Created with Snap
Suspensão de carro: 3 cuidados que você precisa ter

Suspensão de carro: 3 cuidados que você precisa ter

Tempo de leitura: 3 minutos.

Quem tem um automóvel precisa passar periodicamente por processos de verificação de cada um dos seus sistemas, já que, com o tempo, é possível que apresentem alguns problemas. Um dos detalhes que precisa ser checado é a suspensão de carro, que depende do bom funcionamento das molas, dos amortecedores e das outras peças que compõem o sistema.

Hoje vamos falar sobre alguns cuidados necessários para que esse mecanismo funcione corretamente. Vamos nessa:

Como cuidar da suspensão de carro?

Funcionamento da suspensão dianteira de um carro

A suspensão de carro é responsável pela absorção dos impactos do pneu enquanto ele rola sobre o pavimento. Assim, ela promove a estabilidade do veículo, deixando os passageiros mais seguros durante o caminho.

A suspensão do carro também garante o conforto de quem está nele, por garantir que os impactos causados pelas irregularidades do solo não sejam transmitidos à estrutura do veículo.

Confira as informações mais importantes para você manter o funcionamento da suspensão do carro sempre em dia!

1. Manutenção preventiva

A melhor forma de cuidar do seu carro é fazer a manutenção preventiva. Afinal, é muito mais fácil evitar que um erro aconteça que buscar uma reparação depois que algum equipamento parou de funcionar.

Não deixe para fazer uma visita à oficina quando perceber que algo está errado. Procure saber o tempo de vida útil de cada item que compõe a suspensão de carro e planeje-se para marcar uma avaliação periódica.

2. Faça o alinhamento e o balanceamento

Outro aspecto bastante importante para a segurança do seu veículo é fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas. Enquanto o primeiro cuida para que haja uma padronização das quatro rodas — que podem ser desviadas ao passar por buracos na via —, o segundo garante que há um equilíbrio na distribuição da massa do automóvel em todos os pneus.

Unidas Seminovos Delivery
Leia também:  Revisão de carro: saiba o que verificar antes de uma viagem longa

3. Lavar regularmente

Engana-se quem pensa que esta parte do carro não precisa de uma boa limpeza. Manter as peças lubrificadas é essencial para que elas possam executar as suas funções corretamente.

Para isso, evite reagentes químicos ou derivados de petróleo, dando preferência à água e ao sabão neutro.

Dica extra: atenção para os possíveis problemas na suspensão do seu carro

Ainda que você faça manutenção preventiva, alinhamento, balanceamento e a limpeza das peças, é importante estar sempre alerta para eventuais problemas.

Preste atenção em barulhos ou vibrações que possam indicar que algum dos mecanismos pode estar começando a falhar. Nesses casos, leve o carro a uma oficina para avaliar se surgiu algum problema relacionado ao sistema de suspensão do seu veículo.

Entendeu quais são cuidados necessários com a suspensão de carro? Então fique ligado e leia outros artigos excelentes sobre manutenção preventiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados