Como dar tranco no carro e por que não fazer isso sempre?
Saber como dar tranco no carro é fundamental para situações de emergência. Se você ficar na mão e for necessário levar o veículo até uma oficina mecânica, siga as dicas deste artigo!
Apresentamos como fazer isso com segurança e preservar componentes importantes do motor, como a correia dentada e os pistões. Vem com a gente!
Como dar tranco no carro?
Antes de saber como dar tranco no carro, tenha em mente que essa não é uma prática recomendada, e só deve ser realizada em último caso.
Sempre prefira buscar socorro mecânico no local em que o veículo parou de funcionar. Se isso não for possível e você tiver mesmo que fazer o carro pegar no tranco, adote o passo a passo a seguir:
- Coloque o câmbio no neutro (ponto morto);
- Solte o freio de mão;
- Peça ajuda para empurrar o veículo. Uma pessoa deve ficar no assento do motorista;
- Gire a chave uma vez para ligar o motor, mas não dê a partida;
- Pise na embreagem e engate a 2ª marcha;
- Quando o carro pegar um bom impulso, solte a embreagem, pise no acelerador e tente dar a partida;
- Se o motor funcionar, mantenha o pé no acelerador e siga o caminho, evitando parar na sequência para que o carro não morra.
Isso deve ser suficiente para resolver a situação momentaneamente e chegar à oficina mecânica mais próxima. Caso não consiga realizar o procedimento após algumas tentativas, o melhor é não insistir e ligar para um profissional especializado.
Vale ressaltar ainda que o carro deve estar em uma pista reta para minimizar eventuais danos às peças do motor.
Ah, e se o seu carro for automático, não tente fazer o motor pegar no tranco. Em modelos com esse tipo de câmbio, a chance da correia dentada se partir no processo é maior.
Agora que você já sabe como dar tranco no carro, siga a leitura para entender o porquê isso não deve ser feito com frequência.

Saber como dar tranco no carro minimiza danos ao motor.
Consequências de dar tranco no carro
Como dar tranco no carro não é recomendado, detalhamos aqui os motivos além de problemas com a correia dentada. Para começar, pode haver danos não apenas no sistema mecânico, mas também em componentes elétricos.
Isso porque existe a possibilidade de uma sobrecarga na bateria, o que afeta o motor de arranque e peças responsáveis pela iluminação.
Já na parte mecânica, há riscos na injeção de combustível, com uma quantidade maior sendo direcionada ao catalisador, aumentando a emissão de gases poluentes.
Por fim, até mesmo os componentes do sistema de transmissão se desgastam mais, como a embreagem.
Dica para evitar tranco no carro
Se forçar o funcionamento do motor não é o ideal, como evitar dar tranco no carro? Bom, não existe outro caminho que não seja respeitar os prazos de manutenção preventiva.
Um carro bem cuidado dificilmente deixa seu motorista e passageiros na mão. Por isso, monitore o estado do motor e componentes elétricos com frequência, especialmente quando o veículo for submetido a situações adversas, como calor excessivo e tráfego em vias alagadas.
Sempre que notar algum desgaste, procure a oficina mecânica de sua confiança e solicite uma verificação mais detalhada.
E se nem tiver carro ainda, mas quiser comprar um com manutenção em dia e procedência garantida, conte com a Unidas Seminovos!
Nossos especialistas capricham na checagem de todos os componentes para você ter a melhor experiência no trânsito.
Ainda oferecemos o serviço de garantia estendida, com uma rede de oficinas credenciadas para te atender. Afinal, quando se trata de cuidar do seu carro, não dá pra arriscar, né?
Quer saber mais sobre os benefícios que oferecemos? Acesse nosso site!
