Created with Snap
como transportar crianças no carro

5 dicas de como transportar crianças no carro com segurança

Passear de carro com as crianças é sempre uma ótima pedida, seja nas horas de lazer, nos fins de semana ou nas férias. No entanto, é de responsabilidade dos pais e do motorista do veículo transportá-las adequadamente, na maior segurança e conforme manda a lei.

Com crianças no carro, todo cuidado é pouco e tudo deve ser observado para que nada fuja do controle, desde a idade e a altura dos pequenos até a forma correta de utilizar os equipamentos indicados para mantê-los seguros no interior do veículo. As leis, obviamente, devem ser respeitadas e o motorista que for pego transportando crianças fora das regras estipuladas pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) comete infração gravíssima e está sujeito a multa.

Quer saber como transportar crianças no carro de forma tranquila e com muita segurança? Então, continue a leitura!

O que diz a lei?

Os tipos de equipamento são discriminados de acordo com a idade e o peso da criança que será transportada. Tais equipamentos e dispositivos que devem ser utilizados são o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação.

Alterações recentes na legislação brasileira determinam que os pequenos com mais de sete anos e meio até 10 anos de idade que ainda não tenham 1,45 m de altura sejam transportados utilizando os dispositivos de segurança. Para tanto, deve ser utilizado um tipo de cadeira ou dispositivo de retenção para mantê-las seguras durante o transporte no interior de um automóvel.

Vale ressaltar que, segundo o Artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro, as crianças com menos de 10 anos não devem embarcar no banco da frente. O não cumprimento dessa regra recai em uma penalidade gravíssima, acarretando multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Como transportar crianças no carro com segurança?

Como dito, de acordo com a lei, existem as formas adequadas de garantir a segurança das crianças transportadas, para que, no caso de alguma colisão ou impacto, elas se mantenham protegidas. Além disso, outros procedimentos devem ser observados. Veja!

Leia também:  Qual a melhor época para comprar carros seminovos?

1) Use o equipamento adequado para cada faixa etária

Existem variações de equipamentos de acordo com a faixa etária, a altura e o peso da criança. Confira os recomendados pelo Conselho Nacional de Trânsito!

  • Bebê conforto: até 1 ano de idade ou até 13 kg, a criança deve ser transportada no bebê conforto, virado sempre de costas para o banco da frente. Dessa forma, os riscos que envolvem ferimentos na cabeça ou no pescoço em um impacto nessa posição são menores. O ideal é que ele seja instalado na região central do banco de trás.
  • Cadeirinha: com idades de 1 ano e um mês a 4 anos, e com pesos que variam entre 9 kg e 18 kg, as crianças devem ser levadas nas cadeirinhas. Nessa situação, os dispositivos devem ser instalados de frente para o banco dianteiro, diferentemente do que ocorre com o bebê conforto.
  • Assento de elevação: é utilizado para crianças que ainda não atingiram o tamanho suficiente para ajustar o cinto de segurança de forma adequada. Acima de 4 anos de idade, as crianças com pesos que variam entre 18 kg a 36 kg devem ser transportadas no assento de elevação e o devido cinto de segurança presente no veículo.
  • Banco traseiro: crianças de até 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro e, de acordo com o CONTRAN, recomenda-se que usem o cinto de segurança sem o assento de elevação. No entanto, a altura da criança precisa ser observada: é preciso que ela tenha mais de 1,45 m de altura.

como transportar crianças no carro

2) Assegure-se de que a cadeira esteja bem instalada

Apesar de a cadeirinha e de outros equipamentos garantirem a segurança das crianças no interior dos veículos, a eficácia desses dispositivos tem a ver também com a instalação. Por isso, é muito importante que sejam instalados de forma adequada para garantir a total proteção dos pequenos.

Leia também:  4 principais dicas para economizar combustível

Diante disso, é importante seguir as recomendações do fabricante na hora de utilizar os equipamentos, assim como saber como usar os dispositivos que estão inclusos nos veículos mais modernos, como o ISOFIX — que são pontos de fixação que já estão presentes na estrutura do próprio veículo e que permitem fixar mais facilmente a cadeirinha para crianças.

3) Garanta a presença de um adulto no banco traseiro

Levar uma pessoa adulta no banco traseiro, mesmo que a cadeirinha esteja devidamente instalada e usada adequadamente pela criança, é uma ótima medida para evitar distrações do motorista com a criança que vai viajar no banco traseiro.

Assim, qualquer necessidade relacionada à criança que ocorra no trajeto pode ser resolvida sem que o motorista tenha a sua atenção solicitada.

4) Oriente as crianças para que obedeçam às regras de segurança

Crianças maiores devem ser orientadas sobre as regras de segurança. Elas devem saber, por exemplo, sobre a obrigatoriedade de sempre trafegarem utilizando o equipamento de segurança adequado (como a cadeirinha e o assento de segurança) e se manterem nele até o final do percurso.

5) Escolha o automóvel adequado

Pensar em um modelo de carro que ofereça conforto e segurança em uma viagem mais longa é essencial — principalmente se houver crianças. Os modelos mais modernos são equipados com os airbags e o ISOFIX (em 2020, todos os carros já saíram de fábrica com o dispositivo), que facilita muito na hora de instalar um acessório de segurança, como o assento de elevação.

O espaço interno do veículo, no caso de viagens, também é muito importante para que todos se sintam confortáveis. Da mesma forma, o tamanho do porta-malas é também fundamental — o que evita levar bagagens no interior do carro, que podem trazer complicações em uma situação de impacto ou colisão. É essencial que o veículo acomode todos os passageiros e as bagagens de forma confortável e segura.

Leia também:  Meu primeiro carro: saiba por que escolher um seminovo!

Seguir nossas dicas ao transportar crianças no carro pode tornar os seus passeios e viagens bem mais divertidos, tranquilos e, principalmente, seguros. Comprar o veículo em um local bem-visto e reconhecido no mercado já é um grande passo para que as viagens com a sua família sejam perfeitas!

Gostou do post? Gostaria de ser notificado sobre as nossas novas publicações? Então, assine a nossa newsletter e receba por e-mail as nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados