Created with Snap
carro para trabalhar

O que um carro para trabalhar deve ter? Veja!

Se o seu objetivo é comprar um carro para trabalhar, algumas questões devem ser consideradas para que sua escolha seja a melhor possível. Apesar de haver algumas diferenças entre o trabalho de taxista e o de motorista de aplicativo, ambos exigem atenção na hora de investir no veículo.

Algumas questões a serem consideradas dizem respeito à rentabilidade que esse tipo de trabalho deve garantir, visto que, em muitos casos, é o que sustenta uma família. Diante disso, devemos considerar alguns outros pontos importantes, como o ano do carro, seu estado de conservação, entre outros.

Neste post, vamos dar sugestões para que você invista no modelo ideal de carro a fim de que esse tipo de trabalho gere mais lucros que aborrecimentos. Vamos lá?

Atender às exigências de cada categoria

O primeiro ponto que deve ser observado ao comprar um veículo para o trabalho de motorista é quanto à sua adequação a esse tipo de ofício. Ou seja, deve ser um carro que preencha alguns requisitos básicos relacionados à função e que tenha um excelente custo-benefício.

Depois é preciso analisar o tipo de trabalho para o qual ele será utilizado — uma vez que no mercado existem motoristas de táxi e de aplicativos. Vale lembrar que os carros para aplicativos devem seguir algumas exigências. Uma delas é o carro não ser muito antigo e oferecer uma experiência agradável, segura e confortável aos clientes, contando com ar-condicionado e quatro portas, por exemplo.

Garantir um bom custo-benefício

Trata-se de uma questão que precisa ser muito bem analisada. Um carro para trabalhar requer mais exigências quando comparado a um veículo para lazer. Isso porque ele rodará muito — muitas vezes, pela manhã, tarde e noite. Ou seja, deve estar em excelentes condições.

Não podemos nos esquecer de que ele deverá ser usado em um longo prazo. Assim, comprar qualquer modelo pode ser um investimento sem sentido, visto que, se o veículo não estiver em boas condições, viverá visitando um mecânico em vez de rodar e faturar.

Um modelo novo é geralmente muito caro e não justificaria o investimento, visto que o carro rodaria para pagar o financiamento. Por outro lado, investir em um modelo confortável pode agregar valor ao seu trabalho e ser um bom diferencial.

Por isso, muita calma na hora de pensar no custo-benefício e em tudo que envolve essa questão. Um seminovo nesse caso pode ser uma excelente ideia.

Suprir as necessidades pessoais

Você pode unir o útil ao agradável ao comprar um carro para trabalhar. Sim, porque além de comprar um veículo que pode garantir ou melhorar a sua renda, é possível pensar também nas outras necessidades de sua vida.

Por exemplo, o carro pode ser utilizado para levar os filhos à escola, fazer compras e para o lazer nos fins de semana, como idas ao shopping, parques, uma pequena viagem, etc. Para isso, algumas exigências podem ser acrescentadas na hora da escolha, como um carro com um bagageiro ou um porta-malas maior.

No caso de um automóvel para uma pessoa solteira, em que o uso do veículo se restringirá às horas de trabalho, aí sim um carro mais barato e econômico seria o ideal, como um compacto que é leve e consome pouco combustível.

Por isso, é essencial que se pense em todas as utilidades que o carro poderá ter, tanto para você quanto para a sua família e, assim, o investimento se torne ainda mais compensador.

carro para trabalhar

Garantir economia com a manutenção

Você não pode esquecer que, ao comprar um veículo para trabalhar, vai retirar todos os gastos referentes a ele do seu faturamento. Por isso, você deve considerar a economia em relação à manutenção, que reflete automaticamente no ano e na conservação do veículo.

Buscar um seminovo pode ser uma excelente alternativa, visto que, na maioria dos casos, esse tipo de automóvel é pouco rodado e bem conservado. Além disso, por ser seminovo, seu valor de mercado é bem mais acessível quando comparado a um carro novo. Vale pensar nisso!

Assegurar gastos menores com combustível

Os gastos com combustível são vistos pelos proprietários de carros como os maiores vilões, principalmente para quem roda muito com os veículos, como os taxistas e motoristas de aplicativos.

Quando o automóvel é usado esporadicamente, os gastos com combustível não impactam tanto, mas no caso do uso constante do carro, esse fator pesa bastante no bolso.

Diante disso, um dos pontos que não pode passar despercebido é o gasto com combustível. Antes de se decidir pela compra de um veículo, essa questão deve ser muito bem avaliada. Sendo assim, informe-se sobre os modelos de carros mais econômicos — geralmente são os compactos 1.0, pois são menores e garantem uma carroceria mais leve.

Proporcionar mais segurança

Tema pouco falado e explorado no Brasil, mas fundamental na hora de investir em um carro para trabalho. Na verdade, na hora da decisão sobre a compra de determinado veículo, é comum que outros itens ganham mais importância, e poucos analisam o potencial do carro relacionado à segurança.

O fato é que circular nas metrópoles mais movimentadas em um carro seguro é primordial, principalmente para quem trabalha como motorista e enfrenta trânsitos cada vez mais caóticos nas cidades grandes.

Na verdade, muitas vezes, a falta de segurança no trânsito obriga esses profissionais a várias situações de perigo e, se não estiverem bem protegidos, os riscos podem ser bem maiores. Dai a importância de, na hora da compra do veículo, avaliar e se informar sobre os itens de segurança que o modelo oferece.

Ter um seguro

O valor do contrato de seguro deve fazer parte do seu orçamento. Apesar de os proprietários torcerem para nunca precisarem usá-lo, ainda assim ter um seguro é um fator de proteção indispensável na vida de qualquer motorista.

Se você pretende comprar um carro para trabalhar como motorista, você passará grande parte do dia no interior do veículo. Daí a importância de escolher um modelo confortável, econômico, seguro e com boa dirigibilidade!

Gostou do artigo? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus amigos que têm esse mesmo desejo de trabalhar com o carro!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: