Conheça as novas regras da CNH em 2025!
As novas regras da CNH em 2025, que entraram em vigor de forma imediata após a divulgação oficial, causaram muitas dúvidas e discussões entre os motoristas.
Será o fim das autoescolas? Como ficam as aulas teóricas e práticas? Vai ser mais barato para tirar a CNH? No artigo que preparamos para você, respondemos a essas e outras questões que tomaram conta do noticiário. Vem com a gente!
Quais são as novas regras da CNH em 2025?
Entre as novas regras da CNH em 2025, a principal é o fim da obrigatoriedade das aulas práticas em uma autoescola.
Essa medida visa ampliar as opções para quem deseja tirar a CNH, além de tornar o processo mais simples e barato.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, cerca de 30 milhões de brasileiros com idade para dirigir não possuem habilitação por falta de recursos financeiros para arcar com os custos que envolvem a emissão da CNH.
A estimativa do governo federal com as novas regras da CNH em 2025 é que a emissão do documento fique até 80% mais barata.
Apesar de não ser mais necessário se matricular em uma autoescola, ainda é obrigatório realizar as provas teóricas e práticas do Detran.
A seguir, detalhamos como ficam as aulas com as mudanças nas regras, além de outras etapas necessárias para obtenção da CNH.
- A solicitação para assistir às aulas teóricas poderá ser realizada pelo site do Ministério dos Transportes ou aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT);
- O conteúdo das aulas teóricas estará disponível no aplicativo da CDT gratuitamente;
- As aulas práticas sofreram alterações ainda mais significativas, com redução de 20 horas/aula para apenas 2 horas obrigatórias;
- Além disso, o aluno pode optar por fazer as aulas práticas com seu próprio carro e instrutor particular, desde que o profissional esteja credenciado pelo Detran;
- Também existe a possibilidade de seguir um “plano personalizado” de aulas práticas, definido pelo próprio aluno a partir de direcionamentos estabelecidos pelo Detran do seu estado. Porém, esse ponto ainda não foi devidamente esclarecido desde a oficialização das novas regras;
- Processos como o exame médico e a coleta biométrica seguem obrigatórios e devem ser realizados presencialmente no Detran ou clínicas credenciadas;
- Em caso de reprovação na prova prática, o aluno poderá realizar a segunda tentativa sem pagamento de taxa. A partir da terceira tentativa, ocorre a cobrança;
- A emissão da CNH física não é mais obrigatória, bastando ao motorista portar a versão digital do documento.
Além das regras já oficializadas acima, uma Medida Provisória (MP) encaminhada ao Congresso Nacional prevê a renovação automática da CNH para motoristas que não tenham recebido multas nos 12 meses anteriores, possuam menos de 70 anos e não apresentem indícios de deficiência física ou mental ou progressividade de doença que comprometa a capacidade de conduzir.
Para motoristas na faixa etária dos 50 aos 69 anos, é permitida apenas uma renovação automática.
As autoescolas vão acabar?
As mudanças para obtenção da CNH não significam o fim das autoescolas, embora representantes do setor tenham se mostrado contrários às medidas.
Os alunos que preferirem assistir às aulas teóricas em instituições credenciadas e práticas em autoescolas seguirão com essa possibilidade.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre legislação para motoristas? Siga no blog da Unidas Seminovos e leia também nosso artigo que fala das leis de trânsito mais curiosas do Brasil!
