Created with Snap
sistema start-stop

Sistema start-stop economiza combustível? Entenda!

O sistema start-stop está cada vez mais presente nos carros, mesmo em modelos populares. A tecnologia consiste em desligar o motor automaticamente assim que o veículo para, e voltar a ligar quando o motorista dá o comando para acelerar novamente. 

Embora não tenha caído nas graças de todos os apaixonados por carros, esse sistema é muito útil em grandes cidades, repletas de semáforos e trânsito intenso.  

Neste artigo, a gente mostra como o sistema start-stop funciona e se realmente economiza combustível. Boa leitura!  

 

Como o sistema start-stop funciona? 

O funcionamento do sistema start-stop é totalmente automatizado e integrado à central eletrônica do veículo.  

Assim que o motorista para o carro, o sistema analisa fatores como a temperatura do motor, a carga da bateria e o uso de equipamentos eletrônicos para definir se pode entrar em operação de forma segura. 

No entanto, o desligamento do motor também depende de algumas ações do motorista, que variam conforme o tipo de câmbio do carro.  

Em modelos automáticos, basta que o veículo esteja parado e o pedal do freio acionado. O religamento do motor acontece quando o motorista libera o freio. 

Já nos carros manuais, o motor desliga se o câmbio estiver em ponto morto (neutro), com o pedal da embreagem livre.   

Por sua vez, o religamento acontece assim que a embreagem é acionada e o motorista engata uma marcha.   

Na prática, esse processo costuma reduzir o consumo de combustível entre 5% e 10%. Porém, a economia também depende de como o motorista conduz o veículo. 

Agora que você já sabe como o sistema start-stop funciona, bora descobrir uma de suas maiores curiosidades. É bem provável que a maioria dos motoristas veja essa tecnologia como algo recente, mas na verdade, já existia desde a década de 70! 

No entanto, sua maior evolução aconteceu nos anos 90, com o surgimento de sistemas de alimentação e gerenciamento de motores mais confiáveis.  

Quanto maior o avanço da indústria automotiva, mais fácil ficou a popularização do sistema start-stop ao longo dos anos.    

 

Mais benefícios do sistema start-stop  

Além de economizar combustível, o sistema start-stop oferece outros importantes benefícios, conforme destacamos abaixo:  

 

  • Menor emissão de poluentes: com o motor desligado em paradas pontuais, o carro deixa de emitir gases poluentes. Uma ótima escolha para quem busca adotar hábitos mais sustentáveis;  
  • Redução de vibrações e ruídos nas paradas: o sistema start-stop também torna o veículo mais silencioso e estável ao desligar o motor, trazendo conforto para motoristas e passageiros. 

 

Mesmo com essas vantagens, o sistema start-stop ainda enfrenta uma desconfiança: a durabilidade dos demais componentes do carro com o liga e desliga constante do motor.  

No próximo tópico, abordaremos se esse é um fator de preocupação ou não passa de um mito. Confira!  

 

sistema start-stop

Sistema start-stop em operação.

 

O start-stop prejudica outros componentes? 

Indo direto ao ponto, o sistema start-stop não prejudica outros componentes. E a razão para isso é mais simples do que parece.  

Os engenheiros automotivos dimensionam a bateria e peças ligadas ao sistema para suportarem a maior frequência de ligação e desligamento do motor.    

A bateria, por exemplo, precisa ser mais robusta quando comparada à de carros que não possuem essa tecnologia.  

 

É possível instalar o start-stop em qualquer carro? 

Embora existam kits no mercado que prometem adicionar a função start-stop a veículos que não vêm com a tecnologia de fábrica, as montadoras desaconselham a solicitação desse serviço. 

Isso porque o sistema exige uma série de ajustes e componentes específicos, como bateria de maior capacidade e motor de partida reforçado, além de integração com a central eletrônica do carro.  

Portanto, se você deseja ter essa tecnologia, o mais indicado é optar por um veículo que já traga o start-stop de fábrica. Assim, fica tranquilo e evita dores de cabeça futuras… 

A seguir, mostramos opções de carros de diferentes fabricantes que contam com o sistema start-stop. 

 

Carros com o sistema start-stop 

Confira modelos com sistema start-stop perfeitos para o dia a dia ou aquela viagem em família! 

 

  • Fiat Argo: hatch com a cara das grandes cidades, graças ao seu design elegante. É uma excelente opção para quem deseja unir tecnologia e baixo consumo de combustível; 
  • Renault Sandero: em sua versão Expression 1.6, o Renault Sandero também apresenta o sistema start-stop, além de se destacar por um bom espaço interno comparado a alguns concorrentes; 
  • Jeep Renegade: SUV que topa qualquer aventura, o Jeep Renegade alia robustez e sistemas de segurança avançados. Se a sua praia é o off-road, esse carro se apresenta como uma ótima escolha; 

 

Vale ressaltar que cada modelo entre os carros citados pode variar em relação às tecnologias oferecidas. Antes de fechar negócio, sempre é recomendado consultar um vendedor.  

 

Quer encontrar todos esses carros e muitos outros em um só lugar? Acesse nosso site e adquira o seminovo dos seus sonhos com o melhor custo-benefício!  

seminovos_unidas2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: