Saiba as Principais Diferenças Entre a Direção Hidráulica E a Elétrica
Uma das primeiras grandes revoluções em relação ao comando do carro foi a direção hidráulica. Então, há alguns anos, surgiu a direção elétrica, ainda mais precisa e pedindo menos força do que a hidráulica para ser comandada. Mas afinal, qual a diferença entre direção hidráulica e elétrica?
As duas parecem boas opções, e existem veículos, até entre os mais recentes, que apostam na direção hidráulica. No entanto, elas podem mudar muito a maneira de o motorista conduzir.
Qual a diferença entre direção hidráulica e elétrica? Existe alguma mais vantajosa?
Para entender a diferença entre direção hidráulica e elétrica, é importante atentar-se, principalmente, às distinções estruturais existentes entre os sistemas:
Direção hidráulica
A direção hidráulica funciona a partir de uma bomba hidráulica que, conectada ao motor a partir de uma correia auxiliar, pressuriza o fluido que circula dentro da caixa de direção. Esse processo movimenta um pistão, o que resulta em uma redução de até 80% na força aplicada pelo motorista (em relação à direção mecânica comum).
Direção elétrica
O processo da direção elétrica é um pouco diferente. Enquanto a direção hidráulica “rouba” até três cavalos de potência do veículo para movimentar a bomba, o sistema elétrico é um pouco menos complexo. Seu funcionamento ocorre a partir de um pequeno motor elétrico independente, que pode estar presente na coluna da direção, na barra ou na cremalheira.
Esse motor é ativado assim que recebe sinais de movimento do volante, que são transferidos por meio de sensores. A força do motor varia dependendo da velocidade do carro. Em manobras, por exemplo, ele busca reduzir ao máximo o esforço realizado pelo motorista, e trabalha menos em alta velocidade.
Por não precisar retirar potência do motor, a direção elétrica é uma boa opção para os carros de menor potência.
Qual é melhor?
É difícil apontar uma das opções como a mais vantajosa, mas algumas diferenças na forma e no sentimento de conduzir podem te ajudar a decidir.
Primeiramente, pelo motor elétrico ser pequeno, ou seja, não apresentar uma potência muito expressiva, ele funciona melhor em compactos, embora alguns veículos maiores já se valham da assistência elétrica, como a Chevrolet S10.
Os entusiastas mais conservadores apontam ainda outra distinção: o “feedback”, que nada mais é do que o ato de sentir a pista no volante durante a condução. Em tese, a direção elétrica, por ter uma assistência realmente grande para o motorista, deixa a sensação de dirigir artificial demais, devido à falta do mencionado “feedback”.
No entanto, a direção elétrica ainda faz com que o motorista precise se esforçar menos para conduzir o carro. Alguns veículos trazem também um sistema que permite a possibilidade de deixar a direção mais pesada em altas velocidades.
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Olá tudo bem?
Discordo quanto a elétrica ser mais leve.
Ela luta contra os braços do motorista pra alinhar o carro e manter em linha reta.
Elétrica progressiva então nem se fala.
Pra conduzir um veículo, a gt faz pequenos movimentos despercebidos pra mante-lo alinhado pq além das pequenas imperfeições das vias. O carro não enxerga a estrada e mante-lo em seu destino na pista cabe a gente. Pneus, suspensão rodas, alinhamento em ordem já se encarregam disso, mesmo em direção mecânica. Não precisa ter mais um motor brigando pra deixar as rodas em linha reta.
Isso deixa mais pesado que o hidráulico pra dirigir. ACOOORDA ENGENHEIROS!!
OBS. Digo isso pq tenho um onix zero 22/22 com dir. eétrica.
PARABÉNS PELA ÓTIMA EXPLICAÇÃO , MUITO OBJETIVA E SEM RODEIOS , FÁCIL DE QUALQUER PESSOA ENTENDER … GOSTEI .