Created with Snap
manutenção preventiva de carro

Manutenção preventiva de carro: o que deve ser verificado?

Quem tem um carro sabe que é muito importante mantê-lo em bom estado. Pequenos cuidados podem evitar sérios problemas, aumentando a longevidade do veículo e garantindo segurança para o motorista e todos os passageiros. Por isso, fazer a manutenção preventiva de carro é uma das melhores e mais baratas formas de manter o veículo em bom funcionamento.

Embora muitas pessoas pensem que cuidar do carro é algo complexo e difícil, isso não é totalmente verdade. Grande parte dos cuidados são simples e, tomando os cuidados com certa frequência, é relativamente fácil manter o veículo em um bom estado.

Pensando nisso, elaboramos este texto para explicar o que é a manutenção preventiva, qual a sua importância e como fazê-la. Acompanhe a leitura!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma maneira de manter o funcionamento dos veículos o mais próximo possível das condições originais. O intuito é fazer com que todo o funcionamento do carro seja conservado, em especial sua mecânica. Dessa forma, é possível prolongar a vida útil do automóvel, evitando problemas nos componentes.

É importante compreender que além da manutenção preventiva de carros, existem também outros tipos. Saber a diferença entre eles é fundamental, pois cada um tem uma função específica. A seguir, confira quais são os tipos de manutenções existentes:

  • manutenção preditiva: essa é uma manutenção que vai além da preventiva. Ela utiliza diversos equipamentos de diagnósticos e revisões constantes para conferir com precisão o funcionamento e a eficiência de cada um dos componentes do veículo analisados. Geralmente, nesse procedimento, são utilizados ultrassom, análise de vibração, escaneamento de central de injeção eletrônica etc.;
  • manutenção detectiva: esse é um método de avaliação cujo objetivo é testar o uso ao longo prazo do automóvel, a fim de garantir a sua boa operação. Com base em uma série de experiências, é possível perceber erros que possam estar ocultos e causariam problemas futuramente;
  • manutenção corretiva: já esse modelo de manutenção, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de corrigir algum problema detectado. É o tipo de manutenção mais comum quando levamos o carro para algum mecânico. Geralmente, esse procedimento consiste em substituir peças e fazer reparos em itens que têm apresentado falhas.

Quando fazer uma manutenção preventiva de carros?

De maneira geral, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de carro, pois tudo pode variar de acordo com o modelo e o ano de fabricação. Contudo, existem certas práticas comuns que a maior parte dos especialistas recomenda.

Nesse sentido, o indicado é fazer a manutenção a cada seis meses de uso ou após dez mil quilômetros rodados. Caso você rode esse valor em quilômetros antes de seis meses, será necessário fazer a revisão. Lembre-se sempre de conferir o manual do proprietário do carro, pois nesse documento geralmente consta o período para fazer a manutenção de acordo com as indicações do fabricante.

No caso de carros 0km, é importante ficar ainda mais atento às revisões obrigatórias, evitando possíveis problemas que venham de fábrica (embora isso seja raro, não é impossível).

Já no caso de seminovos, o ideal é conferir se o veículo passou por todas as manutenções obrigatórias da própria concessionária. Além disso, vale a pena levar o automóvel em um mecânico de confiança periodicamente e também logo depois de adquiri-lo.

Um último ponto importante que interfere na periodicidade da revisão diz respeito ao local em que você utiliza o carro e também a maneira como dirige. O ideal é optar por uma direção segura, pois isso impede que o veículo seja exposto a condições extremas, não gerando um desgaste maior do que o natural.

Além disso, é importante evitar utilizar o carro em locais de muita poeira, estradas esburacadas, longos congestionamentos ou altas temperaturas, pois essas condições também geram maior desgaste.

manutenção preventiva de carro

Como fazer a manutenção preventiva?

Além de levar o carro em um mecânico de confiança com determinada frequência, também é importante ficar atento aos sinais de problemas. Para isso, é recomendado fazer uma inspeção a cada quinze dias. Esse procedimento pode ser feito em menos de 20 minutos e, se realizado adequadamente, evita uma série de problemas.

Inspeção no carro

Para realizar uma boa inspeção, é necessário conferir lanternas, pneus, nível de óleo, filtros de ar, freios, embreagem, bateria, ar-condicionado, limpadores de para-brisa e demais itens básicos que compõem o funcionamento padrão do carro. Caso perceba alguma irregularidade, leve o veículo a um mecânico de confiança.

Manutenção preventiva

A inspeção é importante, mas não substitui a manutenção preventiva. Por isso, é necessário que periodicamente o veículo seja levado até uma oficina de confiança para conferir os seguintes aspectos do automóvel:

  • fluido de freio: o fluido de freio deve ser trocado ao menos uma vez por ano. É importante que os discos, pastilhas e tambores sejam revisados;
  • óleo: tanto o óleo lubrificante quanto o filtro precisam ser trocados de acordo com a indicação da montadora. Se isso não for feito, pode haver uma série de danos ao motor, causando sérios prejuízos;
  • sistema de arrefecimento: a limpeza do sistema de arrefecimento (radiador e reservatório de expansão) é indispensável para garantir a refrigeração adequada do motor, evitando superaquecimento;
  • filtro de ar: é necessário substituir o filtro de ar para garantir que o motor seja conservado, evitando desgastes;
  • filtro de combustível: o filtro de combustível é responsável por evitar que a sujeira do tanque do carro passe para o motor. Portanto, é fundamental que ele esteja em bom estado;
  • alinhamento e balanceamento: para evitar que os pneus tenham desgastes excessivos, é importante fazer o alinhamento e o balanceamento. Além disso, quando for fazer a revisão, é importante realizar também o rodízio dos pneus.

Como foi possível notar, compreender o que é e como funciona a manutenção preventiva de carro é fundamental para ampliar a vida útil do veículo, além de evitar possíveis problemas ao longo dos anos. Essa é uma prática que traz mais segurança na condução e também gera economia, pois impede danos que, muitas vezes, seriam mais custosos para consertar. Portanto, siga as nossas dicas e mantenha a manutenção em dia!

Quer saber mais sobre como cuidar do seu carro e ampliar a vida útil? Então, acesse nosso texto sobre a importância de utilizar uma gasolina de qualidade!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: