Farol automotivo: entenda mais sobre os tipos de lâmpadas
A título de curiosidade, o farol automotivo que conhecemos hoje surgiu como pequenas lanternas movidas a parafina ou querosene nas carruagens. Com o passar do tempo, as montadoras chegaram a uma fonte mais eficiente de iluminação: as lâmpadas de gás acetileno.
Desde então, as fábricas passaram a investir na modernização desse item e atualmente existem diversos tipos de lâmpadas, algumas bem mais eficientes, o que pode ajudar a aumentar a segurança nas ruas e nas estradas.
Confira aqui os tipos de lâmpadas para farol automotivo mais utilizados pelos motoristas e saiba escolher a melhor opção para o seu carro!
Lâmpada Halógena
Entre as diversas opções disponíveis no mercado, a lâmpada halógena ainda é a mais comercializada por causa do seu baixo custo de fabricação e reposição, além de ter uma vida útil extensa, de aproximadamente mil horas!
Esse tipo de farol automotivo emite uma luz branca, de tonalidade amarelada, expondo o motorista a menor exaustão ocular.
Algumas variedades de luzes halógenas também são usadas para personalizar o automóvel, mas é preciso ter cautela, pois a instalação de lâmpadas mais potentes que as originais de fábrica pode prejudicar o sistema elétrico do veículo e danificar as lentes e refletores devido ao superaquecimento.
Características da lâmpada halógena:
- menos ofuscante;
- dimensões variadas;
- reposição barata;
- bom custo-benefício.
Lâmpada de LED
A lâmpada de LED é outro tipo de luz extremamente popular hoje. Essa lâmpada é mais econômica e brilhante que as de halogênio. No entanto, tem maior custo de produção e necessita de eletrônica mais moderna instalada nos veículos, além de peças mais resistentes próximas à sua base.
Motoristas que pretendem trocar as lâmpadas originais do carro pelas de LED devem atentar para algumas recomendações, pois é preciso que o sistema tenha a mesma voltagem, a mesma temperatura e o mesmo fluxo luminoso, além de passar pela inspeção do Detran.
Características da lâmpada de LED:
- baixo consumo de energia;
- maior possibilidade de personalização;
- mais eficiência que os faróis halógenos;
- maior duração;
- gera muito calor, exigindo ventilação constante.
Lâmpada Xênon
Os faróis xênon têm lâmpadas compostas por gás xenônio que podem durar até três mil horas. Elas garantem maior visibilidade lateral e a longa distância. Entretanto, exigem procedimentos técnicos de acordo com critérios internacionais para evitar dispersão excessiva da luz, a fim de não prejudicar a visão dos motoristas que transitam no sentido oposto.
Características da lâmpada de Xênon:
- brilho intenso;
- exigência de um sistema de limpeza para evitar dispersão da luz;
- durabilidade considerável;
- demora poucos segundos até atingir brilho total.
Lâmpada Laser
O laser é muito mais eficiente que as lâmpadas de LED (até mil vezes mais!) e oferece o dobro de alcance. Essas lâmpadas contam com transformadores fluorescentes que convertem os feixes de laser em um único raio branco, o que direciona a luz, garantindo a segurança dos outros condutores.
Esse sistema pode iluminar até 600 m à frente e, por isso, é recomendado somente para estradas, em situações de baixa claridade e velocidade acima de 60 km/h.
Características da lâmpada laser:
- tamanho do farol reduzido;
- facho de luz concentrado na pista;
- alta tecnologia aplicada;
- uso restrito por ser um sistema caro.
Viu só como o farol automotivo pode utilizar vários tipos de lâmpadas? Então continue conferindo nossos posts para saber mais sobre o seu carro. E, se estiver pensando em comprar o seu, confira as nossas ofertas e feche negócio na Unidas Seminovos!