Created with Snap
dirigir na chuva

Dirigir na chuva: 6 dicas para uma direção mais segura

Dirigir um veículo na chuva requer muita atenção, já que os cuidados precisam ser redobrados. Isso porque muitas situações inesperadas podem ocorrer, como trechos alagados, péssima visibilidade e obstáculos submersos que provocam acidentes.

De fato, na chuva, a visibilidade do condutor é sensivelmente reduzida. Primeiro porque os vidros devem ficar quase que inteiramente fechados, e depois porque, a própria água escorrendo, apesar dos limpadores de para-brisa estarem acionados, atrapalha a visão do motorista.

Outro receio de alguns motoristas está relacionado ao alagamento que a chuva provoca. Na verdade, você não sabe por onde está passando – pode haver um buraco, entre outras coisas. Ou seja, manter-se atento a esses fatores de risco e evitar dirigir em caso de chuva muito forte é a melhor medida.

Neste artigo, vamos citar as principais situações de risco e dar algumas dicas de como dirigir na chuva de forma segura. Confira!

O que fazer diante de fortes chuvas?

Quando nos vemos diante de um temporal, a primeira coisa que nos vêm à mente são as enchentes. Por isso, o correto a fazer é se manter em um local seguro e esperar a chuva parar ou, pelo menos, estiar.

No entanto, se você já estiver no meio de uma chuva forte e observar que o nível de água passou da metade das rodas, evite atravessar a via alagada, pois, na maioria dos casos, os carros não têm força suficiente para encarar uma grande quantidade de água.

Contudo, existem casos em que a chuva, apesar de forte, não ultrapassou a metade das rodas. Se você decidir seguir em frente, vá, mas sem trocar a marcha. O ideal é que o carro esteja engatado na primeira ou na segunda, mantendo, dessa forma, a força do veículo.

Por outro lado, se o carro morrer, não dê partida novamente. Se isso ocorrer, a água certamente entrará no motor, causando sérios problemas.

Quais são os principais riscos de dirigir na chuva?

Quando começa a chover, é comum que o asfalto fique muito escorregadio devido ao acúmulo de água, assim como todo o tipo de sujeira e óleo que se espalham. Nesse momento, o motorista deve ficar alerta, visto que isso pode provocar sérias derrapagens e até a perda do controle do carro.

A má visibilidade é outro fator que merece atenção, pois a tendência é que, quando a chuva vem forte, as janelas sejam fechadas e os vidros comecem a embaçar. Por isso, em momentos de chuva, seja qual for a sua intensidade, o melhor a fazer é reduzir a velocidade do carro e manter uma boa distância do veículo que vai à frente.

Por fim, vamos falar sobre o fenômeno chamado aquaplanagem, que ocorre quando o carro perde o contato com o solo, ficando sobre uma lâmina d’água que faz com que ele perca o controle, derrapando. Ao notar que o carro está perdendo o controle devido à aquaplanagem, o que se deve fazer é ter calma, mantendo as duas mãos no volante, tirar o pé do acelerador, não pisar no freio e não virar a direção.

Para evitar que isso ocorra, recomenda-se manter os pneus e os freios em excelente estado por meio de manutenções frequentes.

dirigir na chuva

As 6 principais dicas para uma direção mais segura na chuva

A estatística é clara ao comprovar que os acidentes ocorrem em números maiores quando há chuvas. No entanto, muitos deles poderiam ser evitados se todos se conscientizassem dos cuidados que devem existir nesses períodos.

Sendo assim, toda atenção é pouca, principalmente porque alguns acidentes podem ser fatais. Por isso, vamos dar algumas dicas importantes para tornar esses períodos chuvosos mais seguros. Confira!

1. Mantenha uma distância segura dos carros da frente

Trata-se de uma orientação que não vale apenas para dias mais chuvosos, mas sempre que você estiver ao volante. Evitar ficar próximo do carro que vai à frente previne acidentes em casos de freadas bruscas, responsáveis por muitas colisões.

2. Opte pelo farol baixo

O farol baixo ajuda bastante a visualizar a pista, sobretudo em casos de neblina. Além disso, é um fator que contribui para a segurança na estrada de outros motoristas, principalmente porque o farol alto atrapalha muito a visão dos demais condutores.

O farol baixo possibilita a visualização dos outros carros com melhor nitidez, principalmente em casos de pistas de mão dupla.

3. Fique atento aos pneus

Como já comentamos neste conteúdo, a aquaplanagem, que ocorre em casos de chuva, faz com que o condutor perca o controle do carro. O fato é que se forma uma camada de água sobre o asfalto e o automóvel perde o contato com a pista.

Como prevenção, o melhor a fazer é manter os pneus sempre em boas condições e calibrados de acordo com as recomendações do manual do veículo. Além disso, dirigir devagar faz com que, em caso de descontrole do carro, haja tempo hábil para contornar a situação sem que haja maiores consequências.

4. Mantenha sempre as duas mãos no volante

Essa é uma dica que, na verdade, todo condutor conhece e sabe a sua importância. Contudo, é sempre bom reforçar que manter as duas mãos no volante enquanto você dirige garante um controle maior do carro em qualquer situação inesperada que possa surgir, como desviar de um buraco ou mesmo de um animal — o que pode ocorrer tanto na estrada quanto em vias urbanas.

Daí a importância de esquecer o celular enquanto dirige. Aliás, trata-se de um grande causador de acidentes, além de acarretar multa de trânsito. O dispositivo interfere na atenção do condutor, além de forçá-lo a usar apenas uma mão no volante do carro. Se for algo urgente, pare o carro em um local seguro e atenda a ligação.

5. Tenha cuidado ao frear

Frear bruscamente em dias normais já é um risco, imagina em dias de chuva? Certamente, o perigo é muito maior. Se estiver em uma região com aquaplanagem, então, o problema se torna ainda pior, pois uma freada brusca pode causar um total descontrole do veículo.

Por isso, o ideal é conduzir o carro sempre com calma, independentemente das condições meteorológicas. Assim é possível frear com tranquilidade diante de situações inesperadas.

6. Cuide para que os vidros embaçados não atrapalhem a direção

Ao notar que os vidros estão embaçando, ligue o ar-condicionado ou, se preferir, passe uma flanela na parte interna dos vidros. Vale lembrar que, sempre que você fizer a manutenção do carro, é importante avaliar os limpadores de para-brisa, visto que eles são fundamentais em dias chuvosos, facilitando bastante a visualização do condutor.

Como você pôde conferir no conteúdo, dirigir na chuva com cuidado tem a ver com os preceitos de praticar uma direção segura. Siga nossas dicas e garanta tranquilidade nos seus trajetos!

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de mais acesso às nossas publicações, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. E até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: