Saiba tudo sobre fluido de freio e sua importância no carro
O fluido de freio é um componente essencial para os carros, responsável por transferir a força do pedal de frenagem aos demais componentes.
Essa transferência se dá por meio de um sistema fechado. Ao acionar o pedal do freio, o fluido é liberado para auxiliar na desaceleração.
O processo envolve também os tambores dos freios, que aplicam pressão nas pastilhas até que o carro pare por completo.
Neste artigo, você conhecerá tudo sobre o fluido de freio, incluindo seus tipos e quais cuidados tomar com o produto. Vem com a gente!
Para que serve o fluido de freio?
Além de ser fundamental na frenagem, o fluido de freio cumpre outro importante papel, a dissipação da temperatura. Durante a desaceleração, ocorre uma conversão da energia cinética em calor.
Sem o líquido, os componentes do sistema de freio sofreriam um superaquecimento. Peças como pinças e cilindros, por exemplo, teriam que ser trocadas frequentemente.
O fluido ainda atua como inibidor de corrosão, protegendo contra o acúmulo de ferrugem. Além disso, lubrifica as vedações e demais coberturas de borracha, para que não sequem, quebrem e vazem.
Quando o fluido de freio deve ser trocado?
A troca do fluido de freio deve ser feita sempre no prazo recomendado pelo fabricante do veículo. No entanto, vale a pena se atentar a eventuais desgastes nas peças responsáveis pela frenagem.
Vazamentos podem ser indícios de que o fluido está contaminado ou absorveu a umidade do ar em excesso. Caso suspeite de algum problema, leve seu carro ao mecânico o mais brevemente possível.
Outro ponto importante é o armazenamento do líquido. Nunca o retire de sua embalagem original antes do uso, e procure guardá-lo em locais secos e bem ventilados.
A exposição constante ao calor e umidade afetam as propriedades do fluido, especialmente quando a embalagem não está completamente vedada.
Por fim, sempre esteja protegido com luvas e roupas que cubram toda a pele ao manusear o produto. O ideal é que apenas especialistas façam sua inserção no veículo.
Quais são as consequências de não trocar o fluido?
Não trocar o fluido de freio nos intervalos recomendados leva a diversas consequências negativas. Além do desgaste prematuro de algumas peças, o risco de acidentes aumenta quando o líquido não cumpre seu papel perfeitamente.
Isso acontece porque o intervalo de frenagem se estende, e se o motorista não estiver muito atento, pode se confundir. Em condições extremas, o líquido ferve e ocorre uma falha completa do sistema.
Nesses casos, o valor do reparo certamente será bem maior do que uma simples manutenção preventiva que envolve a troca do fluido.
Tipos de fluido de freio
Os tipos de fluido de freio são regidos por um padrão do Department of Transportation (DOT), bastante conhecido no mercado automotivo.
O DOT 3 é um dos tipos mais comuns, e amplamente utilizado em veículos de passeio. O seu ponto de ebulição relativamente baixo provoca uma absorção mais frequente de umidade.
O DOT 4, por sua vez, tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3. Portanto, esse fluido é mais resistente ao calor e à absorção de umidade.
Não por acaso, é usado em sistemas que exigem maior resistência térmica, como o de pick-ups e veículos pesados.
Já o DOT 5 é um fluido feito de silicone, ainda mais resistente à umidade e com um ponto de ebulição bastante elevado. Por isso, costuma ser aplicado em carros com freios ABS, que exigem uma alta performance na desaceleração.
Por fim, existe também o DOT 5.1, produzido à base de glicóis. Embora sua nomenclatura lembre a do produto anterior, ambos são bem distintos.
O fluido DOT 5.1 é mais barato do que o DOT 5 e tem uma eficácia menor em sistemas avançados de frenagem.
É muito importante utilizar o tipo correto de fluido em seu veículo, seguindo as orientações de fábrica. Além disso, nunca misture diferentes fluidos de freio sem a devida recomendação profissional.
Essa prática pode causar reações químicas, redução de desempenho e prejuízos financeiros.
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