Created with Snap
documentos para comprar seminovos

Saiba Quais os Documentos Necessários para Comprar Carros Seminovos

Depois de pesquisar, avaliar, escolher e decidir fechar o negócio, é hora de preparar a papelada. Quando se trata de documentos para comprar carros seminovos é preciso muita atenção para evitar que falte algo importante — tanto da parte do vendedor quanto do comprador.

Há quem prefira contratar um despachante, porém é preciso desembolsar um dinheiro extra para isso. Se você é um dos que preferem fazer tudo por conta própria, veja só os documentos que são necessários para assinar o contrato!

Quais os documentos necessários para comprar carros seminovos?

Embora, em geral, parte dos documentos sejam os mesmos que os pedidos ao adquirir um zero quilômetro, comprar carros seminovos requerem alguns cuidados especiais para as diferentes etapas do processo. Por parte do comprador, basicamente é preciso apresentar apenas RG, CPF e comprovante de residência. A maior parte da documentação é preciso ser apresentada por quem está vendendo o carro. Vale a pena ficar de olho no seguinte:

Antes de finalizar a compra

Por se tratar de veículos já utilizados, é preciso verificar a procedência e se foi deixado em boas condições. Portanto, peça o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotivos) do proprietário anterior e verifique no site do Detran se existem pendências ou dívidas relacionadas ao automóvel.

Outro ponto que deve ser analisado é o chassi e verificar se o número bate com o informado em outras partes do carro. Isso é importante para evitar que não se trate de um carro clonado, o que pode trazer muitos problemas posteriores para o novo proprietário no futuro.

Depois de feita a aquisição

Quando o contrato já está feito, o vendedor precisa apresentar uma documentação básica para que a transação seja aprovada.

  • RG, CPF e comprovante de residência, tanto de quem compra como de quem vende;
  • Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) preenchido e assinado pelo antigo dono, com firma reconhecida em cartório;
  • decalque do chassi.

Além desses, é preciso prestar atenção em outros detalhes. Caso o veículo seja de outra cidade e deseje modificar a placa para o de seu município, deve ser anexado o documento de vistoria e de autorização de um novo emplacamento.

Aproveite e revise o procedimento para transferir a documentação do carro para o seu nome:

Gostou de saber quais são os documentos para comprar carros seminovos? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog blog da Unidas Seminovos!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Saiba Quais os Documentos Necessários para Comprar Carros Seminovos"

  1. davi disse:

    Gostei muito das expricaçoes, valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: