Cores de carros fazem diferença no preço? Descubra!
As cores de carros devem ser levadas em conta na hora de comprar e vender seu veículo? Você vai tirar essa e outras dúvidas relacionadas ao tema aqui!
Preparamos um guia completo com as vantagens de cada cor, além de explicar qual impacto isso realmente tem no valor de mercado dos automóveis.
Ah, e ainda vamos mostrar a cor de carro preferida dos motoristas. Já tem um palpite? Vem com a gente!
Principais cores de carros
Embora existam muitas cores de carros, bastam alguns minutos na rua para perceber que os tons neutros dominam. Em sua maioria, os veículos são brancos, pretos, pratas e cinzas.
Inclusive, os dados mais recentes divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelam que a cor branca é a favorita entre os motoristas.
Em um recorte de cinco anos, que reúne informações de 2018 a 2022, a Anfavea constatou que pouco mais de 43% dos carros vendidos no Brasil são brancos.
Os modelos prata vêm em seguida e, embora tenham registrado uma queda no período, seguem com expressivos 18%.
Entre os “coloridos”, os carros mais procurados são os azuis, com 5%, e os vermelhos, com quase 4%.
A seguir, você conhecerá as principais vantagens das cores mais comuns no trânsito brasileiro:
Branco
A cor preferida dos motoristas certamente tem muitas vantagens. Para começar, o branco é mais visível à noite, em comparação com tons escuros.
Portanto, se você costuma dirigir no período noturno, vale a pena ter um veículo branco e reforçar ainda mais a segurança.
Carros brancos também são fáceis de higienizar, e mesmo lavagens simples costumam bastar para que o brilho apareça novamente.
Por fim, a cor também garante conforto térmico em dias quentes, pois não absorve muito calor. Ótima escolha para quem deseja economizar no uso do ar-condicionado.
Preto
Os carros pretos são perfeitos para quem costuma dirigir pela manhã ou início da tarde. A visibilidade dessa cor aumenta sob a luz solar.
Além disso, o preto está relacionado à elegância e sofisticação. Não por acaso, marcas de luxo, como a BMW, apostam bastante nessa cor.
Por reterem calor, os carros pretos ainda se apresentam como uma ótima opção em lugares com clima mais frio.
Prata
Carros pratas, assim como os brancos, também são facilmente vistos durante a noite. Essa cor ainda casa bem com diferentes tipos de veículos, de hatches a SUVs, garantindo um aspecto visual estiloso.
Outro benefício interessante da cor prata é que a poeira e leves arranhões ficam mais camuflados. Ou seja, se você costuma circular por estradas de terra ou está aprendendo a dirigir, ter um veículo assim pode ajudar.
Os automóveis nesse tom ainda são propícios para o verão, pois retêm menos calor que os de cor escura.
Cinza
Os veículos cinzas têm características parecidas aos pratas. No entanto, conferem um ar de discrição.
As tonalidades mais claras de cinza ajudam a “esconder” poeira acumulada sobre a lataria, além de não esquentarem em excesso no calor.
Já os tons mais escuros oferecem proteção contra temperaturas baixas e minimizam a necessidade de ar quente.
Depois de conhecer as vantagens das principais cores de carros, ficou claro que esse critério deve ser levado em conta no momento da compra.
Porém, as cores também podem interferir no valor de mercado dos veículos? É o que vamos abordar no próximo tópico!
![Cores de carros distintas mostradas por meio do trânsito.](https://seminovos.unidas.com.br/blog/content/uploads/2025/02/shutterstock_2482048521.jpg)
Cores de carros neutras têm dominado as ruas e avenidas brasileiras.
As cores de carros impactam no preço?
Indo direto ao ponto, as cores de carros podem ter um impacto no preço inicial e na valorização ou desvalorização futura dos veículos. E a explicação para isso é simples: lei da oferta e procura.
Se os carros brancos vendem mais, é natural que o próprio mercado se adapte a essa preferência dos consumidores. Logo, seus preços sobem.
Em contrapartida, revender carros brancos pode ser mais fácil e render um valor superior ao proprietário.
Isso quer dizer que carros coloridos são mais baratos? Nem sempre! Afinal, o “diferente” também é valorizado, pois significa exclusividade.
Um carro com tons de vermelho ou azul incomuns no mercado, por exemplo, pode atrair compradores em busca desse diferencial e, novamente, a lei da oferta e procura entra em ação.
Vale ressaltar que, embora as cores dos carros possam influenciar no preço final, estão longe de ser as principais responsáveis por alterações no valor de mercado.
Fatores como modelo, ano de fabricação, quilometragem e, principalmente, manutenção, afetam muito mais na valorização do veículo.
Por que há menos carros coloridos hoje em dia?
E já que estamos falando sobre a relação entre cores de carros e valor de mercado, saiba que o fato de haver menos carros coloridos hoje em dia também está ligado a questões financeiras (mas não só isso).
Produzir carros que não sejam brancos ou pretos custam mais caro para as montadoras e, consequentemente, esses veículos chegam com um valor maior às lojas.
Sem contar que a linha de produção se torna mais rápida e eficaz com um padrão de cores definido, especialmente para os carros populares, que saem das fábricas em larga escala.
A ausência de mais carros coloridos também pode ser explicada por preferência dos consumidores e mudanças no mercado.
Como abordamos nos dois primeiros tópicos, a maioria dos compradores têm optado por veículos brancos na hora de fechar negócio.
Por sua vez, as montadoras também vendem boa parte dos veículos que produzem para empresas e locadoras de carros, que costumam preferir as cores neutras para não despertar rejeição de seus clientes.
Agora que você já sabe tudo sobre cores de carros, que tal conhecer os modelos que temos disponíveis nas lojas da Unidas Seminovos?
Acesse nosso site e aproveite condições especiais para adquirir o seu modelo favorito!
![Unidas Seminovos](https://seminovos.unidas.com.br/blog/content/uploads/2023/11/Banner_blog_728x90_1.png)