Created with Snap

Como conseguir crédito para comprar carro? Descubra agora!

Comprar um automóvel à vista não é uma opção para a maioria dos brasileiros, ainda que seja um veículo seminovo ou usado. Por isso, quem quer trocar de veículo ou conquistar o primeiro carro deve conhecer as formas de conseguir crédito para comprar carro.

Não se trata de uma tarefa das mais fáceis. Especialmente em momentos de retração econômica, as instituições financeiras se tornam mais criteriosas com a concessão de crédito. Isso porque a inadimplência é um risco que costuma se verificar com frequência elevada.

Quer saber mais sobre as formas de conseguir crédito para comprar carro? Selecionamos as principais dicas sobre o tema para você saber o que deve ser feito antes de sair dirigindo o novo ocupante da sua garagem. Confira!

Conseguir um empréstimo ou financiar o veículo?

As duas opções devem ser analisadas por quem está em busca de crédito para comprar carro, sempre com ponderação sobre os prazos para pagamento e as taxas de juros. No entanto, existem outras diferenças entre ambos, como a destinação do crédito.

No caso do empréstimo, o valor concedido pode ser usado para diversas finalidades, como quitar dívidas, comprar uma moto, um carro ou até mesmo uma casa. Também há um aspecto bastante positivo, que é a possibilidade de acessar uma quantia que cobre todo o valor do veículo.

No caso do financiamento, uma vantagem é a existência de condições especiais para o pagamento como um possível fomento para a compra de carros, que pode ser fruto de uma parceria entre a montadora ou concessionária e a instituição financeira, ou mesmo partir de um estímulo governamental.

Se houver algo do tipo no momento da sua compra, certamente será possível fechar um bom negócio, desde que você esteja apto a ter o seu crédito aprovado. Outro benefício é a possibilidade de livrar-se dos juros, caso o financiamento seja feito em curto prazo, geralmente inferior a 2 anos.

Leia também:  Carros para UberX: saiba quais são os modelos mais procurados

Nesse último caso há um porém, que é justamente o ponto negativo do financiamento: a necessidade de pagar uma entrada no veículo. No caso dos raros financiamentos sem juros, além do curto prazo mencionado, a entrada costuma ser de pelo menos 50% do valor do carro.

Mas há uma vantagem final em relação ao financiamento, que é a possibilidade de a instituição financeira retomar o bem em caso de inadimplência. Como o financiamento tem como garantia o próprio carro financiado, isso reduz os riscos para a organização, que pode oferecer juros mais baixos que os do empréstimo.

crédito para comprar carro

Qual veículo você deve escolher?

Nossa dica sobre esse ponto não é sobre modelo ou marca, obviamente, e sim sobre o que o carro representará no seu orçamento. A escolha deve considerar a sua renda, que também será um elemento para você conseguir ter acesso a determinado valor de crédito.

Mais que o veículo compatível com essa cifra, é fundamental que você encontre algum que seja compatível com o seu bolso em todas as despesas que ele vai gerar. A primeira é o próprio consumo de combustível que, por ter preços instáveis e que tendem a subir, você deve levar em consideração para adquirir um veículo econômico.

Calcular o consumo médio de acordo com o uso é bastante recomendável, pois trará previsibilidade quanto a esse gasto. Da mesma forma, uma boa sugestão é fazer a cotação das principais peças de reposição, para que você não tenha surpresas durante as revisões de rotina ou com a manutenção corretiva.

Uma boa dica para escolher um bom carro é observar quais são os mais usados por frotistas, pois, para conseguir garantir rentabilidade, eles costumam escolher veículos econômicos, com manutenção barata e outras despesas acessíveis, a exemplo do IPVA. Carros com esses atributos também contam com maior oferta no mercado e ótima liquidez. A depreciação tende a ser menor, o que significa que você não terá prejuízos com a revenda.

Um importante passo: limpar o seu nome

Não é apenas a sua renda que será analisada pela instituição financeira na qual você se candidatará a conseguir crédito, mas também o seu histórico como pagador. Se ele for ruim, as chances de você conseguir um financiamento serão reduzidas pelo alto risco de inadimplência.

Leia também:  Como Financiar um Carro Seminovo?

Se o seu nome estiver negativado, recorra às negociações com seus credores e pague aquilo que você deve antes de tentar um financiamento. Nesse caso, um empréstimo pode ser uma boa opção para quitar as suas dívidas, mas isso deve ser parte de um bom planejamento financeiro, para que não haja dificuldades depois.

Quais são os documentos que devem ser apresentados?

Isso pode variar de acordo com a instituição financeira, mas, desde o primeiro momento, é importante ter em mãos os seus documentos pessoais, sendo os mais comuns os comprovantes de endereço e de renda. Não hesite e entre em contato com a revendedora ou com a instituição com antecedência para saber exatamente o que você deve levar.

Ter os documentos corretos consigo é a principal maneira de acelerar o processo e escapar de burocracias. Por essa razão, separe todos antecipadamente para apresentá-los apenas no dia da sua compra.

Por que conseguir crédito para comprar carro?

Ter um automóvel não é apenas um sinal de status que alguns gostam de ostentar, mas sim uma necessidade para milhões de brasileiros que precisam de um carro para ir trabalhar ou o transformam na própria fonte de renda. Nem sempre, o veículo ideal cabe no orçamento para a compra à vista ou essa não é uma opção desejável por implicar a alocação de uma quantia considerável em um bem.

Muitas vezes, é melhor manter alguma reserva em dinheiro e financiar o próprio veículo para que, caso surja um gasto inesperado ou alguma modificação sobre a sua renda, você tenha como fazer frente a possíveis dificuldades, como o próprio pagamento das parcelas do financiamento.

Também é importante analisar outras opções que possam ser vantajosas, como o consórcio, ideal para quem não está com pressa. Conseguir crédito para comprar carro exige planejamento e acreditamos que, com as nossas dicas, essa realidade ficou bem mais perto de você.

Leia também:  Carro para família grande: o que ele precisa ter?

Gostou de saber mais sobre o tema? Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados