Amor contra o excesso de velocidade
A maioria das campanhas contra o excesso de velocidade no trânsito mostra imagens violentas e impactantes para transmitir a sua mensagem. Sabendo disso, a Volkswagen da Nova Zelândia apostou no contrário, utilizando laços afetivos para fazer com que os condutores acelerassem menos no trânsito.
Citando a descrição da própria VW da sua campanha:
“O desenho de uma criança pode fazer seu pai se tornar um motorista mais seguro? Veja como a Volkswagen utilizou uma simples lembrança de um ente querido, que desacelerou motoristas no exato momento em que eles se encontravam em excesso de velocidade.
Uma família não registrou nenhuma infração após a instalação do velocímetro personalizado.
Uma família reduziu a sua velocidade máxima 123 km/h para 104 km/h.
A velocidade máxima da metade dos motoristas reduziu após a instalação do velocímetro personalizado.
Três dos quatro motoristas reduziram sua incidência de excesso de velocidade em zonas de 100km/h em 50%.
No geral, todas as famílias reduziram sua velocidade em várias situações de condução.”
Todos os velocímetros instalados seguiam as normas de padronização vigentes, mas foram desenhados e coloridos pelos filhos, parentes e crianças relacionadas aos condutores, como forma de lembra-los de seus entes queridos exatamente no momento em que estão se decidindo por acelerar seu carro além do permitido.
Esta campanha demonstra que é possível optar por um caminho diferente ao buscarmos a conscientização e a segurança no trânsito. De fato, as campanhas que usam de cenas fortes desagradam a maioria dos espectadores, o que desencoraja o compartilhamento social desse material e minimiza o alcance da mensagem. Nada como o afeto para gerar empatia e resultados palpáveis para uma ação de cunho social!
Confira o vídeo da campanha do velocímetro personalizado: