Gastos com carro: confira os 3 principais
Ter o seu próprio veículo é um grande sonho para muitas pessoas. Afinal, ele dá maior liberdade para ir e vir aonde e quando quiser. Entretanto, antes de chegar em uma concessionária, é preciso avaliar quais os gastos com carro são regulares e saber se vale a pena para você e se consegue mantê-lo.
Confira as principais despesas que terá com seu automóvel e saiba qual é a viabilidade para você!
Quais os maiores gastos com carro?
Engana-se quem pensa que o maior custo de um carro é o preço que se paga no ato da compra. Certo, este é provavelmente um dos maiores gastos com carro, mas é preciso ter em mente que é preciso um investimento contínuo mês a mês para que possa utilizá-lo com tranquilidade.
1. Taxações obrigatórias
Um dos gastos com carro que não dá para fugir é o de taxações. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é estadual e varia de acordo com a região, o modelo e o ano do veículo.
Além disso, também deve ser pago o licenciamento ao Departamento Nacional de Transportes (Denatran), para comprovar que o automóvel está apto para circular.
*O fim do imposto DPVAT foi determinado via medida provisória e pode deixar de ser cobrado no início de 2020.
2. Combustível
Este é um custo recorrente que irá variar de acordo com o combustível usado — álcool ou gasolina —, o seu valor — que pode alterar bastante de um mês ao outro — e o quanto você circula diariamente com o seu veículo.
Caso tenha um carro flex, faça cálculos de consumo para saber qual vale mais a pena.
3. Seguro
Claro que não é um dos gastos com carro obrigatórios, mas é extremamente importante contar com um seguro veicular.
Existem diversos planos que podem caber no seu bolso, sendo este um custo que se converterá em bom retorno caso haja algum acidente, o motor pare de funcionar ou passe por alguma situação difícil que exija algum tipo de reparo ou suporte.
Gastos extras
E os gastos que não podem ser mensurados com facilidade? Mesmo que não consiga calcular exatamente quanto deverá pagar por eles, é importante tê-los em conta na hora de colocar no papel.
Considere a necessidade de estacionamentos, idas ao lava-rápido, manutenções preventivas e eventuais serviços mecânicos. Afinal, muitos imprevistos podem ocorrer e é preciso provisionar recursos para não se dar mal caso algo aconteça.
Entendeu quais são os principais gastos com carro? Então fique ligado e não deixe de ler outros artigos exclusivos aqui no blog da Unidas Seminovos!