Created with Snap

Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade

Mais uma exigência aguardada pela população deve ser adiada pelo Denatran. A obrigatoriedade do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que seria avaliada até este mês de dezembro, foi postergada a pedido do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comercio Exterior.

O Ministério solicitou vistas sobre a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para realizar uma análise mais profunda a respeito do assunto, e a decisão pode acabar saindo só no começo de 2016.

Como funciona o controle de estabilidade

Controle Eletrônico de Estabilidade

A questão seria um impasse por parte das fabricantes de veículos.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pede prazos de 5 anos para adequar a exigência aos projetos de novos modelos, e 7 anos para veículos já homologados no país.

Já o Denatran sugere prazo de três anos para novos projetos e cinco anos para projetos existentes.

O Controle Eletrônico de estabilidade age preventivamente, isto é, o seu objetivo é prevenir acidentes ao invés de apenas proteger contra impactos.

O ESC já é obrigatório na Europa e é considerado por muitos a maior inovação em segurança automotiva, superada apenas pelo cinto de segurança. Entenda como ele funciona no vídeo abaixo:

Unidas Seminovos

Um comentário em "Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade"

  1. Pingback: Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: