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O que é líquido de arrefecimento e quando trocar no carro?

O líquido de arrefecimento, também conhecido como líquido do radiador, é fundamental para o bom funcionamento de motores à combustão. Por isso, nunca deve ser ignorado na hora da manutenção.  

Sua função é controlar a temperatura do motor, evitando corrosões, congelamentos e outros fenômenos prejudiciais ao carro.  

Neste artigo, vamos mostrar como e quando trocar o líquido para garantir o seu melhor desempenho. Se você tem um veículo ou está aqui apenas para alimentar sua paixão pelo mundo automotivo, fica com a gente até o final! 

 

Como o líquido de arrefecimento funciona? 

 

A operação do líquido de arrefecimento é muito interessante para quem gosta de conhecer a mecânica dos carros.  

Esse fluido é composto principalmente por água desmineralizada e etilenoglicol, um aditivo que aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de solidificação de líquidos.  

Isso explica a importância do líquido de arrefecimento para evitar superaquecimentos e congelamentos no motor.  

Ao ser introduzido no motor, o líquido percorre o bloco e cabeçote. Nesse percurso, ocorre o seu aquecimento, por conta da queima do combustível misturado com o ar.  

Em seguida, o líquido de arrefecimento chega às serpentinas do radiador e tem sua temperatura reduzida pela ventilação ambiente. Se necessário, ventiladores mecânicos ou elétricos presentes no carro auxiliam nesse processo.  

Com a temperatura ideal, o fluido é devolvido ao motor, contribuindo para o desempenho de todos os componentes.  

 

líquido de arrefecimento é fundamental para a segurança do motor.

 

Tipos de líquido de arrefecimento 

 

Existem variados tipos de líquido de arrefecimento. Veja a seguir a diferença entre suas composições, além de outros detalhes específicos:  

 

  • Líquido de Arrefecimento com Tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT): composto por inibidores corrosivos de fosfato, geralmente apresenta coloração verde; 
  • Líquido de Arrefecimento com Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT): desprovido de silicato e fosfato, mas contendo ácido orgânico, é especialmente formulado para motores mais potentes; 
  • Líquido de Arrefecimento com Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT): disponível em várias cores e com silicatos em sua composição, esse tipo combate especialmente à corrosão e oxidação de peças; 
  • Líquido de Arrefecimento com Tecnologia de Ácidos Híbridos (Si-OAT): mais avançado, o Si-OAT representa a última tecnologia em líquidos de arrefecimento. 

 

Caso tenha dúvidas sobre o fluido mais indicado para o seu carro, consulte o manual do proprietário ou um mecânico de confiança.  

Também é importante saber que a substituição de cada tipo de líquido de arrefecimento varia conforme sua composição e fabricante. Sempre verifique o prazo na embalagem do produto. 

Depois de conhecer os fluidos mencionados, que tal descobrir a verdade sobre uma das maiores dúvidas dos motoristas? Continue a leitura! 

 

É seguro colocar água para o arrefecimento? 

 

A história de completar ou substituir o líquido de arrefecimento com água é conhecida por muitos motoristas. O que não significa que isso seja seguro… 

A água que usamos em casa pode contar diversos minerais, que ficam presos às partes internas do motor. Na prática, isso prejudica a refrigeração dos componentes.  

Portanto, não caia nesse conto ou aceite a oferta de água no lugar do fluido correto, muito comum em postos de combustíveis. 

E se o carro parar no meio do caminho e você notar que falta líquido de arrefecimento ao motor ou há um vazamento? Bom, em casos emergenciais e quando não há disponibilidade do produto adequado, você pode colocar água.  

Porém, assim que chegar na oficina mecânica, é recomendável remover a água inserida e fazer uma limpeza completa no motor. 

Só após essa higienização, e com o problema identificado, o líquido de arrefecimento pode ser usado novamente.   

 

Como identificar problemas no arrefecimento? 

 

Existem duas formas principais de identificar problemas no sistema de arrefecimento. A mais prática, que pode ser feita no dia a dia, é se atentar ao painel de instrumentos.  

Todo carro tem uma luz específica para alertar ao motorista quando a temperatura do motor está inadequada.  

Se o componente acender com o carro em movimento ou permanecer ligado quando todas as outras luzes apagarem após dar a partida, é melhor levar o carro no mecânico de imediato.  

A segunda maneira de analisar se há alguma falha no sistema de arrefecimento é checando o nível do líquido no motor, que deve permanecer inalterado.  

Caso o nível esteja abaixo do normal, é necessário completar o fluido em uma oficina mecânica, e sempre com o motor frio.  

Mesmo com todo cuidado, abrir o capô em caso de superaquecimento pode provocar queimaduras graves, pois os líquidos em processo de ebulição costumam “saltar” perigosamente.  

Além de verificar a quantidade do líquido no motor e o prazo recomendado para substituir o produto, é importante se atentar a alguns sinais, como a mudança intensa de cor.  

O fluido muito mais claro ou escuro do que era originalmente é um indício de contaminação que não deve ser ignorado.   

Até mesmo fora do carro é possível antecipar alguns diagnósticos, em especial de vazamentos. Antes de sair com o veículo, vale a pena dar uma olhada no chão próximo ao motor.  

O normal é que o solo esteja completamente seco, mas se em vez disso houver uma mancha úmida, pode ter vazamento no motor.  

  

Consequências de não trocar o líquido de arrefecimento 

 

Não trocar o líquido de arrefecimento no prazo correto pode trazer prejuízos financeiros e ao desempenho do carro. Todo motorista tem pesadelos quando pensa em fumaça saindo do motor, não é mesmo? 

Quando o veículo chega a esse ponto, vem gastos por aí. Mas, você não precisa passar por isso! Além de evitar a situação, trocar o líquido de arrefecimento previne a dilatação excessiva de peças, que causa atrito e desgaste.  

Substituir o fluido no prazo correto também minimiza as chances das mangueiras responsáveis por seu transporte se romperem, provocando vazamentos. 

E mesmo outros fluidos usados no motor podem se deteriorar mais rapidamente quando o líquido de arrefecimento deixa de cumprir sua função.  

Por fim, a consequência mais grave possível é a fundição do motor, que pode levar o carro à perda total!   

 

Gostou de saber mais sobre o líquido de arrefecimento? Siga acompanhando nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos sobre o mundo automotivo. 

Aqui, você também descobre como proteger seu carro do sol, entende mais sobre fluido de freio e muitos outros temas relevantes para motoristas. Confira!  

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