Created with Snap

Como dirigir na enchente e proteger seu carro?

Dirigir na enchente é um desafio que não vale a pena enfrentar, mas todo motorista deve estar preparado para imprevistos. 

Se uma forte chuva e áreas alagadas atravessarem seu caminho, mantenha a calma e saiba que algumas práticas ajudam a proteger o veículo e chegar ao destino com segurança. 

No artigo de hoje, trazemos dicas para evitar acidentes e despesas quando você passar por essa situação. Confira!  

 

Os perigos de dirigir na enchente 

Antes de mais nada, é importante entender os riscos de dirigir na enchente. Quando uma via está alagada, fica difícil identificar a presença de buracos e objetos cortantes no caminho. 

Além disso, correntezas fortes o suficiente para arrastar um carro podem se formar abaixo da camada superior da água. 

Sem contar que partes fundamentais do veículo, como peças do motor e componentes elétricos são sensíveis ao contato com água contaminada.  

Por todos esses motivos, é recomendado que os motoristas nunca passem por áreas alagadas. Em épocas de fortes chuvas, vale redobrar a atenção e pensar em rotas alternativas antes de sair de casa. 

Um bom planejamento para se livrar de alagamentos pode até ser chato de fazer, mas compensa quando pensamos nas consequências que essa situação traz para o carro e o condutor. Afinal, dirigir na enchente não é das situações mais agradáveis. 

Caso seja pego de surpresa e acabe se deparando com uma enchente, siga as dicas do próximo tópico e garanta uma condução muito mais segura! 

 

Dicas para dirigir na enchente 

Se dirigir na enchente for inevitável, tome algumas medidas antes mesmo de entrar com o carro na água, conforme detalhado a seguir:  

 

Observe os carros que já estão na água 

O risco de dirigir na enchente aumenta quando o nível da água ultrapassa a metade das rodas. Por isso, antes de entrar na área alagada, tente observar outros veículos com altura similar ao seu que já estejam passando pelo local. 

Se a água estiver mais alta do que a metade da roda, o melhor a se fazer é recuar e esperar em uma via ou estabelecimento seguro. Depois de um dia cansativo de trabalho, tudo o que queremos é chegar em casa, mas a segurança vem sempre em primeiro lugar!   

 

Dirigir na enchente é menos arriscado com nível da água abaixo da metade da roda.

 

Use marcha reduzida 

Se for possível passar pela área alagada, faça isso cuidadosamente. Entre devagar e com a marcha reduzida, preferencialmente na primeira. 

Já na água, mantenha uma velocidade constante e não troque de marcha. O importante aqui é evitar ao máximo parar no meio do alagamento ou deixar o carro morrer. 

Porém, caso o motor apague, não tente ligá-lo novamente. Isso pode causar um calço hidráulico, já que a tendência é que o carro “puxe” água para dentro nesse processo. 

Em vez disso, chame um guincho e aguarde pela remoção segura do veículo, indo direto para a oficina mecânica de sua confiança. 

 

Dirija no meio da pista 

Normalmente, o centro da via é a parte mais alta. Então, tente manter seu carro nessa região para evitar as águas mais profundas nas laterais. 

Sem contar que nas guias é onde estão localizadas as bocas de lobo, por onde a água pode descer com força, provocando correntezas. 

 

Aumente a distância para os demais veículos 

Só de a pista estar molhada, já seria motivo para aumentar a distância em relação aos demais veículos. Ao dirigir na enchente, essa prática se torna ainda mais importante. 

Isso minimiza o risco de colisões e evita que ondas provocadas pela passagem de outros carros atinjam o seu veículo, além de dificultar a visibilidade.  

 

O que fazer depois de enfrentar um alagamento? 

Mesmo que dirigir na enchente não provoque danos aparentes ao seu carro, é imprescindível fazer uma visita à oficina mecânica. 

A checagem deve incluir todos os componentes de sistemas mecânicos e elétricos, além de itens ligados à circulação de ar no carro. 

É bem provável que seja necessária a troca de óleo e filtros, evitando contaminações trazidas pela água da enchente. Por fim, também se recomenda lavar o interior e exterior do veículo. 

 

Gostou das nossas dicas? Aqui no blog da Unidas Seminovos tem muitos outros artigos sobre o mundo automotivo. Não perca!  

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: