Created with Snap
direção segura

7 dicas essenciais de direção segura para garantir sua proteção

Seja para fazer uma viagem em família, seja para trabalhar, as pessoas pegam a estrada com frequência. Embora dirigir na estrada possa ser uma experiência incrível, é também um momento que exige bastante atenção e cuidado. Com os carros em alta velocidade, qualquer pequeno deslize pode ser muito prejudicial para a vida de muitos.

Para garantir que o percurso seja o mais tranquilo possível, é importante que quem esteja dirigindo o veículo tenha responsabilidade e pratique uma direção segura. Fazendo isso, as chances de problemas ao longo da viagem tornam-se muito menores. Pensando na relevância que o cuidado na direção tem para todos, listamos aqui as principais dicas para dirigir na estrada com segurança. Vamos juntos!

1. Revise o carro antes de pegar a estrada

Para a sua segurança, de seus passageiros e de demais pessoas que estarão transitando, é fundamental fazer uma revisão das condições de seu veículo antes de pegar a estrada. Por isso, antes de tudo, faça uma visita ao seu mecânico de confiança e peça para que ele avalie as condições de seu carro. Questões como nível de óleo, água, parte elétrica, fluidos de freio e demais aspectos de segurança devem ser prioritários nessa revisão.

Além disso, é interessante avaliar, também, as condições de itens como macaco, triângulo, chave de roda e extintor do carro. O ideal é que nenhuma dessas ferramentas precise ser utilizada, mas é necessário que estejam em bom estado, caso aconteça alguma emergência. Para dirigir com segurança, é sempre preferível prevenir do que remediar.

2. Respeite as leis de trânsito

Essa dica pode parecer óbvia, mas é sempre bom reforçá-la. Muitas pessoas, quando atingem certo grau de experiência e maturidade na direção, acabam negligenciando algumas leis de trânsito. Acham que, por serem mais experientes, não precisam seguir algumas regras. Além de equivocada, essa postura deixa o trânsito muito mais perigoso.

Leia também:  O que está previsto na cobertura de seguro para carros seminovos?

As leis de trânsito são pensadas e organizadas por especialistas que avaliam as características da estrada e dos carros que andam por elas, com o objetivo de organizar um tráfego seguro para todos. Portanto, seja responsável com você e com as demais pessoas que dividem a estrada. Respeitando as leis de trânsito, você garante uma maior segurança para todos.

3. Evite distrações

Outro aspecto indispensável para garantir uma direção segura é manter o máximo de atenção na direção e evitar pequenas distrações. Um ponto que deve ser ressaltado é a questão do celular. Não fale ao telefone, nem mande mensagens por ele, enquanto dirige. Além de ser proibido, o uso do celular na direção é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil.

Além disso, evite deixar o som muito alto enquanto dirige. Ouvir uma música ou um programa na estrada pode ser relaxante e, até mesmo, divertido. Contudo, quando o volume está muito alto, isso atrapalha você a perceber os sons da estrada, prejudicando sua concentração. Portanto, caso queira curtir uma música enquanto dirige, faça isso com responsabilidade, deixando o volume em um nível que não cause distrações.

4. Redobre a atenção na chuva

Dirigir com chuva é um desafio maior do que o habitual. O ideal é não viajar quando está chovendo muito forte, embora isso nem sempre seja possível. Logo, caso seja necessário pegar a estrada mesmo com um tempo inadequado, tenha atenção redobrada para evitar acidentes.

O principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem. Ela acontece quando uma poça rasa de água é formada, deixando o asfalto escorregadio. Nessa situação, é possível que os pneus do carro, ao entrarem em contato com essa poça, não atinjam o asfalto, fazendo com que o carro derrape. Para evitar isso, além de diminuir a velocidade, atente-se também aos tamanhos das poças formadas e mantenha uma boa distância do carro da frente. Além disso, evite freadas bruscas, pois elas podem causar um engavetamento.

Leia também:  Distração é a maior causa de acidentes de trânsito

direção segura

5. Tenha cuidado nas ultrapassagens

Ao longo da viagem, é bem provável que você tenha que fazer algumas ultrapassagens. Realizar essa manobra exige cuidado e atenção, pois é no descuido com esses momentos que acontecem os acidentes mais graves, que são as colisões frontais. Então, na hora de fazer uma ultrapassagem, tenha cuidado para que tudo ocorra de forma segura.

Quando for ultrapassar um veículo, verifique, pelo retrovisor, se ninguém está ultrapassando você, depois, sinalize com a seta para o lado que fará a manobra e tenha certeza de que a estrada está segura. Além disso, é crucial respeitar a sinalização, ultrapassando apenas em local permitido e considerando a potência de seu veículo, para assegurar que não faltará força para realizar a manobra.

6. Use o cinto de segurança sempre

Essa é uma dica simples, mas sempre importante de ser pontuada. O cinto de segurança é fundamental para a segurança de todos que estão dentro do veículo. Infelizmente, mesmo sendo obrigatório há 23 anos, 20,6% da população ainda insiste em não utilizá-lo. Esse é um problema grave, pois o uso correto do cinto de segurança pode reduzir em até 70% lesões graves e até mesmo a morte, em caso de acidente. Portanto, não seja negligente e use o cinto de segurança sempre que estiver em um veículo.

7. Conheça seu estado físico e psicológico

Esse último ponto é essencial, embora muitas pessoas nem sempre levem-no em consideração. Para ter uma direção segura, é primordial saber como está seu estado físico e psicológico. Pois, quando estamos cansados por conta da rotina de trabalho ou por qualquer outro motivo, fica mais difícil manter a atenção necessária na estrada.

Leia também:  Batidas no trânsito: Saiba como agir adequadamente

Além disso, casos de estresse ou preocupação também tiram a concentração. Em vista disso, saiba como estão suas condições mentais e físicas e, caso não estejam muito boas, evite pegar a estrada. Descanse e tome as devidas precauções. Assim, você garante a sua segurança de todos que estão expostos na estrada.

Dirigir na estrada, seja para viajar em família ou para trabalhar, é uma situação que exige responsabilidade e cuidado para que o momento seja aproveitado com tranquilidade e segurança. Como você pode conferir no texto, com atitudes simples, é possível manter uma direção segura.

Gostou das dicas que demos para que você possa pegar a estrada com tranquilidade e segurança? Quer ter acesso a mais informações como estas? Então acesse nosso blog e continue vendo mais dicas como essas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados