Created with Snap
alinhamento e balanceamento das rodas

Quando Fazer o Alinhamento e Balanceamento das Rodas do Carro?

O alinhamento e balanceamento das rodas é um processo pelo qual todo carro deve passar regularmente. Isso porque estes são serviços relacionados à manutenção preventiva, que tem como objetivo evitar que o veículo sofra danos que poderiam ter sido evitados no passado.

Você ainda não sabe a cada quanto tempo devem ser feitas estas verificações? Então veja as informações mais importantes sobre o assunto e garanta uma vida útil do carro mais proveitosa!

O que é alinhamento e balanceamento das rodas?

Muitas vezes, o seu veículo pode apresentar problemas que não estariam acontecendo se ele tivesse passado pela devida manutenção preventiva. Afinal, o ideal é cuidar antes do que possa acontecer, e não depois.

Portanto, veja o que precisa saber sobre alinhamento e balanceamento das rodas!

Alinhamento

Alinhamento

O alinhamento nada mais é do que a padronização das quatro rodas, que devem ser instaladas e operar de maneira paralela — ou seja, alinhada — quando colocadas sobre uma superfície plana.

Entretanto, com o desgaste do tempo, é possível que os eixos fiquem desalinhados, principalmente por conta da circulação do carro em vias irregulares, buracos, entre outros.

Uma das formas de perceber que há problema é verificar os pneus, para saber se existe um desgaste desigual entre eles. Se for o caso, é preciso ir para a oficina.

Balanceamento

Balanceamento

Já o balanceamento é o equilíbrio que acontece entre a roda e o pneu. Ou seja, a massa total desse conjunto deve ser bem distribuída para que o carro não apresente problemas. Caso seja verificado que existe algum tipo de desregularidade entre essa distribuição de peso na roda, é preciso levá-lo para a oficina.

A principal forma de saber se há um problema no balanço é entender se há algum tipo de trepidação no volante, enquanto o automóvel está em movimento e em uma velocidade acima de 50 km/h. Nesse caso, serão adicionados contrapesos feitos de chumbo para que o sistema volte a ficar equilibrado.

Leia também:  Como Polir Lanterna de Carro em Casa?

Qual o período certo para fazer o alinhamento e balanceamento das rodas?

Se o carro não apresentar nenhum dos sintomas descritos, a recomendação é fazer o alinhamento e balanceamento das rodas do carro a cada 10 mil quilômetros, aproximadamente.

Preste atenção se houve algum movimento brusco com o carro, pois, ainda que ele não demonstre que desregulou, há chances de precisar de uma oficina mesmo assim. Aproveite para verificar a situação de outras partes, como a embreagem e o motor.

Gostou de saber quando fazer alinhamento e balanceamento das rodas? Então não deixe de ler as outras dicas exclusivas do blog Seminovos News!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados