Brincadeiras para fazer no carro com crianças
Conhecer brincadeiras para fazer no carro é muito importante quando se dirige com crianças. Seja em viagens longas ou passeios curtos, os pequenos precisam de atividades para não ficar entediados.
Sem contar que brincar cria vínculos mais fortes entre os pais e seus filhos. Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre o tema.
Traga seu espírito de diversão a bordo e continue a leitura com a gente! Temos certeza que você vai gostar.
Brincadeiras para fazer no carro
Entre as brincadeiras para fazer no carro, destacamos jogos de música, memória e adivinhação. Todas divertem a criançada e ao mesmo tempo despertam o interesse pelo aprendizado.
Charadas
Jogos de adivinhação desenvolvem o raciocínio lógico e a linguagem. As charadas podem ter diferentes níveis de dificuldade, dependendo da idade dos participantes.
No seu tempo livre, memorize algumas charadas para usar enquanto dirige. Mas aí vai uma dica importante, garanta que a brincadeira não tire seu foco do caminho.
O ideal é brincar apenas em vias retas e sem trânsito, sem nunca desviar o olhar. Siga também orientações de segurança adicionais para dirigir com crianças.
A seguir, colocamos bons exemplos de charadas que podem ser feitas:
- O que é, o que é: tem cabeça, tem dente, mas não é bicho nem gente? Resposta: alho;
- O que é, o que é: quanto mais cresce, mais baixo fica? Resposta: rabo de cavalo;
- O que é, o que é: quanto mais seca, mais molhada fica? Resposta: a toalha;
- O que tem bem no meio do sol? Resposta: a letra “o”;
- O que pode passar diante do sol sem fazer sombra? Resposta: o vento.
Cor dos carros
Que tal adivinhar a cor do próximo carro que vai passar? Essa é uma brincadeira simples para treinar a atenção das crianças.
Escolha uma estrada deserta e crie a expectativa para a passagem de cada veículo. Quem acertar mais, ganha um prêmio no final.
Além de estimular seus filhos a aprender sobre as cores, vocês nem vão achar que a viagem demorou.
Jogo de músicas
Completar letras, criar melodias ou citar uma canção com determinada palavra. O que não faltam são brincadeiras para fazer no carro que envolvem música.
Esses jogos servem para exercitar a memória, a percepção auditiva e a voz. Reserve uma boa playlist e peça para as crianças mostrarem seu talento.
Matemática com as placas
Para as crianças que já aprenderam a contar, é possível criar desafios de somar os números das placas dos carros.
Faça essa brincadeira em uma garagem ou quando estiver parado no trânsito. Assim, fica fácil ler as placas.
Na prática, a atividade acaba virando lição de casa, só que muito mais divertida. É sempre bom estar com a matemática em dia, né?
Cantigas
Assim como os jogos musicais, as cantigas fazem parte da nossa cultura e atraem o público infantil.
E se você tiver com um passageiro mais velho no carro, vale pedir para ele gravar as crianças cantando. Essas cenas sempre rendem ótimas memórias para os pais.
Algumas cantigas populares que podem ser ensinadas às crianças são:
- Ciranda, cirandinha;
- Se essa rua fosse minha;
- A barata diz que tem;
- Atirei o pau no gato;
- Peixe vivo;
- Borboletinha;
- O cravo brigou com a rosa;
- Cai, cai, balão.
Fui à feira e comprei
Essa é outra ótima brincadeira para fazer no carro. A regra do jogo é alguém falar “fui à feira e comprei”, e citar qualquer produto que possa ser comprado em feiras.
Em seguida, o próximo participante repete a primeira frase adicionando outro produto. E o ciclo se repete até que alguém esqueça a lista completa.
Isso trabalha a memória e expande o vocabulário das crianças. E, quem sabe, não ajuda até na hora de convencer seus filhos a comer frutas, verduras e legumes.
Brinquedos
Todas as brincadeiras citadas antes podem ser feitas em grupos. Mas se você está viajando sozinho com uma criança e não quer correr o risco de se distrair, é importante levar um brinquedo.
Pergunte para seu filho qual é o brinquedo preferido dele, e sempre dê preferência aos que têm peças grandes. Dessa forma, ele não corre riscos de perder algum componente enquanto você dirige.
Também é importante escolher um item que possa ser movimentado facilmente sem tirar o cinto de segurança ou a cadeirinha.
Vale lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) menciona a necessidade de transportar crianças com cuidado.
Carros ideais para transportar crianças
Além de conhecer brincadeiras para fazer no carro, é preciso ter um veículo adequado quando se transporta crianças.
Os automóveis mais modernos já saem de fábrica com vários dispositivos de segurança. Porém, se recomenda pensar em outros aspectos, como o tamanho do porta-malas.
Um porta-malas amplo evita que bagagens tenham que ser colocadas no interior do veículo e atinjam a criança por acidente.
Procure conhecer vários modelos e falar com especialistas antes de adquirir um carro. Qualquer detalhe pode tornar a viagem com crianças muito melhor.
Gostou das nossas dicas? Continue navegando pelo blog e tenha acesso a muito conteúdo legal!