Created with Snap
como tirar carteira de motorista

Como tirar carteira de motorista? Saiba agora!

Completar 18 anos de idade leva a maioria dos jovens a querer saber como tirar carteira de motorista, e o mesmo vale para aqueles que deixaram esse momento para depois. Ter a habilitação representa a liberdade de poder escolher aonde ir, quando e como quiser, sem depender de terceiros ou dos serviços de transporte coletivo.

Mais do que qualquer abordagem hedonista, poder dirigir na legalidade é também uma necessidade para muitos que utilizam o carro para poder ir trabalhar ou como forma de trabalho, tendo em vista que várias pessoas conseguem renda como motoristas de aplicativos. Independentemente de qual seja o seu caso, se você quer saber como tirar a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), esta leitura eliminará todas as suas dúvidas.

Quer saber como tirar carteira de motorista? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para que você consiga se preparar da maneira mais adequada. Confira!

Os primeiros passos

A primeira coisa que você deve ter em mente é que, para tirar a habilitação, você terá gastos que variam de acordo com a categoria desejada. Também leva tempo até que você consiga passar por todas as etapas, o que costuma variar entre três meses e um ano. O quanto antes você começar, mais rápido poderá sair por aí motorizado.

Quanto às categorias, as principais são a A e a B, que são as habilitações para moto e carro, respectivamente. É possível escolher apenas uma delas ou fazer as duas simultaneamente, se assim você desejar. As categorias C e D são para aqueles que pretendem dirigir caminhões e ônibus, podendo englobar algumas das categorias anteriores.

Também é importante saber que, além da idade mínima exigida, você deve saber ler e escrever, bem como ter seu próprio RG e CPF. Com todos esses requisitos preenchidos, o próximo passo é ir ao Detran do seu estado ou ao Ciretran, a representação regional do Detran.

Em alguns lugares, é possível resolver junto ao Poupa Tempo. Basicamente, nesses lugares será feito o cadastramento da sua biometria. Resolvida essa pendência, outras iniciativas serão exigidas, como será visto nos próximos tópicos.

Exames necessários para tirar a carteira de motorista

Dirigir não é uma tarefa tão simples, especialmente pelos riscos que são inerentes ao trânsito e podem comprometer a sua integridade, a de seus caronas, de outros motoristas e também de pedestres. Para amenizar esses perigos, diversos exames são exigidos do candidato à habilitação para que seja certificada sua boa saúde e aptidão para conduzir veículos.

Para entender a importância desses exames, basta vislumbrar uma pessoa com enfermidades que geram maus súbitos, a exemplo do desmaio. Perder a consciência na direção pode colocar diversas vidas em perigo, e é esse tipo de risco que se pretende afastar por meio das exigências médicas.

No exame clínico, será verificada a sua acuidade visual, isto é, se você enxerga bem o bastante para dirigir sem causar danos a terceiros. Também serão verificadas a sua pressão arterial, audição e eficácia motora. Tudo isso é muito importante para certificar que sua condição de saúde não servirá para aumentar o perigo nas ruas e estradas do país.

Outro exame que será pedido é o psicotécnico, que demonstrará que suas condições psicológicas e mentais não aumentarão o risco no trânsito. Tal exame é feito por psicólogos e, para não criar condições para a reprovação, o ideal é que você o faça com calma, pois o nervosismo pode levá-lo a reprovar. Mas se isso acontecer, você poderá reagendar o seu exame sem precisar pagar novamente por ele. Os exames custam, em média, R$45, o que pode variar de acordo com a cidade e o estado do candidato.

como tirar carteira de motorista

Centro de Formação de Condutores (CFC)

O CFC também é popularmente conhecido como autoescola e é a etapa posterior aos exames, além de ser a mais cara. Para tirar a carteira de motorista, são necessárias 45 horas/aula de conhecimento teórico, nas quais o aluno aprenderá sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e funcionamento do automóvel.

Após a conclusão das aulas teóricas, será feito um teste com questões sobre os temas abordados em um nível de dificuldade entre fácil e médio. Se bem aproveitadas as aulas, é pouco provável que você reprove no exame.

Com a aprovação em mãos, o passo seguinte são as aulas práticas, essas sim podem levar você a ter algumas dificuldades pela inexperiência. São ao menos 25 aulas práticas obrigatórias, nas quais, acompanhado por um instrutor, você dirigirá pela cidade e fará algumas manobras comuns, como subir ladeiras e estacionar o carro.

Ao final das suas aulas, haverá o teste prático, que costuma levar a muitas reprovações em razão do nervosismo. Além de uma boa preparação, é fundamental controlar a mente para não ser reprovado por besteira, como não colocar o cinto de segurança, por exemplo.

Caso você não passe de primeira, o jeito será remarcar um novo exame gratuitamente nos 15 dias seguintes à reprovação. Para conseguir a habilitação na categoria B, gasta-se, em média, R$1.700.

Carteira de motorista provisória e definitiva

Após concluir todas as aulas e ser devidamente aprovado nos testes, você receberá a CNH provisória, que funciona como um período probatório. Durante um ano, você não poderá cometer infrações gravíssimas, graves ou duas infrações médias. Cumpridos os requisitos, você receberá, então, a CNH definitiva, que não apresenta tantas limitações.

Você já sabe quais são as exigências, os documentos necessários e todo o passo a passo sobre como tirar carteira de motorista. Além de tudo isso, jamais se esqueça de que, no trânsito, você deve colaborar para a sua segurança e a de terceiros, deverá dirigir com prudência e atenção aos limites de velocidade e placas de trânsito e nunca pegar no volante sob influência de bebidas alcoólicas ou outras substâncias que afetem sua coordenação motora e consciência.

Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Com certeza ele será bastante útil para outras pessoas. Até breve!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: