Created with Snap
como escolher um carro

Veja 6 dicas valiosas de como escolher um carro ideal

Você sabe como escolher um carro ideal? O fato é que a compra de um veículo não é tão simples quanto parece. Trata-se de uma decisão que requer o comprometimento de boa parte do seu orçamento mensal e envolve algumas ponderações importantes que devem ser bem analisadas.

A princípio, você deverá avaliar o que espera de um carro e quais são suas principais necessidades, como tamanho, para quantas pessoas vai se destinar, qual será a rotina de uso, etc. Afinal, você ficará um bom tempo com ele e, por isso, deve tomar a melhor decisão possível.

Diante disso, resolvemos enumerar algumas dicas bem importantes quando o assunto é como escolher um carro. Fique conosco e confira!

1. Considere o seu orçamento 

Antes de se deixar levar pelos atributos do carro que você acabou de ver na revendedora e que, geralmente, são muito atraentes, pense no seu orçamento. Os vendedores querem negociar e escolhem modelos com muito conforto, tecnologia e preços bem altos.

Sim, por existirem modelos irresistíveis, no entanto, é que você deve pensar, em primeiro lugar, na finalidade do uso do carro, evitando empolgações. Logicamente, dentro disso, deve ter em mente o que você poderá assumir em matéria de condições e preços oferecidos pelo local.

Então, para começar, deixe bem claro os seus objetivos para que você não perca tempo. Não escolha, basicamente, pelo preço, mas pelo que você espera do carro. É importante, porém, se manter firme às suas condições.

2. Saiba quantas pessoas usarão o veículo

Se o carro que você deseja comprar será para atender a somente duas pessoas, não será necessário investir em modelos mais robustos e pesados que, no fim das contas, são grandes consumidores de combustível. Esses modelos são mais indicados para famílias maiores.

Leia também:  Qual Melhor Carro Seminovo? Acerte na Compra!

Saber o número de pessoas usarão o veículo conduzirá a compra, evitando a perda de tempo ao avaliar modelos que não tenham a ver com as suas necessidades. Por isso, vá à loja com isso em mente e garanta uma compra mais acertada.

3. Preveja a rotina de uso

Qual é o seu objetivo na compra do carro? Você vai usá-lo apenas para fazer pequenos trajetos pela cidade ou pretende viajar para lugares variados? Ou ainda fazer os dois? Ao comprar um veículo, você deve ter essas questões bem definidas.

Se sua necessidade é para o uso urbano, como ir e vir do trabalho e levar as crianças para a escola, por exemplo, o ideal é investir em um modelo que atenda a essas finalidades, que pode ser uma versão mais simples e econômica. Neste caso, o hatch pode ser uma boa escolha.

Contudo, se você é do tipo que, além de ter um carro que sirva à família nas principais necessidades, adora pegar uma estrada, sua decisão deve ser por um modelo mais robusto e espaçoso, com uma boa potência e que garanta conforto nas viagens. Nesse caso, talvez um SUV seja uma solução mais equilibrada.

como escolher um carro

4. Busque qualidade 

Muitas vezes, devido à busca pelo bom preço, damos preferência a modelos mais simples, que oferecem bem menos em termos de conforto e acessórios. Na verdade, se você tem que se manter no orçamento, esses itens devem ser pesados para saber se realmente compensa pagar um valor a mais por eles.

Você não precisa abrir mão da qualidade, pois alguns itens podem ser inclusos após a compra e com o tempo. Por exemplo, vidros elétricos nas quatro portas são uma melhoria que você pode fazer mais adiante e, dessa forma, valorizar o seu carro.

Leia também:  5 dicas de como transportar crianças no carro com segurança

Outros produtos que também agregam conforto e valor aos veículos e que podem ser inclusos após a compra são alarmes, rádios, computadores de bordo, entre outros. Por isso, ao escolher o carro, pense na qualidade que ele apresenta e tudo que pode ser incluído após a compra.

Além da aparência, lembre-se também de que um carro de qualidade deve ter um bom desempenho e trazer poucos aborrecimentos relacionados à manutenção. Esses aspectos proporcionam muita tranquilidade.

5. Considere o valor de revenda

Na hora da compra de um carro, alguns fatores devem nos fazer pensar sobre o valor da revenda. Isso porque, provavelmente, você não ficará com o veículo por toda a vida. Com o tempo, alguns problemas começam a surgir relacionados à manutenção e trocar de modelo é sempre a melhor medida.

Por isso, no momento da compra, você deve considerar a revenda no futuro e obter informações sobre tudo que envolve essa questão, como a depreciação do veículo por ano e a situação do modelo no mercado atual. Dessa forma, você entenderá melhor se a compra de determinado modelo pode ser vantajosa para uma revenda no curto e médio prazo.

6. Procure uma boa revendedora

Na hora de escolher a revendedora para a compra do seu carro, busque sempre um local com boas referências e com ótimas avaliações, já que você vai investir uma boa parte do seu orçamento na negociação desse veículo.

O que deve ficar claro, porém, é que quem tem um nome a zelar faz tudo para agradar ao seu cliente — afinal, a loja depende da manutenção de sua boa reputação para se manter forte nesse mercado tão competitivo. Diante disso, obter referências com amigos e parentes que tenham adquirido recentemente algum veículo é também uma boa forma de garantir a compra em locais idôneos e confiáveis.

Leia também:  Como Polir Lanterna de Carro em Casa?

Quais as vantagens de optar por um seminovo?

Agora que você já conhece o que deve priorizar na hora da escolha de seu carro, é importante saber que optar pela aquisição de um seminovo é uma alternativa recheada de vantagens. Confira as principais:

  • Valor de compra mais atrativo: o valor do carro não sofre depreciação, como acontece com o 0km. Por isso, significa uma boa economia, principalmente se ele foi pouco usado;
  • Permanência da garantia: além dos três meses da loja, alguns modelos ainda mantêm a proteção de fábrica — alguns dão garantia de até cinco anos;
  • Melhores modelos e acessórios: pela depreciação que ocorre após a primeira compra, os seminovos saem em vantagem, pois muitos modelos bem equipados se tornam muito mais acessíveis;
  • Maior capacidade de negociação: pelo grande número de ofertas, é possível conseguir preços mais amigáveis;

E muito mais!

Agora que você já sabe como escolher um carro ideal, fique atento a esses pontos e garanta um excelente negócio!

Gostou deste post? Compartilhe-o nas suas redes sociais e garanta que seus amigos também conheçam essas boas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados