Created with Snap
Carro elétrico: como e onde carregar a bateria?

Carro elétrico: como e onde carregar a bateria?

Uma tendência em ascensão, o carro elétrico é uma grande curiosidade para muitas pessoas, assim como acontece com qualquer novidade, especialmente no Brasil, onde eles só começaram a chegar recentemente.

Alguns dos pontos que geram mais perguntas são: como funciona o processo de carregamento, como é feito em cada veículo, onde encontrar postos de carga, qual é o valor no final do mês, qual é a duração da bateria, quanto tempo leva uma recarga, entre outros.

Mesmo ainda sendo minoria entre os veículos que circulam no país, os elétricos já estão se tornando o padrão a ser seguido pela indústria automobilística e diversos países, especialmente da Europa, já definiram datas para que a produção e venda de carros movidos a combustão sejam completamente encerradas.

Por isso, vamos explicar com mais detalhes as peculiaridades desse processo de manutenção diário que um carro elétrico necessita e mostrar que ele pode ser prático e econômico.

Como carregar a bateria do carro elétrico?

Essa é a parte mais simples. Funciona como qualquer outro aparelho elétrico que necessita de carga, como um celular. Você só precisa estacionar na vaga de recarga, pegar o cabo disponível e plugar na entrada de carga do veículo, que pode ficar no local onde normalmente fica a entrada do tanque de gasolina, mas também na parte dianteira, bem acima da grade, levantando o emblema da montadora.

Onde carregar o seu carro elétrico

Além de postos de combustível, outros locais que costumam oferecer esses pontos de carregamento são estacionamentos de shoppings, supermercados, centros comerciais ou de prédios empresariais particulares.

Carregar carro elétrico

Com projetos de empresas como BMW, Volvo, Grupo Volkswagen, Enel X e Estapar, a perspectiva é que em 2021 esses locais se espalhem pelo Brasil e que o número de pontos de carga se multiplique de forma bem relevante.

É possível carregar meu carro elétrico em casa?

Sim, é possível realizar a recarga em redes elétricas de 110V, de 220V ou então através dos Wallboxes, carregadores externos que as próprias marcas disponibilizam para venda.

De qualquer maneira, é importante ler bem o manual do carro e conferir as especificações da rede da sua casa ou condomínio.

Tempo médio de recarga e diferentes padrões de plugues.

Para realizar uma carga em rede doméstica com uma tomada comum, são necessárias algumas horas com o carro plugado. Depende de modelo e rede, mas o tempo varia de 5 a 8 horas. A exceção para essa regra é o caso dos Wallboxes, que funcionam com tomara trifásica e têm um plugue de recarga rápida. Nesse caso, o tempo varia de 1 a 2 horas.

Nos postos de recarga públicos ou oferecidos por empresas privadas, os carregadores também são do tipo para recargas rápidas e é necessário, em média, 1 ou 2 horas.

É importante frisar que em qualquer posto não há nenhum tipo de cobrança, pelo menos por enquanto, pois é proibida a cobrança de taxas ou tarifas pelo uso de energia elétrica em locais públicos. No máximo pode ser cobrado um valor para permanecer com o carro parado em determinado local, como no caso dos estacionamentos de shopping ou supermercados.

Mas é preciso ficar atento aos plugues disponíveis em cada local, pois existem três padrões principais para eles: o americano, o europeu e o japonês, que variam de acordo com a montadora fabricante do carro.

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *