Created with Snap
Batidas no trânsito: Saiba como agir adequadamente

Batidas no trânsito: Saiba como agir adequadamente

“Ih, bateu!” Essa é a primeira frase que passa na cabeça das pessoas quando percebe que está envolvido em uma batida no trânsito. Buzinas, motoristas nervosos e muita tensão é o que normalmente se segue neste momento. Poucas pessoas conseguem se manter tranquilas e resolver a situação devidamente, com calma e sem exaltação.

Saiba como agir em caso de uma batida no trânsito, garantindo a sua segurança e de todos os envolvidos, sem infringir nenhuma lei. Acompanhe:

O que fazer em caso de batidas no trânsito

que fazer em caso de acidentes de trânsito
A primeira coisa a se fazer realmente é manter a calma. De nada adianta ficar nervoso e pensar em quem é o culpado pela situação. Respire fundo, conte até 10 e só depois saia do carro para observar os detalhes do ocorrido.

Verifique se há feridos

Percebendo que há vítimas envolvidas na batida, ligue imediatamente para o número 193 e chame os bombeiros para cuidarem dos eventuais feridos. Não toque neles em hipótese alguma, pois sem o treinamento adequado é perigoso piorar o estado de quem já não está bem.

Se não houver vítimas, você deve liberar a pista para o trânsito.

Fotografe com o celular todos os ângulos do acidente, pois você pode precisar disso para provar o verdadeiro responsável pela batida. Depois, tire o carro da pista e estacione à direita, deixando-o no acostamento, se houver.

Sinalize o local

Deixe o carro com o pisca-alerta ligado. Posicione o triângulo de sinalização cerca de 30 metros antes do local da batida, de maneira que os motoristas o vejam com antecedência e possam diminuir a velocidade com segurança para que outros acidentes não ocorram no mesmo lugar.

Este também é o momento de acionar o seguro e solicitar os serviços de guincho para recolhimento do veículo.

Leia também:  Quando Trocar Pneu do Carro? Saiba Mais!

Registre a ocorrência

Chame a Polícia Militar para fazer o Boletim de Ocorrência no local do acidente, ou dirija-se a uma delegacia da Polícia Civil para fazê-lo posteriormente, se não houver vítimas. Providenciar o B.O. é importante para o devido registro do acontecido.

Como agir em caso de batidas no trânsito
Além disso, em caso de não concordância entre os envolvidos quanto às causas da batida, este documento é fundamental para provar as circunstâncias em que tudo aconteceu.

Não se esqueça do DPVAT

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro de pagamento obrigatório por todos os motoristas. Em caso de acidentes de trânsito com ferimentos ou até mesmo óbitos, as vítimas ou parentes das vítimas são cobertos por este seguro.

Mais um motivo para não deixar de fazer o B.O. logo após a batida. É preciso também ter em mãos os comprovantes médicos de atendimentos causados pelo acidente.

Vida que segue!

Uma batida de carro, por menor que seja, não é uma experiência positiva para ninguém. Depois de tudo resolvido, procure entender as causas do acidente e reflita sobre o que pode ser feito para evitar este tipo de situação.

Considere um curso de direção defensiva para ampliar suas habilidades no volante e dar noções importantes de como agir no sentido de evitar colisões no trânsito. Dirija sempre com a atenção total na via e nos veículos ao seu redor, eliminando distrações como celulares e outros dispositivos dentro do carro.

E, por mais que a responsabilidade da batida tenha sido sua, não adianta ficar se culpando para sempre. Avalie suas ações, respire fundo e siga em frente! Dirigir tranquilo e focado no trânsito é a melhor maneira de se evitar acidentes, prejuízos e contratempos para todos.

Leia também:  Veja 10 Dicas para Conservar a Pintura do Carro

Gostou das dicas de como se portar em caso de batidas no trânsito? Compartilhe nas redes sociais e ajude a espalhar informações importantes para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados