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Fluido de freio sendo inserido em um carro

Saiba tudo sobre fluido de freio e sua importância no carro

O fluido de freio é um componente essencial para os carros, responsável por transferir a força do pedal de frenagem aos demais componentes.  

Essa transferência se dá por meio de um sistema fechado. Ao acionar o pedal do freio, o fluido é liberado para auxiliar na desaceleração.  

O processo envolve também os tambores dos freios, que aplicam pressão nas pastilhas até que o carro pare por completo.  

Neste artigo, você conhecerá tudo sobre o fluido de freio, incluindo seus tipos e quais cuidados tomar com o produto. Vem com a gente!  

  

Para que serve o fluido de freio? 

 

Além de ser fundamental na frenagem, o fluido de freio cumpre outro importante papel, a dissipação da temperatura. Durante a desaceleração, ocorre uma conversão da energia cinética em calor.  

Sem o líquido, os componentes do sistema de freio sofreriam um superaquecimento. Peças como pinças e cilindros, por exemplo, teriam que ser trocadas frequentemente.  

O fluido ainda atua como inibidor de corrosão, protegendo contra o acúmulo de ferrugem. Além disso, lubrifica as vedações e demais coberturas de borracha, para que não sequem, quebrem e vazem.  

 

Compartimento de fluido de freio

Fluido de freio cumpre importantes funções nos carros.

   

Quando o fluido de freio deve ser trocado? 

 

A troca do fluido de freio deve ser feita sempre no prazo recomendado pelo fabricante do veículo. No entanto, vale a pena se atentar a eventuais desgastes nas peças responsáveis pela frenagem.  

Vazamentos podem ser indícios de que o fluido está contaminado ou absorveu a umidade do ar em excesso. Caso suspeite de algum problema, leve seu carro ao mecânico o mais brevemente possível.  

Outro ponto importante é o armazenamento do líquido. Nunca o retire de sua embalagem original antes do uso, e procure guardá-lo em locais secos e bem ventilados.  

A exposição constante ao calor e umidade afetam as propriedades do fluido, especialmente quando a embalagem não está completamente vedada.  

Por fim, sempre esteja protegido com luvas e roupas que cubram toda a pele ao manusear o produto. O ideal é que apenas especialistas façam sua inserção no veículo.  

 

Quais são as consequências de não trocar o fluido? 

 

Não trocar o fluido de freio nos intervalos recomendados leva a diversas consequências negativas. Além do desgaste prematuro de algumas peças, o risco de acidentes aumenta quando o líquido não cumpre seu papel perfeitamente.  

Isso acontece porque o intervalo de frenagem se estende, e se o motorista não estiver muito atento, pode se confundir. Em condições extremas, o líquido ferve e ocorre uma falha completa do sistema. 

Nesses casos, o valor do reparo certamente será bem maior do que uma simples manutenção preventiva que envolve a troca do fluido.  

 

Tipos de fluido de freio 

 

Os tipos de fluido de freio são regidos por um padrão do Department of Transportation (DOT), bastante conhecido no mercado automotivo.  

O DOT 3 é um dos tipos mais comuns, e amplamente utilizado em veículos de passeio. O seu ponto de ebulição relativamente baixo provoca uma absorção mais frequente de umidade. 

O DOT 4, por sua vez, tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3. Portanto, esse fluido é mais resistente ao calor e à absorção de umidade.

Não por acaso, é usado em sistemas que exigem maior resistência térmica, como o de pick-ups e veículos pesados. 

Já o DOT 5 é um fluido feito de silicone, ainda mais resistente à umidade e com um ponto de ebulição bastante elevado. Por isso, costuma ser aplicado em carros com freios ABS, que exigem uma alta performance na desaceleração. 

Por fim, existe também o DOT 5.1, produzido à base de glicóis. Embora sua nomenclatura lembre a do produto anterior, ambos são bem distintos. 

O fluido DOT 5.1 é mais barato do que o DOT 5 e tem uma eficácia menor em sistemas avançados de frenagem.  

É muito importante utilizar o tipo correto de fluido em seu veículo, seguindo as orientações de fábrica. Além disso, nunca misture diferentes fluidos de freio sem a devida recomendação profissional. 

Essa prática pode causar reações químicas, redução de desempenho e prejuízos financeiros. 

  

Quer saber mais sobre manutenção? Confira também este artigo que fala de gasolina adulterada!  

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