Como funciona o airbag? Entenda por que ele garante a sua segurança!
Esse dispositivo impressiona por conseguir salvar milhares de vidas ao redor do mundo. A segurança no trânsito não seria a mesma sem essa tecnologia tão peculiar e importante para o nosso dia a dia. Porém, você sabe como funciona o airbag, exatamente?
Pensando em resolver as suas dúvidas sobre esse item veicular e o seu funcionamento, veja só as informações que reunimos para você!
Então, como funciona o airbag?
O público geral sabe a regra básica desse dispositivo: ele é conectado com os mecanismos internos do carro. Desta forma, quando há uma parada brusca, ele é ativado para que o motorista e o passageiro não sofram com o impacto nas estruturas da veículo, quando como ocorre em uma batida de trânsito.
Entretanto, quando se trata de saber, realmente, como funciona o airbag, é um pouco mais complicado. É preciso conhecer os processos pelos quais esse sistema passa para poder funcionar corretamente. Continue lendo:
Ativação
Este é o principal passo para entender como funciona o airbag. Quando o carro percebe que houve um desaceleramento brusco, ativa o dispositivo responsável por causar a inflagem da bolsa de ar.
Em geral, esse processo acontece quando o veículo atinge velocidades entre 16 e 24 km por hora. Porém, vale lembrar que isso acontece apenas quando a mudança de aceleração é feita de forma brusca.
Inflagem
Depois de haver acionado a ativação, são liberadas as substâncias responsáveis por inflar o airbag. A mistura de nitratos de amônia e guanidina causa uma reação, desencadeando uma “explosão” instantânea, responsável pelo enchimento da bolsa — que tem um volume variado, dependendo do modelo do carro, entre 60 e 90 litros.
Quando é causada a combustão, o airbag se expande e garante a proteção dos passageiros contra o impacto em apenas 30 milésimos de segundo.
Esvaziamento
Após esse processo químico, a bolsa de ar se esvazia rapidamente. Isso porque o baque do corpo com a bolsa também poderia ocasionar em lesões graves e, também, causar asfixia aos passageiros. Portanto, o esvaziamento é capaz de absorver esse impacto sem machucar os passageiros do carro.
O gás é liberado, então, por meio de furos estratégicos feitos especialmente para isso, localizados nas laterais e na parte de trás do airbag.
Gostou de saber como funciona o airbag? Confira também outros artigos sobre segurança aqui no Blog da Unidas Seminovos!
Muito bom esse gif manda no meu wpp plis, 19971182390