Created with Snap

Conheça a “Multa Moral”

Muito se discute sobre a eficiência das leis brasileiras – alguns afirmam que elas precisam ser melhoradas, e outros dizem que temos um excelente conjunto de leis que apenas não são cumpridas na sua totalidade. O fato é que nossas leis são bastante negligenciadas, tanto pela população quanto pelas entidades fiscalizadoras.

A falta de fiscalização tem consequências como a impunidade e o aumento da prática de crimes e infrações. Para combater um dos principais problemas no trânsito, o estacionamento indevido em vagas reservadas, iniciativas individuais e de grupos independentes criaram a chamada multa moral, que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente nas grandes cidades.

O que é a Multa Moral?

A multa moral consiste em um talão de multas que qualquer um pode imprimir, e a ideia é de repreender outros cidadãos que estejam, por exemplo, ocupando vagas reservadas a idosos ou deficientes.

A multa moral não tem nenhum valor legal, mas serve a dois objetivos ao mesmo tempo: conscientizar motoristas infratores e provocar neles um constrangimento que pode evitar que ele volte a agir desta forma no futuro. Seu slogan é “Não cobramos dinheiro, cobramos atitude!”

Uma das pessoas que começaram a divulgar a multa moral é Frederico Rios, um veterinário que criou o blog Acessibilidade na Prática, em 2010, e criou uma campanha em um site de crowdfunding para distribuir bloquinhos e camisetas da multa moral.

Unidas Seminovos

você também pode gostar de: