Created with Snap

Aprenda como fazer o rodízio de pneus de forma adequada

Cuidar da qualidade dos pneus do carro é uma prática que aumenta a sua segurança na hora de dirigir, melhora a estabilidade do veículo e ainda garante que você não leve multas. Afinal, o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece normas de boa conservação desses itens. Mas, apesar da importância dessa prática, realizar o rodízio de pneus pode ser complicado, uma vez que nem todo carro é igual, assim como os componentes que acompanham cada categoria deles.

Para te ajudar, neste post, mostraremos algumas maneiras de realizar esse rodízio e suas vantagens, de modo que você consiga aumentar a vida útil das suas peças e garantir uma boa dirigibilidade. 

Afinal, para que serve o rodízio de pneus? 

Por maior que seja a qualidade dos pneus que você comprou, em algum momento você terá que mexer neles. Isso ajuda a prolongar a vida útil do componente e a garantir uma condução mais segura. Nesse sentido, o rodízio de pneus não significa necessariamente a substituição da peça por uma inteiramente nova. Também é importante alterar o local e a posição original em que o item está montado desde a fábrica. 

Vale lembrar que os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de maneira diferente, o que exige um tratamento especial para cada um deles. As peças frontais carregam a maior parte do peso do veículo — consequentemente, o desgaste é maior e mais rápido em relação à dupla traseira. 

O rodízio garante que os componentes se desgastarão de uma maneira mais uniforme. Caso essa prática não seja adotada, será necessário realizar a troca integral antes do previsto, o que deixa tudo mais caro para você. Essa prática também é importante para que o motorista tenha maior estabilidade na hora de dirigir

Por fim, saiba que a troca definitiva do pneu somente ocorre em último caso, quando a peça está muito deteriorada. Inclusive, temos um post sobre o que levar em conta na hora de fazer a substituição completa. 

Como fazer o rodízio de pneus? 

É importante checar o manual do proprietário, já que não é incomum que o rodízio de pneus esteja descrito lá, com os respectivos períodos de troca. No entanto, caso o documento não contenha essa informação ou você já não o tenha em mãos, uma dica é realizar o procedimento entre cinco e dez mil quilômetros rodados. 

De qualquer modo, você deve levar em conta algumas características, sendo que uma delas é o modelo de cada pneu. 

Pneus convencionais 

Caso o pneu do carro seja do modelo convencional (também conhecido como simétrico bidirecional), o rodízio escolhido deve ser o modelo em X. Nessa modalidade, você coloca a roda dianteira direita na traseira esquerda, e a traseira direita vai para o lugar da dianteira esquerda. Essa configuração explica o nome dessa prática, que forma um X. 

Inclusive, esse rodízio em X é o que deve ser aplicado a carros com tração 4×4. Assim, todos os pneus trocam não só de lado, mas também de eixo. Isso é importante para garantir um desgaste uniforme. 

Faça um alinhamento 

Esse é um detalhe que muitos donos de automóveis tendem a esquecer, o que acaba comprometendo o resultado do rodízio. Sempre que as rodas do carro forem trocadas de lugar, é fundamental que se refaça o alinhamento. 

Balanceie as rodas 

Aproveite o momento do rodízio para deixar as rodas bem balanceadas, a fim de que a estabilidade e a segurança não sejam comprometidas. 

Calibre semanalmente 

A calibragem é importante antes, durante e após o rodízio. Por isso, sempre que realizá-lo ou trocar um dos pneus, faça o alinhamento, o balanceamento e calibre a pressão. 

Um detalhe importante é que aumentar a vida útil do pneu só será possível se a calibragem for feita de maneira regular. O indicado é realizá-la semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. 

Mantenha a regularidade 

É muito importante manter a regularidade das trocas, seguindo os prazos indicados pelo manual do proprietário ou pela sua oficina mecânica de confiança. 

Também é importante entender que, em alguns veículos, é indicado que você inclua o estepe nesse procedimento. Dar uma olhada nele garante que o pneu não acabe estragando por falta de uso. 

Como você viu neste artigo, o rodízio de pneus é importante por diversos fatores: aumento da vida útil da peça, maior segurança para o motorista, estabilidade na condução, entre outros. Cada tipo de pneu demanda uma troca diferente, então é preciso estar atento às diversas características desses itens. 

Gostou do post e quer conferir outros conteúdos como este em primeira mão? Então, favorite o nosso blog no seu navegador, volte sempre e siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: