!

Você precisa criar uma rotina com hora certa para os exercícios ao longo da sua semana. Além disso, é bom escolher uma modalidade que favoreça a prática em espaços fechados e limitados.

Yoga é, certamente, uma das práticas mais indicadas principalmente para quem mora em lugares com pouco espaço. Tudo que você precisa é de uma roupa confortável e um tapete antiderrapante. Assista a aulas gratuitas na web e você já está pronto para praticar!

Pular cordas pode ser uma boa ideia, se houver espaço aberto. Cuidado com as plantas e os móveis ao redor.

Exercícios como agachamentos livres, flexões de braço e muitos outros podem tornar a sua malhação doméstica bastante eficiente, mesmo sem o uso de pesos e equipamentos.

O mínimo para garantir o seu bem-estar é um bom alongamento diário. 20 minutos (ou mais) e você já terá a flexibilidade e vigor necessários para atravessar bem o período de isolamento social.

Se você acredita que precisa de fazer exercícios com ajuda de profissionais, o YouTube tem vários canais recheados de vídeos ensinando formas interessantes para malhar em casa. Vale muito a pena conferir!

Atividades para quem está em casa com a família

Quando várias pessoas estão juntas em casa, o melhor é pensar em atividades em conjunto, que contribuam para a harmonia do lar. Afinal, muitas vezes o convívio constante pode se tornar um desafio para quem não está muito acostumado…

Brinque com as crianças

Parece uma dica óbvia, mas o isolamento social pode se tornar uma oportunidade para se aproximar mais dos seus filhos e passar um tempo de qualidade com eles.

Programe atividades e brincadeiras como cuidar do quintal, colorir, fazer brinquedos com material reciclado e ensaiar uma mini peça de teatro, por exemplo.

Essas atividades também ajudam a reduzir o tempo de TV e smartphones, que podem se tornar excessivas por causa do confinamento.

Faça aqueles reparos na casa

Todo mundo tem aquele conserto em algum cantinho da casa que vai sendo deixado para depois! Se este é o seu caso, aproveite para resolver as pendências domésticas e envolva a todos nas tarefas, com o cuidado de preservar a segurança das crianças.

Só não se aventure em reparos que estão além das suas habilidades ou que precisem de ferramentas que você não tem à disposição. Contratar um profissional ou encontrar materiais para resolver a situação pode ser difícil, então só encare aquilo que você tem totais condições para executar!

Divirta-se com jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro estão em alta! Se você tem algum em casa, essa é a hora de juntar toda a família em uma atividade divertida e, de quebra, ajuda a desenvolver o raciocínio e outras habilidades dos participantes.

Na falta dos jogos de tabuleiro, aposte em torneios de damas, xadrez ou partidas de baralho!

Pratique atividades em grupo

A rotina da família é algo que deve ser explorado para buscar a harmonia entre todos que estão na quarentena em casa. O isolamento social acaba aproximando as pessoas – claro, tomando todas as precauções de segurança e higiene – e torna atividades como cozinhar e cuidar da casa parte importantes partes dessa dinâmica em grupo.

Algumas brincadeiras em família são muito divertidas e não dependem de tabuleiros ou peças para curtir.

A contação de histórias, competições de dança, caraokê, charadas e adivinhações são apenas algumas das inúmeras atividades que podem ser feitas em grupo, mesmo entre os adultos!

E se você tiver crianças pequenas em casa, que tal fazer uma festa do pijama?

O importante é manter-se ativo e conectado a quem você ama!

Independente da atividade que você escolher para o seu período de isolamento social, não se esqueça que é um momento passageiro e que devemos estar preparados para a hora em que tudo “voltar ao normal”. Também é preciso saber que pode demorar um pouco, e que o retorno acontecerá aos poucos.

É importante ter em mente que sairemos dessa com muitos aprendizados e ainda mais fortes do que antes. Mantenha-se ativo, sempre em contato com quem você ama e com pensamento positivo. Mas, de vez em quando, não tem problema nenhum curtir a preguiça, não é mesmo?

Se você tem boas dicas para atravessar o período de isolamento social ou maneiras de ficar longe do Coronavírus/ Covid-19, deixe a sua contribuição nos comentários abaixo. Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

Unidas Seminovos

2 comentário em "Dicas e atividades para quem está no isolamento em casa!"

  1. editor de video disse:

    Nossa gostei muito do seu artigo, vou acompanhar seu
    blog seu conteúdo vem me ajudando
    bastante, muito obrigado.

  2. Preciso de me distrair e fazer alguma e lembrei-me disto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: