Created with Snap

Como conservar o motor do carro? Veja 3 dicas para o seu Seminovo

Não é apenas a quilometragem que garante o bom estado do motor do carro. Os cuidados preventivos também pesam na hora de conservá-lo e são fundamentais para prolongar a sua vida útil.

Para entender mais sobre o assunto e conseguir deixar o motor do seu seminovo saudável por muito mais tempo, confira o artigo que preparamos para você!

Como cuidar do motor do carro?

Ainda que não seja possível estimar a vida do motor do carro, algumas medidas podem aumentar a sua durabilidade. Veja agora dicas de direção e de cuidados preventivos que contribuem para a conservação do seu veículo.

1. Controle da Velocidade

Dentre os principais cuidados com o motor do carro está o gerenciamento adequado da sua velocidade. Para não causar danos ao equipamento, você não deve frear ou reduzir bruscamente a velocidade do veículo. Assim como evitar fazer acelerações bruscas.

Além disso, também é importantíssimo usar a marcha adequada para cada velocidade. Demorar para trocar a marcha ou trocá-la antes da hora força o motor e reduz sua vida útil.

Se seu veículo tiver conta-giros, fique atento para que o ponteiro não atinja a faixa vermelha, que indica que o motor está trabalhando no limite para que não haja danos nos seus componentes. Geralmente, isso significa que a velocidade está muito alta para a marcha engatada.

2. Manutenção preventiva

Faça sempre as manutenções preventivas no momento certo. O óleo deve ser trocado a cada cinco mil quilômetros rodados ou a cada seis meses para que não haja perda na qualidade de lubrificação, o que pode comprometer o bom funcionamento do motor e dos seus componentes.

Você também deve ficar atento ao nível de óleo e de água do veículo. No caso do óleo, caso ele se esgote, o motor pode ficar totalmente danificado. Portanto, analise se o recipiente não precisa ser completado ou se há vazamentos, mesmo que ainda não tenha chegado o período de troca.

Já o nível de água deve ser verificado semanalmente se está entre os marcadores mínimo e máximo no reservatório. Desta forma, você evita que o motor superaqueça e acabe empenando.

Você também deve trocar os filtros de ar e de combustível para evitar que impurezas entrem no motor e o danifique. Além disso, um filtro de ar entupido impede a entrada de ar limpo no motor e resulta também no aumento do consumo de combustível.

3. Revisão anual

Por fim, não deixe de fazer a revisão anual no seu veículo para garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente.

Mesmo que você seja cuidadoso e sempre fique atento ao desempenho do carro, não se deve dispensar as revisões, pois apenas um especialista pode identificar problemas que não são tão perceptíveis ou até mesmo antecipar possíveis falhas.

Agora que você já sabe como conservar o motor do carro, aproveite para conferir mais 5 cuidados que você precisa ter com o carro diariamente. Para mais conteúdo como esse, fique atento ao blog da Unidas Seminovos!

Unidas Seminovos

8 comentário em "Como conservar o motor do carro? Veja 3 dicas para o seu Seminovo"

  1. Eduardo disse:

    Muito boa as dicas espero pelas próximas.E também sobre os veículos semi novos de vcs a sempre receio para comprar.

    1. Agradecemos o seu comentário Eduardo! E se estiver procurando um seminovo para comprar, clique aqui e dê uma olhada no nosso estoque. Caso precise de qualquer auxílio mande uma mensagem e nós ajudamos no que for necessário. Obrigado e até logo!

  2. Alex Müller disse:

    Mto Bom essa AULA,mto instrutiva!!!

  3. Luiz Carlos Ribeiro Moreira disse:

    Muito importante essas dicas para que agente fique mais atentos aos cuidados do motor e para uma durabilidade melhor. Obrigado!

  4. Rogerio lima lira disse:

    O meu carro e um CORSA wind 94 95 troco o oleo de dois e fois mil km rodados ta certo

  5. Manoel de Jesus Silva Rocha disse:

    Muito boa a dica, eu faço tudo isso troco o óleo antes de vencer não acelero a toa não fosso muito o motor do demorando passar a marcha, sempre troco os filtros tanto o de óleo como o dê ar uma troca de óleo sim outra não,
    Custumo fazer sempre às revisões conforme o computador de bordo pede, mas é muita Boa a dica de vcs

  6. Adriano dos Reis disse:

    Eu sempre faço isso cuido do meu carro que já tem os seus 23anos é uma Saveiro 1996 ela e o meu chodo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: