Created with Snap
Como fazer chupeta na bateria do carro do jeito certo!

Como fazer chupeta na bateria do carro do jeito certo!

O termo é esquisito, porém bastante conhecido por todos os brasileiros. Mas, apesar de saber o que é, nem todos sabem como fazer chupeta no carro quando a bateria está descarregada, o que pode acontecer por vários motivos. Cuidar bem da bateria do carro é um dos cuidados que você precisa ter constantemente, mas imprevistos acontecem e é bom saber resolver este tipo de situação.

Como se trata de um procedimento envolvendo energia elétrica, todo cuidado é pouco! Portanto, assista ao passo a passo de como fazer uma chupeta na bateria do jeito certo, com toda segurança, e aprenda a lidar com imprevistos deste tipo:

Como fazer chupeta na bateria do carro

A popular “chupeta” é a forma mais fácil e comum na hora de “ressuscitar” uma bateria descarregada. Este procedimento é conhecido por esse nome porque, quando estão conectadas, a bateria ruim “chupa” a carga da bateria boa, completando a sua carga.

E para fazer a chupeta não tem mistério. Se você não pode assistir ao vídeo acima, basta seguir os 5 passos abaixo:

  1. Antes de fazer o procedimento, certifique-se que todos os equipamentos eletrônicos como faróis e rádio estejam desligados. Você precisa de um carro em funcionamento e do cabo de ligação direta. Caso não tenha este cabo na hora, verifique se alguém pode emprestar para você. (Dica: Cabos de ligação direta são facilmente encontrados em lojas de peças de veículos);
  2. Com os dois carros desligados, abra os capôs de ambos e localize a bateria;
  3. Comece pelo cabo preto, o negativo (-), conecte o mesmo no polo negativo da bateria de cada carro;
  4. Depois o cabo vermelho deve ser ligado ao polo positivo (+) de cada bateria;
  5. Dê a partida no carro bom, espere uns minutos e tente ligar o carro com a bateria ruim. Se o carro pegar, espere alguns minutos e retire o cabo. Pronto!
Leia também:  Veja 10 Dicas para Conservar a Pintura do Carro

Caso não tenha como realizar o procedimento acima, lembre-se que, se você tiver seguro, é possível acioná-lo por telefone e solicitar auxílio. Geralmente, a empresa envia alguém para te ajudar com o procedimento, ou pode providenciar o reboque até uma oficina para que seja feita a recarga da bateria.

Como proceder depois de fazer a chupeta na bateria do carro

A chupeta na bateria do carro é um procedimento de emergência. Jamais deve ser feito sem necessidade!

Fique atento para que a sua bateria não volte a ficar sem carga.

Os motivos para uma bateria descarregar podem ser vários: tempo de uso, problemas com o conector da bateria, luzes ou equipamentos eletro-eletrônicos (rádio, faróis e outros) ligados com o carro desligado, entre outros.

Baterias de carros duram, em média, 3 anos. Se a bateria for nova, vale a pena levar o carro para uma checagem no seu mecânico de confiança.

Aprenda como fazer chupeta no carro e muito mais!

O vídeo deste artigo está disponível também no canal da Unidas Seminovos no Youtube. Quer aprender muito mais sobre o seu carro? Se inscreva no canal, ative o sininho das notificações e não perca os novos vídeos da Unidas Seminovos com dicas, ofertas e muito mais sobre o universo automotivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados