Created with Snap
como renovar a cnh

Saiba como tirar a sua carteira de motorista internacional!

Viajar para fora do Brasil e ter a comodidade de poder dirigir um carro é uma opção interessante, não é mesmo? Porém, se você pretende seguir esse plano para não depender do transporte público de um lugar desconhecido, é preciso entender como funciona a emissão da carteira de motorista internacional.

Confira o que é necessário fazer e quais documentos devem ser apresentados para poder tirar a sua!

Guia prático de como tirar a carteira de motorista internacional

Como tirar a carteira de motorista internacional

Embora ela não seja obrigatória, ao planejar dirigir fora do país é importante contar com a carteira de motorista internacional. Afinal, ainda que as locadoras internacionais forneçam o aluguel de veículos apenas com o seu documento brasileiro, existe a possibilidade de um policial local te parar e pedir para conferir a sua habilitação.

Essa modalidade de documentação é conhecida como Permissão Internacional para Dirigir (PID) e pode ser facilmente adquirida. A validade é a mesma de sua carteira de habilitação, de modo que é preciso estar atento para a sua renovação, caso necessite durante a sua viagem.

Veja só como proceder:

Procure o Detran do seu estado

É importante ressaltar que só será permitido solicitar a PID no Detran que emitiu a sua habilitação. Portanto, entre em contato com o órgão de seu estado — por internet ou diretamente em alguma das unidades de atendimento, depende das condições de cada região — e faça o pedido.

Os dados cadastrais devem estar atualizados para dar continuidade. Caso tenha mudado de endereço, por exemplo, envie um comprovante que mostre a sua nova localização.

Pague a taxa

A taxa é diferente em cada região do país, variando entre R$25 e R$300. Depois de feita a solicitação, será gerado um boleto que deverá ser pago dentro do prazo previamente estipulado.

Caso você tenha feito o pedido da carteira de motorista internacional via internet, além dessa taxa será cobrado o valor de entrega pelo correio.

Separe os documentos

Novamente, os procedimentos poderão variar de acordo com o seu estado. Em geral, é preciso fornecer o número da identidade e da habilitação. Porém, algumas unidades do Detran podem pedir outros documentos, como o passaporte. Vale a pena consultar o site do Departamento Estadual de Trânsito de onde você tirou sua CNH.

Também é preciso anexar o comprovante de pagamento da taxa.

Outros detalhes sobre a Permissão Internacional para Dirigir

Atenção: A carteira de motorista internacional, ou PID, só é aceita em países que fazem parte das convenções ou acordos internacionais.

Toda a sua documentação deve estar dentro do seu prazo de validade. Em alguns casos, a PID pode ter validade diferente da CNH, como no caso do Detran MG, por exemplo, onde a Permissão Internacional para Dirigir tem validade de 3 anos a contar da data de sua emissão ou até a data de expiração da validade da Carteira Nacional de habilitação (CNH), o que ocorrer primeiro – observado o limite máximo de 3 anos. Fique de olho!

Entendeu como tirar a carteira de motorista internacional? É bastante simples! Mas nem sempre é tão simples assim, então vale a pena conhecer outros artigos sobre Leis de Trânsito aqui no Blog Unidas Seminovos. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Unidas Seminovos

7 comentário em "Saiba como tirar a sua carteira de motorista internacional!"

  1. Dorivaldo Ferreira de de Santana disse:

    Está carteira internacional só serve para passear ou a trabalho também é válida.

    1. Olá Dorivaldo! É claro que isso depende da legislação de trânsito de cada país, pois vários não pedem alterações na carteira de motorista para exercício de atividade remunerada. Porém, na maioria dos lugares você pode usar a PID apenas a passeio mesmo. Sugerimos que você verifique como funciona no país que você vai visitar com antecedência para não ter qualquer tipo de problema. Agradecemos a sua participação, até a próxima!

  2. Carlos disse:

    Bom dia a minha ainda e a provisória tenho q espera a definitiva ou posso. Tirar a Internacional

    1. Unidas Seminovos disse:

      Ei Carlos! Depende do Detran de cada estado, mas geralmente você precisa da CNH definitiva para solicitar a sua PID. Obrigado pelo seu comentário!

  3. Amigos está carteira na verdade é inválida em vários países ! Informe-se antes de gastar dinheiro em vão ! Fica o alerta . Deveriam postar uma listagem de qual países está carteira de habilitação para automóveis e realmente válida!

    1. Olá Adriano! É verdade: a carteira de motorista internacional só é aceita em países signatários de convenções ou acordos internacionais, ratificados e aprovados pela República Federativa do Brasil. Nós agradecemos a sua colaboração e atualizamos o artigo com a informação que faltava. Muito obrigado, volte sempre! 😉

  4. Rotielle santos disse:

    Quero um Carro automático

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: