Created with Snap
10 Dicas de como economizar combustível

10 Dicas de como economizar combustível

Para quem tem carro, economia é sempre uma preocupação. Veja essas dicas infalíveis de como você pode economizar combustível.

Se você é proprietário de um veículo, já deve estar ciente de como o gasto com combustível pode pesar no seu bolso, principalmente para quem usa o carro para trabalhar e precisa enfrentar trânsitos ou viajar com frequência. Afinal, desde que o preço do combustível passou a mudar com tanta frequência, passamos a ficar reféns desses preços, não é mesmo?

Mas quer uma boa notícia? Economizar combustível pode ser mais fácil do que você imagina, basta adotar as práticas corretas no seu modo de dirigir. E se você tiver um carro que naturalmente consome menos que a maioria dos modelos do mercado, aí é que você tem mesmo a faca e o queijo na mão para ter uma vida mais econômica.

Então, vamos ver que medidas são essas que você pode adotar? 

10 Dicas de como economizar combustível

Vamos a algumas dicas úteis que irão te ajudar a economizar combustível e, consequentemente, dinheiro.

Dica 1: Mantenha seu veículo em boas condições

Manter o veículo em boas condições é fundamental para economizar combustível. Certifique-se de que seu motor esteja em bom estado, verifique regularmente o nível de óleo, verifique os filtros de ar e substitua as velas conforme necessário.

Dica 2: Verifique a pressão dos pneus

A pressão dos pneus pode afetar significativamente o consumo de combustível do seu veículo. Verifique a pressão dos pneus regularmente e mantenha-a no nível recomendado pelo fabricante do seu veículo.

Dica 3: Evite acelerar ou frear bruscamente

Acelerar ou frear bruscamente pode reduzir significativamente a eficiência do combustível do seu veículo. Tente dirigir de forma suave e constante.

Dica 4: Use o ar-condicionado com moderação

Usar o ar-condicionado frequentemente também pode aumentar seu consumo de combustível. Use-o com moderação, especialmente em estradas onde você pode optar por abrir as janelas.

Dica 5: Planeje suas viagens com antecedência

Planeje suas viagens com antecedência para evitar congestionamentos e rotas mais longas. Além disso, é possível verificar e corrigir a pressão dos pneus, fazendo a calibragem. 

Dica 6: Não carregue peso desnecessário

O peso desnecessário pode aumentar o consumo de combustível do seu veículo. Remova tudo o que não precisa do porta-malas ou da cabine do seu veículo.

Dica 7: Use combustível de qualidade

Usar combustível de qualidade pode melhorar a eficiência do combustível do seu veículo. Certifique-se de usar combustível de qualidade e evite usar combustível adulterado ou de baixa qualidade.

Dica 8: Use a marcha certa

Usar a marcha certa em diferentes condições de direção pode melhorar a eficiência do combustível do seu carro. Certifique-se de usar a marcha certa para cada velocidade, estrada ou situação em que você estiver dirigindo.

Dica 9: Desligue o motor quando estiver parado

Desligar o motor do seu veículo quando você estiver parado em um semáforo ou em uma fila pode economizar combustível e reduzir as emissões de CO2.

Dica 10: Considere veículos mais eficientes em combustível

Se você está procurando economizar combustível a longo prazo, considere comprar um veículo mais eficiente em combustível.

E falando em carros mais econômicos, quais seriam os modelos recomendados para quem tem almejado economizar combustível de forma eficiente?

economizar combustível

Melhores modelos de carro para economizar combustível

Se você está buscando economizar combustível e gostaria de trocar seu carro por um modelo mais econômico, saiba que você não precisa abrir mão de um carro de qualidade. Atualmente, há muitos modelos de carros que são econômicos e ainda possuem desempenho e design incríveis. 

Confira 5 modelos de carros para quem quer economizar combustível.

  • Chevrolet Onix LT

O Chevrolet Onix LT é o modelo mais econômico em consumo de combustível da lista. Em primeiro lugar, o motor 1.0 flex do Onix é extremamente eficiente em termos de consumo de combustível. Além disso, o carro tem um sistema de injeção eletrônica de combustível que garante uma melhor performance e, consequentemente, um menor consumo de combustível.

Outro fator importante que contribui para a economia de combustível do Onix MT é o seu peso leve, pois o carro requer menos combustível para se mover, especialmente em comparação com modelos maiores e mais pesados.

  • Fiat Mobi

O Fiat Mobi é um dos carros mais populares no Brasil, não só pelo seu preço acessível, mas especialmente entre aqueles que buscam economia de combustível. Sua economia de consumo é graças ao peso relativamente leve e ao motor 1.0.

Outro fator que contribui para a economia de combustível do Mobi, além da tecnologia que oferece, é o seu design aerodinâmico. Com um formato arredondado e suave, o Mobi enfrenta menos resistência do ar do que alguns de seus concorrentes, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível.

  • Ford Ka

O Ford Ka está entre os modelos mais vendidos no Brasil, não só por sua versatilidade e seu conforto, mas principalmente por sua economia de combustível. O Ka é capaz de oferecer uma excelente performance mesmo consumindo pouquíssimo combustível.

Os recursos tecnológicos presentes na maioria dos modelos do Ford Ka ajudam na economia de combustível. O carro possui um sistema de injeção eletrônica que ajuda a controlar o consumo de combustível em tempo real, adaptando-se às condições de uso e ao estilo de condução do motorista.

  • Fiat Uno

O Fiat Uno também é reconhecido por sua eficiência no consumo de combustível, o que torna esse modelo uma opção popular entre os motoristas que buscam economia. Um dos fatores que contribuem para a economia de combustível do Fiat Uno é seu motor Firefly, disponível a partir dos modelos 2016. Esse motor foi projetado para entregar alto desempenho com baixo consumo de combustível. O motor Firefly é um motor 1.0 de três cilindros que oferece um equilíbrio ideal entre potência e economia de combustível.

  • Hyundai HB20

Uma das razões pela qual o HB20 é econômico é a sua tecnologia embarcada. O motor do carro é equipado com um sistema de injeção eletrônica que garante um melhor aproveitamento do combustível. Além disso, o sistema de transmissão é eficiente, ajudando a reduzir o consumo de combustível.

Pronto! Agora oficialmente você tem todas as informações necessárias para conseguir economizar combustível. Aproveite para ver os modelos disponíveis na Unidas, talvez esse seja o momento de começar a pensar em trocar de carro.

A Unidas é uma das maiores locadoras do Brasil. Conta com mais de 90 mil ativos entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. Também oferece plataforma completa de soluções de gestão e locação de veículos, além de operação com mão de obra especializada. Conta ainda com mais de 200 lojas entre aluguel de carros e venda de seminovos leves e pesados para você ou sua empresa.

Agora que você aprendeu como economizar combustível, escolha seu próximo seminovo com a Unidas!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: