Created with Snap
Importância de escolher veículos com procedência ao comprar um seminovo

Importância de veículos com procedência ao comprar um seminovo

A experiência de comprar um carro usado (seminovo) pode ser um momento cheio de incertezas para muitos. Afinal, a grande preocupação é garantir uma compra segura e sem prejuízos.

A importância da procedência é tão necessária, que no mês de abril de 2023 o estado do Pará aprovou uma lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), que determina que as revendedoras precisam informar a procedência dos veículos para venda.

Essa medida foi regulamentada para auxiliar os consumidores a fazerem compras seguras e terem mais consciência na hora de escolher o veículo ideal.

Continue sua leitura e descubra como escolher um carro com procedência e acertar na compra.

Entendendo a procedência de um veículo:

Para começar, precisamos entender o que significa um veículo com procedência. A definição desse conceito é um carro que possui um histórico com todas as informações da sua trajetória. Ou seja, nesse histórico estão reunidos todos os processos desse veículo, desde manutenção, propriedade, danos, multas, ocorrências, etc. Ao optar por um carro com procedência, você tem clareza sobre todos os detalhes para seguir com a compra de forma segura. 

Como saber a procedência do veículo?

Você entendeu o que é a procedência de um veículo, agora vai aprender como saber a procedência do carro.

E para isso existem algumas etapas importantes, confira!

1. RENAVAM

Iniciei pela consulta do RENAVAM, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Com esse documento é possível acessar o histórico do veículo, incluindo informações sobre multas, sinistros, recall, entre outros processos já realizados no veículo.

2. DOCUMENTAÇÃO

Verifique os documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV). Esses documentos contêm informações cruciais, como o número do chassi, que podem ser comparadas com as registradas no RENAVAM para garantir a autenticidade do veículo.

3. VISTORIA CAUTELAR

Nessa etapa é importante considerar o auxílio de uma empresa especializada em vistoria cautelar. Pois, exige uma avaliação e análise minuciosa do veículo. São verificados o estado de conservação do veículo, originalidade das peças e identificação do veículo.
Aqui na Unidas Seminovos, todos os veículos já saem da loja com todas as etapas cumpridas para sua segurança.

Fatores que determinam a procedência de um veículo

Até aqui você já notou a diferença e a importância de escolher veículos com procedência. E não é só isso, outros fatores também determinam a qualidade e a segurança do carro, Veja quai são:

Histórico de Manutenção

Lembre-se que um veículo com procedência deverá ter um histórico de manutenção detalhado, isso inclui revisões, reparos e substituições de peças ao longo dos anos.

Histórico de Acidentes

Aqui será analisado se o carro sofreu acidentes, qual o tipo e extensão de danos e como os reparos foram realizados. 

Chassi e Motor

A verificação do chassi e motor também é um fator importante para definir a procedência do veículo. Nessa análise são observados as condições, adulterações, remoções de peças, troca do motor, além de indicar furtos ou problemas mecânicos. 

Saber a procedência do veículo é uma forma segura de adquirir seu carro com tranquilidade e segurança. Seguindo essas etapas, você evita dor de cabeça e garante  mais proteção na sua compra.

veículos com procedência

Benefícios de comprar um carro com procedência

Investir em um veículo com procedência traz diversas vantagens, como:

Garantia

Você terá a garantia de um histórico confiável do veículo reduzindo o risco de problemas mecânicos recorrentes.

Segurança

Ao escolher um veículo com procedência, você pode ter mais confiança na qualidade e segurança do carro.

Investimento

Além da garantia e segurança, outro benefício é recuperar parte do valor investido com a revenda do veículo. Pois, veículos com procedência são mais seguros e têm maior valor de revenda.

Depois de aprender quais são  os fatores que influenciam na procedência do veículo, vamos deixar um check list para você usar na hora de saber identificar um veículo com procedência durante uma compra. 

Você precisa:

✔ Solicitar a documentação completa do veículo, incluindo o CRLV, CRV e nota fiscal;

✔ Perguntar se o carro tem um histórico de manutenção detalhado, que inclua revisões, reparos e substituições de peças;

✔ Realizar uma verificação do chassi e do motor para detectar adulterações ou trocas de peças;

✔ Se possível, fazer um test drive para avaliar o desempenho do carro e detectar quaisquer problemas mecânicos;

✔ Verificar se o preço do carro está de acordo com o mercado.

Encontre veículos com procedência na Unidas Seminovos 

Ao comprar um carro usado, a escolha de veículos com procedência é crucial para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários. Verificar a procedência do veículo por meio do RENAVAM, documentação e vistorias cautelares ajudará você a tomar a decisão certa.

Lembre-se de considerar o histórico de manutenção, histórico de acidentes e realizar verificações minuciosas do chassi e motor. Ao investir em um carro com procedência, você terá mais confiança na qualidade, segurança e valorização do veículo.

Na sua procura pelo carro ideal, conte com a nossa ajuda!

Oferecemos serviços completos para compra de carros seminovos com procedência e garantia. Além disso, estamos presente em todas as regiões do Brasil levando uma experiência incrível para nossos clientes.

Consulte nossas condições e aproveite para comprar veículos com procedência. 

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: