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Como fazer chupeta na bateria do carro do jeito certo!

Como fazer chupeta na bateria do carro do jeito certo!

O termo é esquisito, porém bastante conhecido por todos os brasileiros. Mas, apesar de saber o que é, nem todos sabem como fazer chupeta no carro quando a bateria está descarregada, o que pode acontecer por vários motivos. Cuidar bem da bateria do carro é um dos cuidados que você precisa ter constantemente, mas imprevistos acontecem e é bom saber resolver este tipo de situação.

Como se trata de um procedimento envolvendo energia elétrica, todo cuidado é pouco! Portanto, assista ao passo a passo de como fazer uma chupeta na bateria do jeito certo, com toda segurança, e aprenda a lidar com imprevistos deste tipo:

Como fazer chupeta na bateria do carro

A popular “chupeta” é a forma mais fácil e comum na hora de “ressuscitar” uma bateria descarregada. Este procedimento é conhecido por esse nome porque, quando estão conectadas, a bateria ruim “chupa” a carga da bateria boa, completando a sua carga.

E para fazer a chupeta não tem mistério. Se você não pode assistir ao vídeo acima, basta seguir os 5 passos abaixo:

  1. Antes de fazer o procedimento, certifique-se que todos os equipamentos eletrônicos como faróis e rádio estejam desligados. Você precisa de um carro em funcionamento e do cabo de ligação direta. Caso não tenha este cabo na hora, verifique se alguém pode emprestar para você. (Dica: Cabos de ligação direta são facilmente encontrados em lojas de peças de veículos);
  2. Com os dois carros desligados, abra os capôs de ambos e localize a bateria;
  3. Comece pelo cabo preto, o negativo (-), conecte o mesmo no polo negativo da bateria de cada carro;
  4. Depois o cabo vermelho deve ser ligado ao polo positivo (+) de cada bateria;
  5. Dê a partida no carro bom, espere uns minutos e tente ligar o carro com a bateria ruim. Se o carro pegar, espere alguns minutos e retire o cabo. Pronto!

Caso não tenha como realizar o procedimento acima, lembre-se que, se você tiver seguro, é possível acioná-lo por telefone e solicitar auxílio. Geralmente, a empresa envia alguém para te ajudar com o procedimento, ou pode providenciar o reboque até uma oficina para que seja feita a recarga da bateria.

Veja também: Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro

Como proceder depois de fazer a chupeta na bateria do carro

A chupeta na bateria do carro é um procedimento de emergência. Jamais deve ser feito sem necessidade!

Fique atento para que a sua bateria não volte a ficar sem carga.

Os motivos para uma bateria descarregar podem ser vários: tempo de uso, problemas com o conector da bateria, luzes ou equipamentos eletroeletrônicos (rádio, faróis e outros) ligados com o carro desligado, entre outros.

Baterias de carros duram, em média, 3 anos. Se a bateria for nova, vale a pena levar o carro para uma checagem no seu mecânico de confiança.

Veja também: Quais os Melhores Modelos de Carros Até R$ 40 mil Seminovos?

Aprenda como fazer chupeta no carro e muito mais!

O vídeo deste artigo está disponível também no canal da Unidas Seminovos no Youtube. Quer aprender muito mais sobre o seu carro? Se inscreva no canal, ative o sininho das notificações e não perca os novos vídeos da Unidas Seminovos com dicas, ofertas e muito mais sobre o universo automotivo!

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12 comentário em "Como fazer chupeta na bateria do carro do jeito certo!"

  1. Dionatas Passos Nofueira disse:

    O artigo esclarece bem ,mas gostaria de saber qual a espessura certa do cabo para esse tipo de socorro?

    1. Dionatas, geralmente os cabos vendidos para esta finalidade têm a espessura de 10mm!

  2. mateus saldanha disse:

    muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

  3. Sandro Garcia disse:

    Já escutei falarem do perigo de danificar os componentes eletrônicos do carro, principalmente o alternador. E que com essa prática fecha 24 volts podendo danificar ambos os carros.

  4. Wellington dos Santos Oliveira disse:

    Dica bacana.
    Sempre tive um aparelho no carro e já tirei muita gente do “aperto” ao emprestar o carro e o aparelho, mas eu não sabia como fazer.

  5. José Geraldo disse:

    Explicação supersimples e bastante esclarecedora!

  6. Mauricio disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Ligando positivo com positivo e negativo com negativo não faz 24 volts
  7. Henrique disse:
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    @Sandro Garcia não tem risco pois a carga é distribuída. O alternador faz o mesmo que a bateria boa está fazendo: carregando a esgotada. E também pra fechar 24v teria que ligar as baterias em série (do positivo de uma ao negativo de outra, daí do positivo desta ao jumper positivo e o jumper negativo ao negativo do outro carro – muito mais complicado e ninguém faria isso por engano). Se ligar direto os polos invertidos dá curto na hora pela alta corrente, por isso a importância de seguir as instruções. Abraços
  8. Renato Sanches disse:
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    Nao recomendo que o carro que está auxiliando fique ligado, descobri que queimei o Hall do Kadett duas vezes por fazer isso. Melhor deixar o carro que está auxiliando desligado, de preferencia sem as chaves no contato. Ah mas se o carro auxiliar arriar a bateria por causa disso, bem o carro auxiliar deve ser utilizado por umas poucas vezes de partida do outro carro que está com problema, tres ou quatro tentativas curtas de partida. Melhor arriar a bateria do que ter problema eletronico com troca de componentes. O ultimo hall que comprei custou 170,00 e nao é o original da GM. Obs. tenho esse Kadett desde zero, 1995/mod. 96. Nunca havia ficado na mão com nenhum carro e o Kadett pifou na estrada, zero de faisca. tive que guinchar. Problema no Hall.
  9. Ronaldo disse:

    Me ajudou bastante sempre fico na dúvida de qual cabo liga primeiro. Parabéns pelo conteúdo, bem didático.

  10. Duas baterias de 12 volts ligadas em paralelo manterão a tensão total em 12 volts. A corrente (ampere-hora) que elas podem fornecer, no entanto, será combinada. Ou seja, se cada bateria tiver uma capacidade de 100Ah, a capacidade total do sistema em paralelo será de 200Ah.

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