Created with Snap

6 dicas para escolher um carro seminovo

Com os altos preços na venda de veículos 0 Km, na hora de escolher um carro muitas pessoas estão percebendo as vantagens dos veículos seminovos. Por melhores preços, é possível encontrar opções bem equipadas, com baixa quilometragem e mais potência no motor.

Mas essa oportunidade também requer muita atenção aos detalhes e cuidados especiais para evitar surpresas na compra. Por isso, preparamos 5 dicas para que você saiba como escolher um carro seminovo e fazer sempre um bom negócio. Veja só:

1) Escolha uma loja de confiança

O mais importante na hora de escolher um carro seminovo é a sua procedência. A maior variedade de modelos e de opções para pagamento e financiamento estão nas lojas de seminovos, por isso a preferência dos clientes para ganhar praticidade e agilidade no momento desta compra.

Sendo assim, o primeiro passo para fazer um bom negócio é a escolha de uma loja de confiança, que seja bem recomendada e que seja uma empresa séria, reconhecida no mercado. Peça indicações para os seus amigos e procure saber mais sobre cada empresa para eliminar aquelas que você não pode confiar.

Acertando na escolha da loja, você evita muitos riscos como quilometragem adulterada, veículos “maquiados” (aqueles que têm defeitos disfarçados para não chamar a atenção do cliente), vendedores mal intencionados e muitos outros.

Uma vez que você tenha identificado uma revenda confiável e resolveu fazer uma visita para avaliar os veículos disponíveis, coloque em prática as próximas dicas e garanta a escolha certa do seu próximo carro.

Vamos às verificações indicadas para a escolha do seu seminovo:

2) Verifique a quilometragem

Verifique a quilometragem do carro antes da compra!
Para checar se o carro desejado tem a quilometragem adulterada, olhe primeiro os pneus. Bem cuidado, um jogo pode durar no máximo 40 mil Km. Portanto, se o carro estiver com a borracha muito gasta e o hodômetro estiver marcando 20 ou 30 mil Km, é bem provável que a quilometragem tenha sido adulterada.

Outra dica é dar uma olhada no desgaste de peças como o volante ou a manopla do câmbio. Se as peças estiverem muito lisas e brilhantes, o carro deve ter uma quilometragem alta.

Por fim, confira de perto o estado da placa dianteira. Se ela estiver muito amassada, com pontos de ferrugens e as letras apagadas, certamente o carro já rodou bastante.

3) Avalie o estado da carroceria

Para saber se o carro sofreu alguma avaria grave na carroceria, fique atento às portas, ao capô e ao porta malas. Veja se eles estão se fechando com facilidade, sem precisar bater com força. Passe os dedos nos vãos dessas partes do carro e veja se há diferenças e variações nos espaços entre a porta e a carroceria.

Também é bom olhar a pintura contra o sol. Procure perceber se a cor da tinta é uniforme e se não há pontos de maior aspereza, o que pode indicar reparos que acabam reduzindo.

4) Confira o número do chassi

Você já percebeu que o número do chassi de todos os carros também é gravado no vidro? Pois é!

No caso de carro roubados, muitas vezes o número do chassi acaba sendo adulterado. Confira se os números estão iguais nos vidros e na lataria (geralmente, fica escondida na coluna central, e basta abrir a porta para verificar a marcação).

Observe também se não há sinais aparentes de adulteração, principalmente no formato das letras e numerais, na marcação do número do chassi na lataria.

5) Ouça o motor

Sons estranhos no funcionamento do motor podem indicar problemas mecânicos
Quando você ligar o carro, veja se ele demora muito a “pegar”. Se isso ocorrer, pode indicar uma série de problemas mecânicos no motor, no motor de arranque ou em outras peças do carro.

Com o motor funcionando, abra o capô e identifique se há algum barulho diferente do normal. Um chiado agudo é sinal de que alguma correia está desgastada, mas outros sons estranhos também merecem uma verificação mais cuidadosa.

Veja também se há pontos esbranquiçados no óleo do carro. Se houver, é sinal de que há mistura entre o lubrificante e a água do radiador. Neste caso, não feche negócio.

6) Dê uma volta

Jamais compre um carro sem dar pelo menos uma volta no quarteirão. Observe se o alinhamento está bom, se o carro roda macio, se a direção responde com agilidade.

Confira os engates do câmbio (que não devem fazer barulhos ou “agarrar” a cada troca de marchas) e tente passar em alguma rua irregular para verificar se o acabamento do painel não apresenta folgas, facilmente denunciadas pelos barulhos dentro do veículo.

Faça sempre o test-drive antes de se decidir pela compra!
Se você seguiu todas essas dicas e não encontrou problemas no carro, pode pensar em realmente fechar negócio. Em caso de dúvidas, chame aquele mecânico da sua confiança, pois ele com certeza saberá identificar problemas críticos que podem pesar negativamente na compra.

Siga as nossas dicas para escolher um carro e faça um bom negócio!

Todas as dicas acima são importantes para a hora de comprar o seu próximo carro. Mas ao fazer a escolha certa da loja, você elimina muitos riscos que poderiam surgir tanto no veículo quanto no processo de compra.

Empresas sérias dão todo o suporte para o cliente neste momento, e também prestam um bom serviço de pós-venda, mais um diferencial das boas revendas de seminovos do mercado.

Se você escolher a Unidas Seminovos, vai contar com veículos de excelente estado, com quilometragem verificada por testes confiáveis, mais de 90 lojas em todo o Brasil e vários anos de experiência vendendo seminovos de alta qualidade.

Agora que você sabe como escolher um carro seminovo, aproveite para compartilhar essas dicas com seus contatos nas redes sociais. Afinal de contas, bons amigos compartilham boas dicas! 😉

Se você está à procura do seu próximo carro, clique e veja as melhores ofertas de seminovos da web!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: