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Peças do motor: quais são e quando trocar

Entender as peças do motor é essencial para quem deseja prolongar a vida útil do carro e evitar gastos desnecessários.  

O motor é o coração do veículo, responsável por gerar a força que o move. Por isso, conhecer os principais componentes e seus sinais de desgaste ajuda a garantir desempenho, segurança e economia. 

O bom funcionamento do motor depende do equilíbrio entre torque e potência. Além disso, itens como óleo e sistema de freio motor, são aliados fundamentais para manter tudo em ordem.  

Veja a seguir as principais peças do motor, suas funções e quando é hora de pensar na troca. Boa leitura! 

 

Quais são as principais peças do motor? 

As principais peças do motor, suas funções e como identificar falhas nesses componentes estão detalhados nos tópicos abaixo: 

 

Pistões 

Os pistões são peças móveis que se deslocam dentro dos cilindros, comprimindo a mistura de ar e combustível para gerar a explosão que movimenta o carro. Eles suportam altas temperaturas e pressões, por isso precisam estar em ótimo estado. 

Quando desgastados, os pistões costumam provocar perda de potência, aumento no consumo de óleo e fumaça azul no escapamento.  

Esses indícios mostram que pode haver folga ou desgaste nos anéis de vedação. Se não for feita a troca, o motor perde eficiência e corre risco de danos mais graves. 

 

Virabrequim 

O virabrequim transforma o movimento linear dos pistões em movimento rotativo, enviando força para o câmbio e, consequentemente, para as rodas. Basicamente, essa peça é o elo central entre a combustão e a tração do veículo. 

Fique atento a ruídos metálicos, vibração excessiva e queda no desempenho. Uma quebra no virabrequim é crítica e pode comprometer todo o motor, exigindo reparos complexos e caros. 

 

Biela 

A biela conecta os pistões ao virabrequim. Sua função é transmitir o movimento alternado para que o motor gire de forma contínua. 

Suas falhas são identificadas por batidas metálicas conhecidas como “biela batendo” e perda de potência. Esse é um problema sério, que pode até travar o motor. Em muitos casos, o reparo exige substituição imediata. 

 

Válvulas e comando 

As válvulas abrem e fecham para controlar a entrada de ar e combustível e a saída dos gases queimados

Já o comando de válvulas é a peça que sincroniza essa abertura e fechamento, garantindo o ritmo correto de combustão. 

Entre os sinais de desgaste mais comum nesses componentes, estão falhas na marcha lenta, perda de potência, dificuldade na partida e aumento do consumo de combustível.  

A falta de manutenção pode danificar o cabeçote e comprometer a eficiência energética. 

 

Cabeçote 

O cabeçote é a parte superior do motor, que abriga as válvulas, velas de ignição e parte do sistema de arrefecimento, fechando a câmara de combustão e mantendo a compressão ideal para cada explosão. 

Quando opera em condições inadequadas, provoca superaquecimento, mistura de óleo e água e fumaça branca no escapamento. 

Esses sintomas podem indicar problemas na junta do cabeçote, exigindo reparos ou substituição para evitar danos maiores. 

 

Velas de ignição 

As velas de ignição geram a faísca elétrica que inflama a mistura de ar e combustível. Esses componentes têm papel crucial para a partida do carro e o funcionamento suave do motor. 

Até por isso, o carro apresenta falhas na partida, perda de potência, consumo excessivo de combustível e marcha lenta irregular quando as velas de ignição não estão em perfeito funcionamento.  

Normalmente, recomenda-se a troca a cada 20 mil a 40 mil quilômetros, mas o intervalo pode variar conforme o tipo de vela e o combustível utilizado. 

 

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As velas de ignição estão entre as principais peças do motor.

 

Bicos injetores 

Os bicos injetores pulverizam o combustível na câmara de combustão na medida exata para garantir uma queima eficiente.  

Qualquer entupimento ou falha nessas peças compromete diretamente a performance do motor, com marcha lenta irregular, dificuldade de partida, aumento no consumo de combustível e perda de potência.

Limpeza periódica ou trocas no prazo indicado pelo fabricante são fundamentais para evitar falhas graves. 

 

Quando trocar as peças do motor? 

Manter o motor do carro em dia é o segredo para evitar surpresas desagradáveis e gastos altos. A base de tudo está na manutenção preventiva, que deve ser feita mesmo quando o veículo parece estar em ordem.  

Isso porque muitos problemas começam de forma silenciosa e, se não forem tratados, evoluem para danos maiores. 

Alguns sinais merecem atenção imediata: óleo fora do prazo, superaquecimento, barulhos diferentes e perda de desempenho. Esses alertas indicam que algo não vai bem e que é hora de investigar. 

Felizmente, algumas práticas simples bastam para prolongar a durabilidade das peças, como respeitar os intervalos indicados no manual do carro, e colocar combustível apenas em postos confiáveis. 

Inclusive, não existe um prazo único para a troca de peças do motor, pois isso depende do uso, do tipo de combustível e da manutenção feita ao longo do tempo.  

 

Gostou do nosso conteúdo? Aqui no blog tem muito mais sobre o mundo automotivo. Dá uma olhada no artigo que preparamos falando do controle de tração e estabilidade dos carros! 

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