Created with Snap

Como Saber Se Seu Carro Foi Clonado? Conheça as Nossas Dicas!

Muitos motoristas não se atentam a isso, mas é importante saber se seu carro foi clonado. Afinal, se for o caso, é preciso passar por uma série de procedimentos para provar que ele é, de fato, seu, e que as atividades feitas com o outro veículo não têm a ver com você.

Pensando nisso, listamos as principais informações para que você consiga identificar se houve clonagem e como proceder nesse caso. Confira!

Como acontece a clonagem de veículos?

Quando um carro é roubado por quadrilhas especializadas em clonar, é feita uma adulteração do chassi. Depois, esse automóvel é vendido e colocado de volta no mercado com uma identificação falsa. Assim, enquanto o veículo original está adulterado, um segundo está usando a verdadeira.

Para tornar a situação mais verídica, facilitando a venda, é elaborada uma documentação ilegal. Assim, eles circulam com o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV) falsos.

Como saber se seu carro foi clonado?

Em geral, os motoristas só percebem que o seu carro foi clonado quando começam a receber multas referentes a infrações que não foram cometidas por eles mesmos. É por isso mesmo que, ao comprar um seminovo, é preciso, sempre, comprar em uma loja de confiança e fazer a verificação de alguns itens:

  • checar se o número do chassi e o do documento são correspondentes
  • buscar possíveis adulterações ou rasuras no documento
  • solicitar um decalque do chassi e identificar possíveis retoques no dígitos
  • tentar encontrar desgaste no arame de lacração
  • procurar o chassi em um dos vidros, uma vez que ao menos um deles deve identificá-lo

O que fazer caso o veículo tenha sido clonado?

Ao verificar que, de fato, houve adulteração, é preciso ir a uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência, pois ele irá demonstrar que você atesta que não esteve em nenhum dos lugares onde supostamente circulou o seu carro.

Além disso, o DETRAN deve ser acionado. Com a formalização da queixa, o órgão entrará com um processo de análise, com o intuito de verificar a veracidade, sendo necessário, inclusive, fazer uma perícia. Se confirmada a clonagem, haverá uma troca de chassi e o fornecimento de uma nova documentação.

Saber se seu carro foi clonado é um processo bastante delicado, por isso é essencial entrar em contato com os órgãos responsáveis o mais rápido possível.

Gostou das informações? Então não deixe de ler outras dicas como essa no blog da Unidas Seminovos!

Unidas Seminovos

4 comentário em "Como Saber Se Seu Carro Foi Clonado? Conheça as Nossas Dicas!"

  1. Manoel Feliciano do nascimento neto disse:

    Olá pessoal levei uma multa em outro município que no qual nunca estive ,no local e horário estipulado na descrição da multa

  2. Gustavo Brandt Dias disse:

    Aconteceu a mesma coisa comigo.
    Recebi uma multa em outro Município sem se quer ter ido lá.

  3. SHIRLEi Maria Rodrigues disse:

    Eu recebi 2 multas que sei não cometi, o veículo eu adiquirir em uma concessionaria (Nissan), zeo km, portanto meu carro teve a placa clonada e não sei o que fazer.

  4. ELVIRA FARAH BURIA disse:

    Recebi uma multa Renainf do município da Praia Grande onde nunca estive e fui à delegacia fazer um B.O. e falaram que iriam investigar mas nada foi feito para verificar se foi clonado. Recorri relatando tudo que eu tinha para provar que não era meu veículo, mas assim mesmo eles indeferiram a defesa alegando contestação insustentável sem ter uma foto do veículo multado e nem a microfilmagem da multa. Estou sendo lesada sem poder ter uma defesa justa. Vou recorrer em segunda instância e caso for indeferida novamente, não vejo outra solução do que entrar com processo de danos materiais e morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: