Created with Snap
Como Saber Se Seu Carro Foi Clonado? Entenda!

Como Saber Se Seu Carro Foi Clonado? Conheça as Nossas Dicas!

Muitos motoristas não se atentam a isso, mas é importante saber se seu carro foi clonado. Afinal, se for o caso, é preciso passar por uma série de procedimentos para provar que ele é, de fato, seu, e que as atividades feitas com o outro veículo não têm a ver com você.

Pensando nisso, listamos as principais informações para que você consiga identificar se houve clonagem e como proceder nesse caso. Confira!

Como acontece a clonagem de veículos?

Quando um carro é roubado por quadrilhas especializadas em clonar, é feita uma adulteração do chassi. Depois, esse automóvel é vendido e colocado de volta no mercado com uma identificação falsa. Assim, enquanto o veículo original está adulterado, um segundo está usando a verdadeira.

Para tornar a situação mais verídica, facilitando a venda, é elaborada uma documentação ilegal. Assim, eles circulam com o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV) falsos.

Como saber se seu carro foi clonado?

Como saber se seu carro foi clonado?

Em geral, os motoristas só percebem que o seu carro foi clonado quando começam a receber multas referentes a infrações que não foram cometidas por eles mesmos. É por isso mesmo que, ao comprar um seminovo, é preciso, sempre, comprar em uma loja de confiança e fazer a verificação de alguns itens:

  • checar se o número do chassi e o do documento são correspondentes
  • buscar possíveis adulterações ou rasuras no documento
  • solicitar um decalque do chassi e identificar possíveis retoques no dígitos
  • tentar encontrar desgaste no arame de lacração
  • procurar o chassi em um dos vidros, uma vez que ao menos um deles deve identificá-lo

O que fazer caso o veículo tenha sido clonado?

Ao verificar que, de fato, houve adulteração, é preciso ir a uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência, pois ele irá demonstrar que você atesta que não esteve em nenhum dos lugares onde supostamente circulou o seu carro.

Leia também:  Saiba como tirar a sua carteira de motorista internacional!

Além disso, o DETRAN deve ser acionado. Com a formalização da queixa, o órgão entrará com um processo de análise, com o intuito de verificar a veracidade, sendo necessário, inclusive, fazer uma perícia. Se confirmada a clonagem, haverá uma troca de chassi e o fornecimento de uma nova documentação.

Saber se seu carro foi clonado é um processo bastante delicado, por isso é essencial entrar em contato com os órgãos responsáveis o mais rápido possível.

Gostou das informações? Então não deixe de ler outras dicas como essa no blog da Unidas Seminovos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados