Created with Snap
Seguro Prestamista na compra de carros seminovos

Seguro Prestamista na compra de carros seminovos

Devido às incertezas do futuro, muitas pessoas podem ficar receosas na hora de assumir um novo financiamento. Em momentos de instabilidade econômica no país, com certeza é importante garantir que teremos como quitar todas as parcelas da compra do tão sonhado carro seminovo. Para isso é que serve o Seguro Prestamista, uma modalidade que pode ajudar na hora do aperto quando surge um imprevisto pelo caminho.

Mas o que é exatamente esse Seguro Prestamista? Como ele funciona e quais as coberturas possíveis na compra de carros seminovos? Continue a leitura e entenda como funciona essa proteção para quem está fazendo um financiamento:

O que é o Seguro Prestamista?

Como já foi mencionado, o Seguro Prestamista é uma camada de segurança para quem está assumindo um financiamento e também é uma forma de garantia para quem está vendendo o produto financiado. Esse tipo de seguro garante o pagamento de uma dívida ou de parte de um plano de financiamento caso aconteça algumas situações específicas, como invalidez, morte ou desemprego involuntário do cliente.

Ou seja, o Seguro Prestamista é uma proteção financeira para empresas que vendem bens e produtos através de financiamentos e também representa muito mais tranquilidade para o cliente e sua família, que poderá contar com os pagamentos previstos nesta apólice em caso de imprevistos. Por isso, muitos acreditam que o Seguro Prestamista seria um tipo de proteção social para aquelas pessoas que estão buscando a aquisição de certos bens uma vez que segurados podem evitar a sua perda e prejuízos decorrentes do não pagamento de parcelas.
Seguro Prestamista na compra de carros seminovos

Seguro Prestamista na compra de carros seminovos

Essa modalidade de seguro pode ser aplicada em vários tipos de operações financeiras. Existem vários formatos de cobertura e aqui nós vamos focar na compra de veículos seminovos.

Quando se trata do financiamento de veículos, o Seguro Prestamista pode geralmente cobrir um certo número de parcelas para a tranquilidade do comprador. Por exemplo, em caso de desemprego involuntário, o Seguro Prestamista ficaria responsável por pagar algumas parcelas, dando o tempo necessário para que o cliente se organize financeiramente para continuar fazendo os pagamentos até a quitação do financiamento.

Como contratar o Seguro Prestamista?

Normalmente você não precisa se preocupar com essa parte, pois a oferta é feita na hora de negociar as condições do financiamento. O Seguro Prestamista muitas vezes funciona como um benefício adicional na compra do seu veículo seminovo, pois a cobertura e demais detalhes são acertados entre a seguradora e a empresa ou financeira que está concedendo o financiamento.

Portanto, informe-se sobre todos os detalhes, condições e extensão da cobertura do seguro na hora da sua contratação, para não ter dúvidas ou contratempos posteriores. Basta questionar aos vendedores e ler toda a apólice antes de contratar este seguro para o seu financiamento.

Qual é a cobertura do Seguro Prestamista?

A cobertura e demais condições para a contratação do Seguro Prestamista podem variar bastante, mas basicamente a cobertura que o cliente conta com este tipo de apólice é para:

  • Invalidez;
  • Morte;
  • Desemprego involuntário;
  • Incapacidade física total temporária (para profissionais liberais e/ou autônomos devidamente comprovados).

Vale lembrar de alguns casos que geralmente não estão cobertos pelo Seguro Prestamista, como no caso da adesão em programas de demissão incentivada, que não caracteriza desemprego involuntário. Quanto à incapacidade física de exercer suas atividades temporariamente, não terá direito à cobertura do seguro o consumidor que estiver acometido por doença preexistente ao contrato, assim como nos casos de parto ou aborto.

Como cada contrato e cada apólice tem suas próprias regras e condições, é bom avaliar caso a caso.

O Seguro Prestamista vale a pena?

O Seguro Prestamista vale a pena?

Como uma ferramenta para garantir a segurança tanto de quem vende quanto de quem compra, o Seguro Prestamista tem grande utilidade principalmente considerando momentos de incertezas em relação ao emprego e manutenção da renda de cada um.

Como em vários tipos de seguro veicular, muitos consideram um gasto desnecessário, porque nunca esperamos que algo de ruim possa acontecer conosco. Porém, duas palavras resumem as vantagens de estar coberto por este tipo de proteção:

Imprevistos: eles acontecem, querendo ou não. É por isso que pagamos o seguro mesmo quando nada acontece, pois é melhor assim do que estar descoberto na hora da necessidade.

Prevenção: trocar o óleo do seu carro é muito mais barato do que consertar um motor fundido, porque as ações preventivas custam menos do que as corretivas. Assim também é com o seguro: seu custo é infinitamente menor do que arcar com os gastos que surgem na hora de uma emergência.

Além disso, o valor do Seguro Prestamista no financiamento de carros seminovos estará diluído ao longo do contrato. Ou seja, você nem percebe a diferença nos pagamentos mensais que fará para o financiamento do veículo. Com certeza vale ter as suas parcelas protegidas contra imprevistos na compra de um carro!

Gostou das nossas dicas sobre o Seguro Prestamista? Continue acompanhando os artigos exclusivos do Blog Unidas Seminovos, e deixe seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida a respeito. Agradecemos a sua leitura!

 

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: